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Novo DAF CF aposta na versatilidade de aplicações e alto desempenho

Nas versões Rodoviárias 4x2, 6x2 e 8x2 Rígido, e na versão Off-Road 6x4, o caminhão pode ser utilizado no transporte de diversos tipos de cargas

A DAF Caminhões Brasil desenvolveu toda a nova linha CF de caminhões pesados e semipesados, pensando na versatilidade de aplicações e, também, na robustez, conforto, economia e tecnologia.

Esta soma de qualidades torna o caminhão um dos mais completos do mercado, ampliando a atuação comercial da DAF no país.

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Ideal para aplicações entre 40 e 53 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) na versão cavalo mecânico; chegando a um PBTC de 29 toneladas na versão rígida; e até 125 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração) no Off-Road, o CF é indicado para transportes de curtas e médias distâncias, sendo um veículo multifuncional, com desempenho superior em qualquer aplicação.

A linha CF é composta pelos modelos CF Trator Rodoviário nas versões 4×2 (FT) e 6×2 (FTS), disponíveis nas potências de 410cv e 450cv; CF Rígido, disponível na versão 8×2 (FAC), de 410cv, e Off-Road 6×4 (FTT), com potência de 480cv.

A linha CF é indicado para transportes de curtas e médias distâncias – Na versão trator rodoviário, o modelo tem excelente desempenho no atendimento de setores como varejo, em implementos de baú, sider e semirreboques do tipo caçamba.

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Já o CF 8×2 rígido, da mesma forma que os cavalos mecânicos, pode ser configurado de fábrica com tomada de força na transmissão, sendo uma opção para aplicações com até 29 toneladas.

Ainda em configurações com cavalo mecânico, o CF se destaca no transporte de líquidos, incluindo cargas perigosas.

“Nossa linha CF possui versatilidade que torna os veículos multifuncionais, com características excepcionais e diferenciadas. Uma linha que entrega o caminhão mais potente da categoria, com padrão superior de qualidade, conforto e eficiência, oferecendo ao cliente uma experiência única neste segmento, disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Alekson Felício, Gerente de Planejamento de Produtos e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

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Na versão 8×2 rígido, o CF também pode ser utilizado com implemento de tanque, voltado à distribuição em regiões com restrição de circulação.

O modelo também atende aplicações de distribuição de frutas, verduras e carga viva, além de guincho plataforma. O CF 8×2 conta com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400mm.

Tal especificação técnica permite que o veículo tenha mais esterçamento e manobrabilidade, contribuindo para a diminuição do esforço do motorista e facilidade em espaços reduzidos ou acessos difíceis. O segundo eixo direcional de fábrica proporciona ainda maior durabilidade dos pneus.

Os modelos rodoviários contam com o motor PACCAR MX-11, que tem CMT liberado para até 60 toneladas e conta com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações como tanques líquidos, gases e container.

A versão Off-Road, voltada principalmente para operações severas, como cana e madeira, possui novo chassi e conjunto mecânico.

A linha fora de estrada é equipada com o PACCAR MX-13, com potência de 480cv e redução nos cubos, ideal para terrenos de difícil acesso e baixa aderência.

O novo caminhão da DAF chama atenção também pela sua potência e alto torque em baixas rotações, permitindo uma velocidade média maior, mesmo com a carga máxima.

“A DAF decidiu acertadamente lançar a linha CF com o motor PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para a linha Off-Road, elevando o patamar desta categoria com relação à potência e torque. A tecnologia dos nossos motores proporciona este ganho em força, sem comprometer o peso, permitindo que o transportador se beneficie do nosso conjunto mecânico sem perder volume de carga”, afirma Alekson.

Freio motor – O freio motor PACCAR MX, o mais potente do segmento, entrega 460cv a 2.100rpm, em três estágios, selecionados pelo motorista em uma alavanca na coluna de direção.

Com isso, proporciona ainda mais segurança às viagens, especialmente em trajetos com muita serra. O dispositivo trabalha ainda com menor ruído, trazendo mais conforto ao motorista e ocupantes de outros veículos na estrada.

Mais tecnologias e diferenciais – No quesito tecnologia, o Novo CF também está um passo à frente na sua categoria.

O Assistente de Performance do Condutor, item de série, mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

Para o novo DAF CF estão disponíveis os pacotes Safety e Exclusive.

Safety – Controle de Estabilidade de Veículo (VSC), sistema eletrônico de segurança que utiliza uma série de sensores que detecta quando o veículo está perdendo estabilidade e reage automaticamente para corrigir a posição e a direção na estrada, proporcionando segurança no transporte, principalmente com cargas delicadas e carga viva.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente.

Monitor de nível de energia da bateria (BEM) sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Sistema de Frenagem de Emergência Avançada (AEBS) freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal.

Sistema de Aviso de Saída da Faixa (LDWS) alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem por meio de avisos sonoros nos autofalantes.

Exclusive – Além das tecnologias disponíveis no pacote Exclusive, possui Sensores de pressão dos pneus – TPMS, que informam na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O pacote Exclusive conta ainda, com opcionais de conforto e recursos como faróis auxiliares com função cornering (curva), banco do motorista Xtra Leather com revestimento em couro e amortecimento pneumático, incluindo ajustes pneumáticos para a lombar inferior e superior e ajuste para apoio lateral, além de ventilação e aquecimento do encosto e acento.

As mesmas funções estão disponíveis para o banco do passageiro. A decoração do painel é em Argenta (prateado); os retrovisores, degraus e caixa de roda na cor da cabine, buzinas pneumáticas (set duplo), climatizador de teto e ar-condicionado Cab Climate Control.

Outros destaques da linha são os tanques de combustível, com capacidades que variam entre 520L e 890L, conforme a versão e o entre eixo, e tanque de Arla32, com capacidade de 45L em todos os modelos, que proporcionam mais flexibilidade para viagens longas, sem a necessidade de abastecimento frequente.

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