sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Besaliel Botelho é reeleito presidente da AEA para o biênio 21/22

Besaliel Soares Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, foi reeleito, ontem, presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para a continuidade do biênio 2021/2022.

- Publicidade -

Com ele, foi eleito para a vice-presidência Marcus Vinicius Aguiar, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil.

Besaliel Botelho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo.

Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros, foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia flex fuel.

Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems e posteriormente em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina, onde atua como CEO desde outubro de 2011.

- Publicidade -

Além de sua trajetória dentro da Bosch América Latina, Botelho é membro da MEI (Movimento Empresarial para Inovação, da CNI – Confederação Nacional da Indústria), e atua no conselho executivo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Também representou a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers) de 2009 a 2010 como presidente.

Marcus Vinicius Aguiar, por sua vez, é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração. Atua há 28 anos no setor automotivo.

É diretor de Relações Institucionais da Renault desde 2014, vice-presidente da Anfavea, membro do Conselho Diretor do IQA.

Conselho Diretor AEA – Também foram eleitos, ontem, os membros do Conselho Diretor da AEA para o mandato 2021-23.

- Publicidade -

Compõem o novo quadro Ricardo Abreu (associado individual); Antonio Megale e Antonio Sergio Mello (associados mantenedores); Daniel Tavares e Valeria Amoroso Lima (órgãos governamentais) e Alexandre Xavier e Francisco Nigro (academia e institutos de pesquisa).

A presidência do Conselho é de Francisco Nigro e, na vice-presidência, Vicente Pimenta.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança