sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Primeiro caminhão a gás do Nordeste já roda em Pernambuco

É da Scania o primeiro caminhão movido a GNV (Gás Natural Veicular) e/ou biometano que circula pelo Nordeste brasileiro. O R 410 6×2 da marca chegou em solo pernambucano para cumprir mais uma etapa da jornada da empresa pela sustentabilidade no transporte.

- Publicidade -

A Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, e o Grupo HCL estão junto com a Scania nesta missão: levar o gás como alternativa ao combustível tradicional no transporte de cargas da região Nordeste.

Para a Solar, a iniciativa chega para fortalecer a sua cultura de sustentabilidade por meio de um ambiente de negócios sustentável. “A Solar quer seguir crescendo de forma sustentável em todos os sentidos. A Scania está conosco nesse objetivo”, comenta Orlando Fiorenzano, Diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos da Solar Coca-Cola.

Foi também este viés que fez com que Hebert Cordeiro de Carvalho, proprietário do Grupo HCL, assumisse o desafio de testar o novo modelo em suas operações de transporte de açúcar para a Solar.

“É uma nova tecnologia mais sustentável e mais rentável. Somos os primeiros a trazer para o mercado da nossa região e isso favorece a sustentabilidade da minha empresa e dos meus clientes e parceiros”, pontua o empresário.

- Publicidade -

Pioneirismo e aprovação – Desde que a Scania apresentou suas novas soluções sustentáveis ao mercado, não faltaram interessados no caminhão que já promete ser o mais desejado do Brasil.

Em praticamente todas as regiões do País, há testes sendo realizados. São empresas parceiras da Scania, que comungam do mesmo objetivo que a marca: transformar o mundo dos transportes. A mais recente parceria está no Nordeste.

Nesta fase – prevista para durar de três a cinco meses – são cerca de 30 toneladas de açúcar transportadas e 200 km percorridos diariamente na região de Pernambuco, desde o início de dezembro de 2019, quando os testes começaram.

“O investimento nesse teste reforça o quanto a companhia tem seus valores voltados ao meio ambiente. Estamos trabalhando no planejamento desse projeto há um ano e temos grandes expectativas em seus resultados”, pontua Fiorenzano.

E os números são mesmo promissores. Além de ser 15% mais econômico em relação aos motores a diesel, o novo modelo Scania pode reduzir até 15% as emissões de CO2 se abastecido com GNV (Gás Natural Veicular) e até 90% se utilizado com biometano.

- Publicidade -

Vale lembrar que não se trata de conversão de combustível. “Eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável. Têm desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos”, afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.

“Sem dúvida, é um caminhão muito viável. Estamos fazendo os testes desde dezembro em situações extremas. São terrenos arenosos, muitos buracos, aclives, pistas irregulares e a aderência é realmente muito boa. Não foi necessário fazer nenhuma manutenção até agora”, destaca Hebert Carvalho.

A opinião de quem está por trás do volante, no dia a dia dessa operação, também é a mesma. “O caminhão é muito bom, potente, tem o mesmo torque. Estou indo em uma viagem um pouco mais longa agora, com muita subida, descida, e dá para testar bem o freio auxiliar Scania Retarder. Não há o que reclamar, estou muito satisfeito”, conta Paulo Aquino, condutor do R 410 durante os testes e motorista do Grupo HCL desde 2013, quando a empresa foi fundada.

Rentabilidade, agora e no futuro – Hebert destaca ainda a rentabilidade do veículo. “O consumo do gás é muito similar ao do diesel, mas o valor do gás em Pernambuco é mais acessível que em outros estados, o que torna o frete também mais barato”, comenta.

“Estou tão satisfeito que já fiz pedido de um caminhão para a empresa”, completa o empresário, que até então não tinha Scania na frota, atualmente composta por 100 veículos.

Ele, que também é proprietário de postos de abastecimento na região, já pensa em outras soluções sustentáveis para o futuro. “Estamos estudando a viabilidade, mas a intenção é produzir o nosso próprio combustível. Com isso, a redução do custo cai para mais de 60% em comparação a um modelo a diesel”, revela.

Essa visão de futuro do Grupo HCL e a busca por alternativas cada vez mais sustentáveis para o transporte vão ao encontro dos objetivos da Scania e da Solar Coca-Cola, que pretende, até 2025, chegar a ter 100% de suas instalações abastecidas com energia renovável.

“Energia renovável faz bem para o meio ambiente, para os negócios e para os consumidores e toda a população e só conseguiremos isso se tivermos ao nosso lado parceiros que possam caminhar nesse mesmo ideal”, conclui Fiorenzano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança