Novo Actros reduz em até 12% o consumo de combustível

O Novo Actros Mercedes-Benz faz da tecnologia um excelente parceiro do motorista e do transportador.

Este inovador caminhão rodoviário utiliza diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade.

“O Actros é um caminhão que foi evoluindo a partir de indicações dos clientes. Com base em sua inteligência e eficiência, como também na soma de todos os seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente redução no consumo de combustível e menor TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do caminhão”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Até 12% de redução no consumo e maior intervalo de manutenção preventiva – O Novo Actros faz da tecnologia um excelente parceiro do motorista e do transportador.

De acordo com Roberto Leoncini, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade.

“Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o Novo Actros tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”. 

Novo Actros oferece 3 faixas de potência – O motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv.

Além disso, o Actros continuará com a opção do motor com maior potência de 510 cv.

Os motores da marca são referência no mercado por assegurar ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.

A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família.

O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados e também encontrada em ônibus rodoviários. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.

Além da inovadora tecnologia do piloto automático preditivo (PPC), o Novo Actros traz mais novidades que contribuem para a redução do consumo de combustível.

A estratégia de troca de marchas foi ainda mais otimizada com o uso do novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível. Sua última marcha é direta, o que o torna compatível para multicomposições de até 80 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado), mantendo o baixo consumo de diesel.

O Novo Actros ganha uma melhora de aerodinâmica, resultante da arquitetura da nova cabina, o que consequentemente leva a uma economia no consumo de combustível.

Além disso, os novos defletores de ar foram desenvolvidos com base na realidade brasileira, contribuindo ainda mais para o melhor desempenho do caminhão.

Ar condicionado automático digital – Novidade de conforto do Novo Actros, o ar condicionado automático digital é parecido com o de um automóvel, assegurando bem-estar a bordo.

Este é um item importante para quem faz longos percursos e que encara diferentes temperaturas em pouco tempo, como quem vai do Sul ao Centro-Oeste, por exemplo.

A principal característica do sistema é o controle automático da temperatura interna, operação do ventilador e distribuição de ar, além de outras funções de conforto.

O controle é realizado tanto no modo de resfriamento quanto de aquecimento. A quantidade, distribuição de ar e a temperatura são ajustadas de forma totalmente automática, de acordo com as condições ambientais do interior da cabina.

Além do sensor interno de temperatura, o sistema conta com outro sensor na saída da ventilação, melhorando assim o desempenho do ar condicionado. Um sensor solar também mede a intensidade do sol e inclui essas informações no controle da temperatura, aumentando ainda mais a eficiência.

O sistema de filtragem é outro diferencial do Novo Actros. O caminhão vem equipado com um pré-filtro e com filtros de polén e de carvão ativo, melhorando a qualidade do ar no interior da cabina.

A filtragem do ar é realizada tanto na captação de ar externo, como na recirculação do ar interno. Além disso, a manutenção é facilitada por meio do acesso pela tampa dianteira da cabina.

Outra novidade, o sistema de aquecimento estacionário, garante mais bem-estar a bordo. Depois que o motor é desligado, a cabina pode ser aquecida por mais tempo apenas pelo uso do calor residual do líquido de arrefecimento do motor.

O funcionamento do aquecimento prolongado é de até 2 horas, dependendo da temperatura externa e do líquido de arrefecimento.

Assim como o modelo atual, o Novo Actros também dispõe de ar condicionado noturno. Isso mantém o conforto para o motorista sem que ele precise deixar o caminhão ligado para isso. Além de mais bem-estar, isso traz economia no consumo de combustível, uma vez que ele funciona com o motor desligado por até 8 horas.

Nova chave com sistema mundial de segurança e partida por botão – O Novo Actros também inova com a partida por botão. Este sistema de ignição do motor é uma novidade em caminhões Mercedes-Benz no Brasil.

A chave fica no bolso do motorista, por exemplo, bastando apertar o botão no painel por 5 segundos ou pisar no freio ao pressionar o botão para acionar o motor. Isso traz mais praticidade e segurança, pois não é possível clonar a chave.

A nova chave também proporciona mais segurança para o motorista. Com o sistema mundial de segurança nas chaves e na eletrônica do veículo, não é possível abrir o caminhão sem a sua chave original, evitando roubo do veículo e garantindo maior segurança do motorista e da carga.

Além disso, a tecnologia presente na chave faz com que o caminhão só ligue se todos os módulos, como a parte central, o motor e a caixa, estiverem trabalhando em harmonia. Isso impossibilita que o motor ou qualquer outro sistema eletrônico daquele caminhão seja usado em outro veículo, por exemplo.

O cliente do Novo Actros recebe duas chaves com controle remoto como item de série. O design segue o padrão dos automóveis da marca, destacando-se pela elegância. O acionamento é realizado por rádio comando. Para ligar o motor, basta pressionar o botão start-stop. Não há necessidade de inserção de chave. O alcance é de até 30 metros para abertura e fechamento, dependendo do ambiente, com desbloqueio à distância das portas do condutor e do acompanhante.

No painel do Novo Actros, a tradicional manopla do freio de estacionamento foi substituída por botão, trazendo mais facilidade ao dia a dia de operação.

Outras novidades do Novo Actros para mais conforto, praticidade, economia e segurança do motorista:

  • Novos defletores de ar, desenvolvidos para cada tipo de aplicação
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Novo sistema de som
  • Vários porta-objetos com grande volume de armazenamento
  • Airbag para o motorista
  • Sensor de iluminação e de chuva
  • Nova iluminação interna em LED

ESPECIAL | NOVO ACTROS
Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro
Inéditas tecnologias de segurança ativa são destaques no Novo Actros
Novo Actros reduz em até 12% o consumo de combustível
Entenda como funciona o piloto automático preditivo
Novo Actros rodou 4 milhões de quilômetros em testes no Brasil

- Publicidade - Mercedes-Benz