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Kardian inaugura um novo momento da Renault no Brasil

Ele é o primeiro veículo a utilizar a Renault Group Modular Platform (RGMP) e incorpora uma série de inovações tecnológicas, como o novo motor turbo TCe de 125 cv, câmbio automático de dupla embreagem úmida e diversas características de segurança avançadas.

A Renault está iniciando um novo momento no mercado brasileiro com o lançamento do Kardian, um carro que não só traz inovação tecnológica, mas redefine o conceito de dirigir com estilo e segurança, dentro da propria marca.

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Com a estreia da Renault Group Modular Platform (RGMP), o Kardian se posiciona como um dos primeiros veículos a explorar essa nova plataforma, destacando-se como o pioneiro a trazer a nova identidade visual de marca.

Vamos com um resumo das principais novidades.

Design e identidade de marca – O Kardian apresenta um design inovador, com destaque para a nova identidade visual da marca, representada pelo logo “Nouvel R” e pela grade frontal em formato de losango.

As linhas esculpidas e as formas arredondadas conferem ao veículo uma silhueta robusta e moderna, enquanto a assinatura luminosa com faróis de LED adiciona um toque de sofisticação. A funcionalidade das barras de teto e o amplo espaço interno tornam o Kardian ideal para uso urbano e versátil para qualquer trajeto.

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A funcionalidade das barras de teto é destaque no Kardian. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

A generosa distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.

Tecnologia e conectividade – No interior, o Kardian oferece um ambiente elegante e confortável, com destaque para o console central com espaço de armazenamento e sistema de recarga sem fio para smartphones.

A alavanca de marchas tipo “e-shifter” e o freio de estacionamento eletrônico contribuem para a modernidade da cabine. A central multimídia de 8” permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de acesso às regulagens do sistema Multi-Sense e ao ambient lighting com oito opções de cores.

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Segurança – Equipado com 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), o Kardian oferece uma experiência de condução segura e confiável.

Desde o controle de velocidade adaptativo até o assistente de partida em rampa, o veículo utiliza tecnologia de ponta para prevenir colisões e aumentar a segurança dos ocupantes.

  1. Controle de velocidade adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a distância de segurança correta levando em conta a aceleração e desaceleração do veículo da frente. Quando não há um veículo à frente, o controle de velocidade adaptativo funciona como um controlador de velocidade normal, mantendo a velocidade programada.  Quando um veículo é detectado à frente, o controle de velocidade adaptativo mantém uma distância de segurança dele. Essa distância é pré-definida pelo próprio sistema em função da velocidade. O motorista pode ajustá-la entre quatro possibilidades. Quando o veículo à frente se afasta, o controle de velocidade adaptativo permite que o veículo retome a velocidade de cruzeiro inicialmente definida, retomando a aceleração. O sistema pode ser ativado em velocidades entre 30 km/h e 160 km/h.
  2. Alerta de colisão frontal (FCW): adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pelo radar frontal localizado no para-choque. Além do alerta sonoro, um aviso visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem.
  3. Frenagem automática de emergência (AEB): para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW.  
  4. Alerta de distância segura (DW): adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona acima de 30 km/h, mas é desativado quando o controle de velocidade adaptativo é acionado.
  5. Alerta de ponto cego (BSW): por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores, avisa o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.
  6. Câmera multiview: são quatro câmeras que simplificam a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8” todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo.
  7. Câmera de estacionamento traseira: câmera traseira mostrando a proximidade de obstáculos.
  8. Sensor de estacionamento traseiro: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos na traseira do veículo evitando batidas e auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.
  9. Sensor de estacionamento frontal: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos na dianteira do carro evitando batidas e que auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.
  10. Sensor crepuscular: acende automaticamente os faróis conforme a iluminação externa.
  1. Controlador de velocidade: mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. É popularmente conhecido como “piloto automático”. Também contribui para reduzir o consumo de combustível.
  2. Limitador de velocidade: como o nome já diz, limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado.
  3. Assistente de partida em rampa (HSA): mantém, com o uso automático dos freios, o veículo na mesma posição durante dois segundos impedindo que ele retroceda quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador em uma pista com desnível superior a 3%.

A segurança passiva também é destaque no Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Kardian.

Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade (ESP) de última geração que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

Mecânica Online – O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian oferece um equilíbrio entre potência e eficiência, com 125 cv de potência e 220 Nm de torque.

Desenvolvido com tecnologias de ponta, como injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, o motor proporciona um desempenho ágil e econômico.

Aliado ao câmbio automático de dupla embreagem úmida (EDC), o Kardian oferece uma experiência de direção suave e responsiva, com baixo consumo de combustível.

Entre as principais características do motor turbo 1.0 flex estão:   

  • Turbocompressor (performance e eficiência): trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona 90% do torque máximo a 1.750 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão. 
  • Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 200 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência. 
  • Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível. 
  • Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque. 
  • Start & Stop: usando a tecnologia Reflex start para desligar o motor nas fases de parada e otimizar o consumo de combustível 
  • Tratamento DLC (Diamond-Like Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis, pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível.
  • Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade. 
  • Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. 
  • Sonda lambda proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso de qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.

Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO2 reduzidos.

A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.

Com tecnologia comprovada, mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida, como Captur, Megane, Scenic, Talisman Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.  

O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.  

Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.  

O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a e economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO2.  

O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”. 

Entre os principais destaques do EDC estão as funções: 

  • Creeping: o veículo se move suavemente quando o motorista solta o pedal do freio (alavanca na posição D ou R) para facilitar as manobras de estacionamento e melhorar o conforto em congestionamentos. 
  • Freio de estacionamento eletrônico inteligente: o câmbio EDC controla a sincronização entre a posição “P” e o freio de estacionamento para evitar trancos e ruídos das alavancas convencionais ao mudar sua posição de “D” até “P”.  
  • Assistente de partida em rampas (HSA): evita que o veículo se mova para trás durante a saída em aclives.  

Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizada em veículos com motores de maior toque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refigeração do motor e câmbio. 

O uso do câmbio EDC banhado a óleo no segmento do Kardian é uma importante vantagem competitiva. Essa tecnologia comprovadamente tem alto desempenho e oferece performance superior com: 

  • Melhor resfriamento do sistema: 
  • Significa maior capacidade e qualidade do sistema 
  • Durante a condução, o motorista se beneficia de: 
  • Mudanças de marcha mais suave e rápidas 
  • Resposta do motor mais ágil pois há menos atraso na troca de marcha do que nas embreagens secas. Essa maior capacidade de arrancada não prejudica as manobras, pois o movimento do veículo sem aceleração permanece muito suave e confortável.

VERSÕES

evolution turbo TCe câmbio EDC– R$ 112.790

Principais equipamentos de série:

  • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Paddle-Shift
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função auto
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Roda flexwheel biton 16”
  • Aerofólio traseiro
  • Start&Stop
  • Modo ECO com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros

techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990

Todos os equipamentos da versão evolution mais:

  • Frenagem automática de emergência (AEBS)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console elevado com apoio de braço
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
  • Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor
  • Saídas USB-C para o banco traseiro
  • Seis alto-falantes
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré

première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790

Todos os equipamentos da versão techno mais:

  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera Multiview (MVC)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância segura (DW)
  • Sensores de estacionamento frontal
  • Faróis de neblina em LED
  • Sensor crepuscular
  • Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
  • Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
  • Carregador de smartphone por indução
  • Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
  • Antena shark
  • Teto bíton preto Nacré
  • Badge lateral “Premiere Edition”
  • Skis na cor prata acetinada
  • Grade frontal em preto brilhante

Com Tarcisio Dias e Henrique Pereira, atendendo convite da Renault do Brasil

O Renault Kardian, considerando o conjunto de modelos que a Renault já vendeu fabricados no Brasil, apresenta combinação de design inovador, tecnologia avançada e desempenho com foco na eficiência energética, mas sem perder em desempenho.

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