Totalmente novo, Chevrolet Onix ganha mais espaço, motorização turbo e muita tecnologia

Acabou aquela história de não se mexer em time que está ganhando. A Chevrolet mostra que o Onix pode oferecer muito mais e ainda mantendo a atratividade no aspecto do preço.

Com nova plataforma, mais tecnologias, equipamentos, mais espaço interno e inédita motorização turbo, o Onix tem preço inicial de R$ 51.590 e vou logo adiantando que a Chevrolet conseguiu manter preços iguais aos do Onix e Prisma de primeira geração, ou seja, tudo novo, mas com preço antigo, gostou?

A briga do Onix, que cresceu em tamanho é para enfrentar o Fiat Argo e Cronos, Honda Fit e City, Volkswagen Polo e Virtus e Toyota Yaris e Yaris Sedã. Quem procura um modelo de entrada mais em conta tem a disposição à versão Joy de Onix e Prisma.

O Onix ganha uma nova e moderna plataforma global, denominada GEM, utilizada para veículos compactos pela Chevrolet. O sedã cresceu 8 cm quando comparado com a geração anterior (2,60 metros x 2,52) de distância entre eixos. Comparando com o Prisma, o comprimento também aumentou de 4,28 metros para 4,47 metros. A largura do Onix Plus é de 1,74 metro.

Em novembro será a vez do Onix hatch chegar ao mercado e mais informações sobre o modelo serão reveladas próximo do lançamento.

Mecânica Online – Finalmente temos a motorização de três cilindros turbo na Chevrolet, com a estreia da família CSS Prime. Apresentando sistema de injeção direta, a motorização produz 116 cavalos de potência quando abastecida com etanol e trabalhando em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.

O Onix Plus unicamente será oferecido com a motorização turbo.

Para conseguir as cinco estrelas em segurança, ou seja, a classificação máxima do Latin NCAP, a Chevrolet disponibiliza controles de tração e estabilidade, seis airbags e controles de subida.

O pacote de tecnologia foi totalmente atualizado com a nova central multimídia e o Wi-Fi nativo para algumas versões, ou seja, o carro vem com internet de fábrica.

O 1.0 aspirado só será oferecido na versão com transmissão manual de seis marchas.

O que cada versão oferece e quanto custa?

Onix Plus 1.0 Turbo – R$ 58.790: Ar-condicionado, seis airbags, rodas de aço de 15″, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva, Isofix, travas elétricas, vidros elétricos com função one-touch, rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, chave canivete, portas USB dianteira e traseira, desembaçador traseiro, banco traseiro bipartido, lanterna de neblina, controlador de limite de velocidade.

Onix Plus LT 1.0 Turbo – R$ 61.190: Os mesmos da versão anterior, adicionando rodas de liga leve de 15″, faróis de neblina, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, OnStar, conexão 4G WiFi, central multimídia MyLink 3 com tela de 7″, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5″, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de estacionamento traseiro. Embora a versão anterior tenha câmbio automático, esta adota uma transmissão manual de 6 marchas.

Onix Plus LT 1.0 Turbo AT6 – R$ 65.790: Adiciona transmissão automática de 6 marchas, controle de cruzeiro e volante com revestimento premium.

Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT6 – R$ 70.990: Os mesmos da versão LT AT6, somando chave presencial, partida por botão, abertura das portas por aproximação da chave, carregador wireless para smartphone, câmera de ré e acendimento automático dos faróis.

Onix Plus Premier 1.0 Turbo AT6 – R$ 73.190: Tudo das outras versões e ganha rodas de alumínio de 18″, faróis dianteiros com projetor, iluminação diurna em LED, lanternas em LED, luz de cortesia traseira, bancos com acabamento de tecido e premium, e indicador de nível de vida do óleo. Tem como opcional alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, sistema de estacionamento automático, e outras cores para o interior (preto Jet, bege Maple Sugar e cinza Mid Ash).

Preços do Onix:

  • Novo Onix LT 1.0 MT6- R$ 51.590
  • Novo Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 – R$ 66.290
  • Onix Premier – R$ 69.990.

Visual esportivo e sofisticado – O Novo Onix traz design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet.

Tanto o hatch quanto o sedã carregam consigo o DNA que permeou o design do Novo Onix, marcado pelo caráter esportivo e dinâmico ao mesmo tempo. Mas da coluna central para trás, cada um ganha personalidade própria, inclusive com dimensões distintas.

É perceptível que as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Mas a impressão é que o modelo ficou bem mais comprido que seus 4.476 mm e mais largo que seus 1.746 mm.

Na frente, aliás, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

Na versão Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do novo modelo topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.

O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.

Já o ângulo de inclinação do capô do Novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduz a resistência e o ruído do vento em altas velocidades.

Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade, enquanto as esculturas da carroceria realçam o dinamismo do carro até mesmo quando está parado.

O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.

Em relação a parte traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. “As lentes contam com detalhes 3D que dão um toque de primazia. Notem que um traço luminoso em LED cria um efeito especial que chamamos na Chevrolet de assinatura luminosa”, explica Dagoberto Tribia, chefe de design do Novo Onix.

O novo formato da carroceria trouxe avanços adicionais, entre eles o melhor aproveitamento do compartimento de bagagem. As dobradiças foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos.

O hatch conta propositalmente com uma silhueta mais dinâmica. A porta traseira tem contorno exclusivo, a coluna “C” é mais larga, e o aerofólio, integrado. Atrás, as lanternas têm formato único e a assinatura luminosa em LED traz outro tema.

O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo. Ela agrega harmonização ao conjunto.

Detalhes – O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade – útil para evitar multas.

Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.

Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço reforçam o ar tecnológico da cabine e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.

Os passageiros traseiros ganham igualmente atenção especial. As dimensões foram ampliadas, e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Só para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos.

O Novo Onix chega com um conceito inovador de acessórios originais. Todos foram desenvolvidos juntos com o veículo para que fossem realmente uma extensão do produto. Neste conceito, os acessórios podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes que complementam a estratégia de versões.

Entre outros pacotes têm o Kit Elegance, com peças cromadas que deixam o carro com uma aparência ainda mais sofisticada; o Kit Sport, com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas; além do Kit Adventure, com itens como protetores de para-choque, rack de teto e rodas diferenciadas.

Conectado – Cada vez mais aparelhos eletrônicos são capazes de se conectarem entre si e com seus usuários para compartilhar informações, facilitando o dia a dia das pessoas. O Novo Onix foi totalmente projetado dentro do conceito de carro inteligente.

O Novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.

Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.

Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.

Precisa de ajuda para estacionar? Basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix.

Até então, este conjunto era exclusividade de veículos de preço muito superior.

“Tecnologias inteligentes se incorporaram à vida das pessoas de tal maneira que já se transformaram num hábito. O consumidor espera este mesmo nível de comodidade nos automóveis, independentemente de sua categoria. O Novo Onix dá um passo além no sentido de facilitar a vida do usuário, pois foi projetado dentro do conceito de carro inteligente”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM.

Conectividade nível 4 – O Onix sempre foi pioneiro em relação a conectividade em seu segmento. Foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android Auto e Apple Carplay, e até hoje é o único a oferecer sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras funções, comandar funções do veículo pelo app.

A partir de então, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo.

“Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel”, diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.

Enquanto a concorrência atinge o nível dois de conectividade, o Novo Onix inaugura, com o Wi-Fi, o nível 4 – o mais avançado disponível no mercado.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:

– auxílio para resgate em caso de acidente
– assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service
– auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
– serviços de emergências
– comandos remotos

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.

Veja também
Onix aposta na motorização turbo para ser mais econômico
Totalmente novo, Chevrolet Onix ganha mais espaço, motorização turbo e muita tecnologia
Novo Chevrolet Onix conquista cinco estrelas no Latin NCAP
Onix Joy passa por atualização visual

- Publicidade - Mercedes-Benz