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Scania revela nova geração de caminhões para América Latina

A Nova Geração Scania chegará ao mercado brasileiro apenas dois anos depois do lançamento na Europa. Diferentemente de lá, aqui toda a gama será lançada ao mesmo tempo.

A cabine é totalmente nova por dentro e por fora. Somando todas as vantagens, a economia total de diesel poderá ser de até 12%.

Só os novos motores, equipados com nova tecnologia de alta pressão, garantem até 8% de redução de consumo em comparação com os motores da linha atual, que já são reconhecidos pela economia.

A Nova Geração Scania, da mesma forma que na versão global e na linha atual nacional, traz os benefícios irreversíveis da conectividade.

“Não é só produto que chega para revolucionar o mercado nacional, mas a forma de vender a nova geração será muito diferente a partir de agora pela rede Scania”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

As novas cabines foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado e sob a perspectiva do motorista. Nenhuma peça da cabine da atual gama P, G e R, foi reaproveitada na nova linha. É uma característica da Scania privilegiar o motorista na criação do seu produto, algo que faz toda a diferença no dia a dia do trabalho no setor de transportes.

O posicionamento do condutor foi realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade externa e o painel foi rebaixado. Com isso, a ergonomia está ainda mais adequada e há aumento da segurança na condução. Há uma força ainda maior de frenagem para ajudar a diminuir acidentes.

“Da linha atual P, G e R, passaremos de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P, G e a XT para pisos irregulares. É um avanço muito grande para o clienteaumentar a redução de custos na operação”, diz Munhoz. A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como maior vantagem, que melhora o deslocamento interno do motorista, propiciando mais conforto. “O desafio é criar um mix de cabines que pode oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas”, completa.

A aerodinâmica das cabines foi testada no maior túnel de vento da Europa, o que propocia uma economia de combustível de até 2%.

A grande novidade é a versão S, que pela primeira vez disponibiliza ao cliente o piso plano. Esta será a versão topo de linha para os compradores mais exigentes. As novas cabines foram projetadas até o último detalhe para atender as demandas de hoje e dos próximos anos em termos de produto e serviços.

A estrutura básica das cabines foi desenvolvida em estreita cooperação com a Porsche Engineering, empresa que pertence ao mesmo grupo da Scania.

Quatro áreas foco – A nova geração foi desenvolvida com uma série de características globais em foco: ambiente de condução, economia de combustível, melhor utilização do espaço interior, segurança e máxima confiabilidade.

Esses requisitos também impulsionaram a criação da lateral da cabine e são refletidos nos detalhes e em todo o design geral.

Os novos caminhões da Scania irão abranger nada menos que 19 diferentes especificações da cabine. Para se ter ideia, a gama atual oferece sete opções.

Isso permite à Scania personalizar a solução correta ao cliente para cada tipo de aplicação, independentemente de o foco estar no espaço interior, economia de combustível, o máximo de conforto ou maior capacidade de carga.

Um aço de maior resistência passa a compor a estrutura da nova cabina para aumentar ainda mais a robustez do “escritório sobre rodas” do motorista.

Os vários elementos da armação foram moldados por compressão ou rolamento antes de serem acoplados a partir de diversas técnicas de soldagem, solda a laser ou processos adesivos hi-tech, criando um monocoque (estrutura que suporta cargas na cobertura externa) extremamente resistente.

“O desenvolvimento de novas cabinas de caminhão premium é um processo altamente complexo”, diz Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil. Visibilidade, conforto, requisitos obrigatórios por lei, funcionalidades, ergonomia, baixo peso e alta segurança são apenas algumas das áreas que precisam ser minuciosamente analisadas, independentemente do tipo de aplicação do cliente. “Estamos satisfeitos com o que conseguimos e convencidos de que esses caminhões irão definir um marco na indústria também no Brasil, igual está sendo na Europa.”

“O desafio é criar um mix de cabines que pode, sem compromisso, oferecer as soluções e funcionalidades corretas para todas as aplicações e demandas”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

“Apesar do fato de que as necessidades podem variar radicalmente em diferentes situações de condução, o nosso objetivo é que todos os motoristas possam se sentir tão confiantes que nenhuma outra marca possa proporcionar uma solução melhor para ele e o seu negócio.”

A Scania encontrou o segredo para esse desafio “dentro de casa”, ou seja em seu sistema modular, o conceito em que a fabricante pode sempre oferecer soluções altamente especializadas baseadas em um número considerável de componentes e soluções.

A abordagem pelo seu sistema modular é um valor importante para o cliente, uma vez que permite à Scania dispor sempre de soluções customizadas, independentemente do tipo de aplicação para uma tarefa específica.

O sistema modular simplifica também o fornecimento de peças de reposição, permitindo que os caminhões voltem ao trabalho mais rapidamente após um reparo. “O sistema modular é um dos nossos mais distintos valores para o cliente, uma vez que propicia a oportunidade de uma solução personalizada com base em sua operação. Isto, obviamente, contribui para oferecer a melhor economia operacional para os clientes Scania.”

Forma e funcionalidade caminham lado a lado – Quanto ao exterior da cabine, a Scania tem dado prioridade aos aspectos relacionados com a aerodinâmica e, consequentemente, ao consumo de combustível.

Cada superfície, na parte da frente, nas laterais e até debaixo do veículo, foi otimizada para uma resistência mínima do ar. Componentes como espelhos retrovisores e todas as luzes foram concebidos nesse ideal.

Um exemplo concreto é que a viseira padrão da indústria não vem de série. Mesmo equipamentos como defletores de ar foram cuidadosamente integrados na concepção global, para mais uma vez não desamornizar o conjunto com qualquer cabine e operação.

Aerodinâmica no estado da arte foi um dos objetivos da Scania durante o processo de desenvolvimento. A Scania trouxe suas excelentes experiências do Streamline, e o resultado foi um caminhão que pode agora reduzir o consumo de combustível em 2% graças à menor a resistência do ar, em comparação à linha atual P, G e R.

“Em nossa “caça” diária contra o despedício de combustível, a aerodinâmica, em particular, é um componente extremamente importante”, explica Mendonça.

“Pode até parecer pouco quando falamos em 2%, mas no dia a dia do transportador fará uma enorme diferença. Principalmente, analisando toda a vida útil do caminhão. O impacto já será sentido logo nas primeiras viagens”, salienta. “A nova aerodinâmica da cabine também ajuda na redução de ruído, dentro e fora do veículo.”

Espaço maximizado na cabine S – Todas as cabines são projetadas com foco no motorista. Independentemente de qual cabina os clientes escolham, eles terão espaço interior ainda mais generoso do que antes. Trata-se de um acréscimo de duas polegadas de comprimento, e também um aumento geral na altura do teto.

“O novo teto padrão é 10 centímetros maior do que o atual”, diz. “E mesmo os modelos de teto superiores são um pouco mais espaçosos do que antes. Estamos falando de uma diferença de altura de 16 centímetros, que será apreciada particularmente por aqueles que passam mais tempo na cabina.”

“O espaço interior é magnífico. Para entrar nela serão quatro degraus, ao contrário dos três tradicionais. Não há como negar que a nossa nova cabine S ofusca tudo o que fizemos antes em termos de conforto, armazenamento interno, espaço, ergonomia e visibilidade. Ela se tornará um objeto de desejo, sem dúvida.”

Evoluções substanciais de visibilidade – Nas novas cabines, a posição de direção do motorista foi deslocada 65mm mais próximo do pára-brisas e 20mm para o lado, em comparação com a cabine atual.

Dentre os principais benefícios estão melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores (particularmente para as camas e regulação dos estágios da suspensão a ar dos assentos).

A melhor visibilidade foi alcançada graças a uma maior área envidraçada frontal e pela realocação numa posição mais baixa do painel de instrumentos.

Os espelhos retrovisores receberam uma atualização de um novo design completamente focado em aerodinâmica de alta eficiência. Os ocupantes passam a ter uma visão das imediações do caminhão ainda maiores.

Os espelhos nas cabines R e S têm uma função de grande angular, são eletricamente ajustáveis e têm amortecimento eficaz de vibrações.

Os espelhos frontais ganharam novo design e formato, com o objetivo de oferecer um maior campo de visão e melhor aerodinâmica. O ajuste elétrico também está disponível como opcional. Todos os suportes de espelho podem ser pintados. As cabines estão prontas para a instalação de câmeras, até no lugar de alguns dos espelhos.

“A excelente visibilidade é fundamental para uma experiência ideal de condução e para a segurança. Há muitos parâmetros diferentes que interagem para criar esse sentimento”, enfatiza o gerente. Toda a experiência combinada dos times das engenharias de Ergonomia, Design e Interface entre pessoas e veículos esteve profundamente envolvida no projeto.

Foco na experiência de condução – A Scania sempre colocou muita ênfase na experiência do condutor como parte essencial de seu DNA de criação, e a Nova Geração de caminhões não é exceção.

“O centro de gravidade está mais baixo”, relata Mendonça. “Isso traz benefícios como maior estabilidade ao fazer curvas e sob forte frenagem, sem afetar o conforto do motorista. A experiência na direção está mais dinâmica e prazerosa como nunca.”

A Nova Geração chega com sistema de frenagem mais avançado. Para colocar em prática sua eficiência, a solução foi trazer o eixo dianteiro em 50mm para frente. Aliado ao centro de gravidade mais baixo da cabine, um cavalo mecânico 4×2 com cerca de 40 toneladas de peso total pode parar totalmente, por exemplo, numa velocidade de 80 km/h em uma distância 5% mais curta. “É um dado muito importante para a segurança nas estradas. É uma contribuição para diminuir acidentes”, conta Mendonça.

Primeiro caminhão com airbags laterais – As novas cabines pode ser equipadas com airbags laterais anticapotamento, que são integradas no teto da cabine, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões.

Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de um dos tipos mais comuns de acidentes, com consequências graves envolvendo caminhões: o motorista ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ser preso por baixo dela.

O motorista em foco – Naturalmente, os interiores das novas cabines foram criados para oferecer ao motorista uma direção otimizada e espaço privilegiado para descanso. Opções de ajuste do assento estão ainda mais generosas – todos os motoristas com alturas entre um metro e meio e dois metros vão encontrar uma posição de condução confortável.

Além disso, a visibilidade frontal e lateral melhoraram graças à posição inicial do motorista que está mais perto do para-brisas e um pouco para a esquerda. Um grande esforço foi dado no projeto dos pilares A, a fim de otimizar o ‘ponto cego’ do caminhão.

Uma atenção especial foi dada para garantir que haja mais espaço para os joelhos, pernas e pés dos profissionais altos, mesmo quando estiverem vestindo roupas grossas e grandes botas, em alguns casos de operações fora de estrada. O painel redesenhado também torna mais fácil a movimentação para os lados, dentro da cabine, quando o veículo está estacionado.

O interior das novas cabinas da Scania é caracterizado pelo sempre presente acabamento premium, e flexibilidade praticamente ilimitada. Não importa se o motorista sente a necessidade de dois refrigeradores, centenas de litros de espaço de armazenamento, ou para uma ou duas camas com o máximo conforto, a Scania tem a solução.

O design interior foi desenvolvido pela equipe de Kristofer Hansen, chefe de Design da Scania Suécia. “Quando você entra, percebe imediatamente que está em uma cabine Scania. O design do painel é caracterizado por acessibilidade e funcionalidade, combinada com linhas modernas que ajudam o olho, e até mesmo a mão, a encontrar o local correto para se sentir seguro com o veículo. Tudo foi pensado para ajudar o motorista no seu trabalho. Ao mesmo tempo, a marca evitou criar dimensões exageradas volumosas, que são “grosseiras” e antiquadas.”

Uso eficaz do espaço – Funções importantes podem ser especificadas com a nova eletrônica embarcada como o sistema ADAS, por exemplo.

Outras exigências mais básicas são encontradas por meio de um design ergonômico perfeitamente adaptado, desde bebidas geladas (na nova geladeira) até o telefone (no formato fone de ouvido e microfone ajustável próximo da boca) devem estar sempre à mão em espaços de armazenamento facilmente acessíveis.

O porta-objetos lateral externo nas cabinas R e S têm uma abertura de 410 x 570 mm; e podem ser acessados também de dentro da cabine.

A capacidade de armazenamento interno é projetada com o objetivo de alcançar o máximo em disponibilidade e flexibilidade, e pode ser complementada com funcionalidades tais como prateleiras, ganchos e redes para atender às necessidades.

As possibilidades de armazenamento foram ampliadas, com foco em volume e acessibilidade. A disposição da cabina foi cuidadosamente planejada e o espaço deve ser bem utilizado, até o último detalhe. Uma ampla gama de possibilidades de itens de conforto pessoal podem ser adicionados dependendo do tipo de cabine e de cama.

As opções de cama, em particular, são especialmente numerosas. A cama inferior, bem como uma possível cama superior, podem ser especificadas em uma grande variedade de modelos e medidas, com base em exigências de conforto. “Na cabina S, é possível comportar duas camas de 80 cm (das quais a menor pode ser estendida para 100 cm) com colchões de densidade maior, por exemplo, para veículos de longa distância que utilizem dois motoristas se revesando”, diz.

“Os dois motoristas vão dormir com o mesmo o conforto. As espaçosas cabinas S estão equipadas com isolamento acústico extra e em cada detalhe existem soluções cuidadosamente projetadas para uma boa noite de sono. Além disso, com o piso plano, é muito mais fácil de se movimentar dentro da cabina S”, salienta Mendonça.

Liberdade completa – Até mesmo o painel de instrumentos é modular nas novas cabines, tornando mais fácil a personalização de acordo com a necessidade do cliente, como o design ergonômico, botões, controles e armazenamento em vários estágios de desempenho.

Vale a pena notar que todos os materiais, folgas e tolerâncias são produzidos com o mesmo nível de acabamento de carros de passeio.

“O padrão de acabamento, sensação tátil e ajustes foram elevados a um nível totalmente novo para a indústria de caminhões, mas ao mesmo tempo tudo deve ser robusto, como antes, e confiável para funcionar sem problemas em todo a vida útil do caminhão”, explica Mendonça.

A montagem modular inclui também botões e comandos, que são elementos importantes no ambiente de trabalho de um motorista de caminhão. Graças à ela, cada motorista pode projetar uma solução baseada em suas necessidades.

“O condutor poderá mudar e individualizar o visual ainda mais do que antes. Ao mesmo tempo, o interior é naturalmente resistente a riscos. Os controles localizados na porta, por exemplo, se destinam a suportar tanto a água quanto o pó, até mesmo a longo prazo. Adicionamos funções na porta perto do volante como nunca antes.”

Como um opcional extra, há um assento de passageiro que pode girar e reclinar para melhor ergonomia na cabine, aumentando a sensação de diferentes zonas. Há uma série de opções de iluminação de interiores que permite aos usuários diminiur as luzes e criar atmosferas variadas.

As cortinas blackout foram ainda mais reforçadas, com material atualizado e manuseio ainda mais simples. Os pára-sois interiores podem ser abaixados separadamente e são fáceis de ajustar graças a um mecanismo prático.

Clima – A Scania também desenvolveu sistemas de climatização completamente novos. Essas são características muito importantes que, talvez mais do que qualquer outro aspecto, contribuem para o ambiente de condução como é comum da marca Scania.

Os novos sistemas de climatização garantem que seja sempre o motorista, e não as condições externas, que assegure os padrões mais altos de conforto, tanto durante a condução como parado, independentemente de o caminhão ter um sistema de ar condicionado manual ou automático.

“O bom funcionamento do sistema de ar condicionado é um divisor de águas no mundo de caminhões”, diz. “É um desafio significativo ter em mente que há um grande volume de ar na cabina, que é afetado tanto pelas temperaturas externas quanto pela radiação de calor devido às janelas grandes. Também introduzimos uma série de sensores para fatores como luz solar, umidade e qualidade do ar. Na Nova Geração é o motorista quem decide como, quando e onde a temperatura é quente, fria ou ideal.”

Graças ao melhor isolamento da cabina, os novos sistemas de climatização dos veículos usam menos energia, o que contribui para a redução do consumo de combustível. O foco foi reduzir os requisitos de manutenção para os sistemas climáticos e opcionais extras. Um aspecto importante é que as funções dos desembaçadores foram aprimoradas.

Alô Som – Quando se trata do sistema de entretenimento, há uma série de opções e funções para escolher. Basicamente se resume a dois sistemas bem integrados com telas de 5 ou 7 polegadas.

Comandos no volante integrados são padrão, assim como a ativação de voz pelo microfone escondido no teto. Ambas as unidades têm entradas para AUX e USB, além de capacidade de manter duas unidades externas, por exemplo, o celular pessoal do motorista, simultaneamente conectados via Bluetooth.

O modelo maior tem duas entradas de câmara. Ambos são fornecidos com quatro alto-falantes como padrão, com a opção de adicionar um alto-falante central e um subwoofer. Será possível especificar a cama da cabine para que sejam preparadas para a instalação de televisão, por exemplo, diretamente da fábrica.

Sistemas modernos de informação e entretenimento são uma parte importante da jornada de trabalho do motorista. Além de recursos como música e navegação, o sistema também é um elo importante para muitos motoristas com suas bases já que o caminhão pode ser ligado ao sistema de gestão de frota da empresa de transportes.

A tela também pode ser usada para fornecer informações relacionadas com a segurança de câmeras especiais (opção).

COBERTURA COMPLETA | Nova Geração de Caminhões Scania

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