quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Scania oferece colete conectado para aumentar segurança do caminhoneiro na Europa

A Scania oferece na Europa um colete conectado que pode ser utilizado para expandir a segurança do caminhoneiro durante a viagem.

- Publicidade -

“O colete Scania C-me alia inteligência, visibilidade e segurança, que elevam o nível de proteção do condutor,” comenta Peter Hellberg, gestor de Produto de Acessórios para Veículos na divisão global da Scania.

As funcionalidades do C-me são geridas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores, o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustadas em função das preferências individuais do condutor.

O colete C-me conecta-se com o celular do motorista via Bluetooth; a aplicação do telefone transmite o alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frotas Scania, ou a um número de emergência pré-estabelecido.

A aplicação pode também mostrar dados do operador, o número de vezes que entrou e saiu da cabine, além de outras informações relevantes.

- Publicidade -

O Scania C-me pode ser regulado de vários modos. Por exemplo, uma programação para que as luzes nele incorporadas liguem automaticamente quando o condutor sai da cabine e está escuro no exterior.

Mesmo sem estas características, o colete cumpre com todos os requisitos legais europeus estabelecidos em vestuário protetor de alta visibilidade.

A peça ainda tem um sensor capaz de detectar quando o caminhoneiro fica imobilizado após um movimento rápido involuntário (como uma queda) e aciona um alarme automático.

“Isto é realmente algo que podemos chamar de ‘sexto sentido’. Uma peça de vestuário que fica em constante estado de alerta e que pode, de fato, fazer a diferença em situações que coloquem a vida do motorista em perigo”, explica Hellberg.

“Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas, estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber uma rápido atendimento emergencial.”

- Publicidade -

O colete Scania C-me está disponível na rede de concessionárias Scania na Europa desde o final de 2018.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança