quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Como aumentar a produtividade na oficina?

Na oficina um dos objetivos mais buscados por donos, diretores e gestores do segmento e o aumento da produtividade.

Para que esse proposito seja alcançado, é necessário não só otimizar os processos e o fluxo de trabalho como também adotar as melhores práticas na gestão como um todo com suprimentos, das compras e das finanças da área.

Dessa forma, será possível manter um crescimento da capacidade produtiva de forma equilibrada.

Existem várias práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade na oficina. Separamos algumas das principais a seguir. Não deixe de conferi-las!

Revisar o processo e o fluxo de trabalho existente na oficina – Uma das formas de otimizar a produção é revisar todo o fluxo de trabalho existente, desde o momento em que os clientes chegam para os serviços, como também as peças para comercialização.

É imprescindível entender como os seus processos funcionam, caso contrário dificilmente saberá o que precisa aprimorar para aumentar a produtividade. Para tanto, observe os seguintes elementos em cada fluxo:

  • Referente a procedimentos e atividades: é necessário entender as entradas e saídas de mercadorias e também os atendimentos realizados e fatores que envolve a produção. É preciso mapear os processos para descobrir pontos fortes/fracos e gargalos.

    Também avalie se os colaboradores trabalham nas atividades mais adequadas às suas capacidades. Verifique se objetivos e metas da empresa são claramente entendidos por eles e se são realistas pois, quando não, podem frustrar e desmotivar os funcionários;

  • Identifique quais áreas precisam de ajustes eprocure o apoio dos profissionais desses setores para corrigir as deficiências, sempre será importante contar com os colaboradores mais experientes, que vivem essas rotinas diariamente, pois podem ter ideias de melhorias.

    Ao conceder a eles a oportunidade de exporem as suas soluções e de serem ouvidos pela empresa, você terá chances de aprimorar a gestão dos processos.

  • De posse destas informações, você saberá quais fatores devem ser trabalhados para conquistar uma produtividade cada vez maior e melhor.

Utilizar a metodologia lean manufacturing – Lean manufacturing, ou manufatura enxuta é uma filosofia, que utiliza um conjunto de ferramentas que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício, melhora a qualidade e permite reduzir o tempo e o custo de produção, resultando em GANHO DE PRODUTIVIDADE.

Seu intuito é assegurar o bom aproveitamento de recursos que a empresa possui e foca na melhoria contínua.

O foco dessa metodologia está nos fluxos de valor completos, enxergando os processos da empresa de forma integrada. Além disso, ela busca reduzir alguns desperdícios mais comum na oficina:

  • Excesso de estoques: os gastos maiores com conservação de estoques encalhados prejudicam a produtividade da empresa, já que oneram a cadeia logística. Também aumentam as chances de perdas, extravios e obsolência, o que gera prejuízos e reduz os resultados do negócio;
  • Gastos desnecessários no transporte: a produtividade nas entregas fica comprometida quando não há bom planejamento de rotas, não se aproveita adequadamente os espaços nos veículos de transporte e não há uma boa comunicação entre os setores;
  • Tempo de espera entre uma etapa e outra: o tempo que funcionários ficam ociosos, esperando a conclusão de fases anteriores para poderem trabalhar, afeta a produtividade. É preciso reduzir essas pausas;
  • Defeitos: uma oficina enxuta tende a diminuir os defeitos com um bom diagnostico, pois, serviços bem-feitos a primeira vez, passa a impressão ser melhor controlado sem gerar os retrabalhos. Além disso, contando apenas com processos essenciais, o controle se torna melhor e gera a satisfação dos clientes.
  • Movimentação desnecessária de pessoal: lean manufacturing envolve mapear e organizar a movimentação das equipes e box de trabalho, para que não percam tempo com idas e vindas desnecessárias entre equipamentos, estoques e setores;
  • Habilidades intelectual subutilizada: o último desperdício a ser reduzido é o da subutilização das competências dos funcionários. Uma empresa eficiente precisa mapear os talentos dos colaboradores para que sejam bem aproveitados nos processos mais adequados a eles.

Identificar e eliminar gargalos dentro da empresa – É preciso mapear todo o ciclo de vida do seu produto para identificar cada gargalo que compromete a produtividade da oficina. Ele pode ser encontrado em:

  • Um equipamento quebrado não consegue acompanhar o volume de produção da oficina, mantê-los em bom estado de conservação não gera gargalhos;
  • Um processo burocrático que requer uma autorização especial que quase sempre demora, interrompendo o fluxo de produtos ou informações;
  • um processo de entrega de um insumo que costuma atrasar ou chegar depois das demais matérias-primas etc.

Após identificar os gargalos, avalie os custos que eles geram para a produção. É necessário dimensionar se realmente vale a pena investir valores altos para resolvê-los ou se os seus impactos negativos não justificam isso, sendo pequenos ou irrelevantes no momento.

Reduzir a taxa de desperdício – Um bom desempenho da produção, nem sempre vem acompanhada de uma boa produtividade se os desperdícios forem elevados.

Isso porque os gastos com consertos, retrabalhos tendem a elevar os custos.

Para evitar isso, é fundamental investir em tecnologias e em práticas de excelência para diminuir essas taxas.

Treinar os colaboradores – Capacitando os seus colaboradores por meio de treinamentos frequentes, alinhados às principais práticas de excelência do mercado.

É Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade da empresa, isso inclui diferentes tipos de aprendizado, como:

Nas novas tecnologias automotivas, o que garante que os colaboradores operem adequadamente equipamentos modernos, tirando o máximo de proveito deles; quanto aos procedimentos de segurança, pois acidentes podem pausar processos e ainda ocasionar o afastamento de funcionários eficientes e em se tratando das políticas e comportamentos, se todos conhecerem as regras dentro da empresa e as suas normas contra práticas consideradas inadequadas, o ambiente tende a se tornar mais favorável ao trabalho.

As dicas acima colaboram para aumentar a produtividade da oficina, porém é preciso montar um bom planejamento para colocá-las em prática.

Muitas também poderão requerer uma reformulação dos processos da empresa, levando inclusive a modificações em sua cultura interna. Será preciso se preparar para gerir os riscos e as oportunidades que essas ações geram.

Agora que você já sabe como é possível elevar a produtividade em uma oficina, que tal pôr em pratica com os envolvidos.

Consultoria em Redução de Desperdícios utilizando a Metodologia Lean,

Precisando de serviços para sua empresa produzir mais.

O SENAI FAZ!!

Saiba mais pelo WhatsApp 81. 98816-5665 ou ligue para 0800 600 9606

Sucesso neste novo momento!!

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn