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A engenharia por trás do novo motor do Mercedes-AMG A 45 e CLA 45

O novo motor presente nos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ não só mantém a excelência da sua linha como passa a contar com vários recursos de design inteligente.

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Ao contrário das versões anteriores, o novo motor é girado em torno de seu eixo vertical em 180 graus. Isso significa que o turbocompressor e o coletor de escape agora estão posicionados na parte traseira do motor, quando vistos por trás.

O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Essa configuração permite o design mais plano possível, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal.

Além disso, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape, melhorando a resposta ao pisar no acelerador.

Pressão de carga controlada eletronicamente – Com uma pressão máxima de carga de 2,1 bar, o motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros também é líder em seu segmento nesse aspecto.

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O wastegate controlado eletronicamente (válvula de alívio de exaustão) permite que a pressão de carga seja controlada de maneira ainda mais precisa e flexível, otimizando a capacidade de resposta, especialmente ao acelerar com carga parcial.

Inúmeros parâmetros são levados em consideração nesse processo. Os principais sinais de entrada da unidade de controle do wastegate são a pressão de carga e a posição da aba do acelerador.

Os sinais de modificação incluem a temperatura do ar de admissão, temperatura do motor, velocidade do motor e pressão atmosférica. Isso também possibilita o aumento temporário da pressão de carga (overboost) sob aceleração.

Além de óleo e água, é usado ar fresco para resfriar o turbocompressor. Isso é direcionado especificamente para o carregador a partir da grade do radiador, através da tampa do motor projetada como um defletor de ar e dutos sob o capô.

O conceito é baseado nos princípios e na experiência adquirida com o resfriamento dos turbocompressores montados internamente nos atuais motores V8 AMG de 4.0 litros, começando com o AMG GT em 2014. Além disso, o alojamento da turbina possui isolamento integral.

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Válvulas de escape: dimensões maiores para ciclos de gás mais rápidos – Na cabeça do cilindro, os bocais de injeção reposicionados e o sistema de velas de ignição permitiram válvulas de escape relativamente maiores do que no motor anterior.

As seções transversais de exaustão maiores permitem que os gases fluam para fora das câmaras de combustão com baixas perdas e reduzam a ação geral de ventilação do pistão.

Dois eixos de comando de válvulas controlam as 16 válvulas por meio de seguidores de cames de rolo com peso otimizado. O ajuste da árvore de cames no lado de entrada e saída permite uma excelente resposta e otimiza o ciclo do gás para cada ponto de operação.

O controle variável da válvula CAMTRONIC no lado do escapamento é outro recurso, com dois cames por válvula. As cames têm geometrias diferentes, de modo que, dependendo da sua configuração para se adequar à situação de direção, as válvulas de escape podem ser abertas por curtos ou longos períodos, para uma resposta ainda melhor em baixas rotações do motor, condução confortável e com baixo consumo de combustível em rotações médias e entrega de potência total na faixa de rpm superior.

Injeção de gasolina: dois estágios para potência otimizada – A turboalimentação e a injeção direta com um processo de combustão guiado por spray não apenas permitem um alto rendimento de potência, mas também melhoram a eficiência termodinâmica e, portanto, reduzem o consumo de combustível e as emissões de escape.

Pela primeira vez, o novo quatro cilindros de alto desempenho possui injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, os injetores piezoelétricos de operação particularmente rápida e precisa fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar.

Esse processo pode acontecer de forma múltipla e é controlado pelo sistema de gerenciamento do motor, conforme necessário.

No segundo estágio, há injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenóides. Isso é necessário para obter a alta produção do mecanismo. O suprimento de combustível controlado eletronicamente tem uma pressão operacional de 6,7 bar.

Montagem manual e digital: “Um homem, um motor” – O novo motor também é totalmente montado à mão. Para isso, foi construída uma linha de produção completamente nova no fabricante de motores AMG em Affalterbach, onde a Mercedes-AMG elevou o princípio “Um homem, um motor” e os processos da indústria 4.0 a um nível inovador, refletindo as mais recentes descobertas em ergonomia e materiais, garantia de qualidade, sustentabilidade e eficiência.

No caminho para implementar a Indústria 4.0, a operação de montagem manual da AMG também segue a visão de “produção inteligente”.

Isso se destaca com a máxima flexibilidade e é transparente e altamente eficiente. Ele protege e melhora a qualidade dos motores e processos de produção usando tecnologias inovadoras e digitais.

Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ podem ser encontrados em toda rede de concessionários do Brasil a partir deste mês de julho com preços sugeridos de R$ 434.900 e R$ 458.900 respectivamente.

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