Faço revisão do meu carro em concessionária ou oficina particular?

As manutenções podem ser feitas basicamente em dois locais diferentes: rede de concessionárias da própria marca ou oficinas mecânicas particulares.

Qualquer que seja o local escolhido, o importante é que seja feito um bom trabalho, sempre seguindo especificações do fabricante.

As revisões realizadas em concessionária são feitas por profissionais qualificados que respeitam os padrões do fabricante.

Teoricamente, estão montados de equipados com ferramentas que atendem as especificações do fabricante do carro, com utilização de peças de reposição homologadas pelo fabricante.

Quando o carro ainda está dentro do período de garantia de fabrica, uma das condições para permanecer com essa cobertura é que as manutenções sejam feitas exclusivamente em concessionária.

As revisões no manual certamente serão valorizadas numa futura revenda do carro. Porem é mais caro revisar o carro em uma concessionária. Mesmo as primeiras revisões, que geralmente se limitam a trocas de óleo do motor e dos filtros.

O cronograma de manutenção de um carro foi desenvolvido pelos engenheiros do fabricante e deve ser seguido pelos donos do veículo.

Mas boa parte das pessoas relaxam com essas manutenções, por diversos motivos. O bom é quando se encontra com pessoas organizadas, que apresentam notas fiscais de tudo que foi feito ao longo do tempo de vida do carro.

Já em uma oficina mecânica particular a maior dificuldade está na escolha dela. Existe grande chance de cair nas mãos de profissionais honestos e também desonestos, pouco qualificados e que estão interessados somente no lucro e não na solução do problema.
Para isso, é preciso pedir indicações para familiares ou amigos.

É pouco provável que ninguém conheça um bom mecânico para recomendar os serviços.
Quando não se consegue, recomenda-se procurar em redes sociais grupos de donos de carros. Poderá conseguir uma boa indicação de oficina que te atenda.

Uma vez escolhido a oficina, são grandes as chances dos mesmos serviços ficarem mais baratos quando comparado com uma concessionária.

Então temos as vantagens que pode influenciar na sua escolha:

Vantagens de fazer a revisão na concessionária – O principal benefício da oficina autorizada é ter um serviço feito por profissionais especializados, que conhecem bem a mecânica da marca e saberão identificar quaisquer irregularidades.

Além disso, o uso de peças originais é garantido, porque a concessionária é obrigada a agir dessa forma pela marca.

Vantagens de fazer a revisão em oficina particular – As oficinas apresentam alguns benefícios em relação às concessionárias.

Uma delas é o atendimento diverso e variado, já que os profissionais lidam com diferentes modelos e fabricantes.

Com isso, têm ampla experiência e são capazes de diagnosticar de maneira certa qualquer problema que apareça.

A escolha de um bom local com bons profissionais, que são honestos e justos, é fundamental.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®