sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Scania testa caminhões autônomos no trânsito de rodovias

A Scania recebeu permissão da Agência de Transporte Sueca para testar caminhões autônomos.

- Publicidade -

Os caminhões entrarão em serviço comercial no Laboratório de Transporte da Scania e serão carregados com mercadorias para as operações de produção da Scania.

Os testes abrangerão a tecnologia de acordo com o nível 4 da escala SAE de 5 pontos para veículos autônomos, o que significa que os caminhões são dirigidos de forma autônoma, mas por razões de segurança são supervisionados por um motorista.

Um engenheiro de teste também estará a bordo durante as avaliações da Scania com a tarefa de monitorar e verificar as informações que são transmitidas ao caminhão pelos sensores que permitem a condução autônoma.

O responsável pelo projeto destacou que “Tanto nos Estados Unidos quanto na China, já estão em andamento testes de caminhões de acordo com o Nível 4 em vias públicas, mas, que a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma rodovia e com carga útil, e que nos próximos anos, também esperam poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China.

- Publicidade -

A Scania tem testado caminhões autônomos para transporte de mineração na Austrália desde 2017.

O que mostra que a experiência adquirida com esses testes é que os veículos autônomos podem se tornar realidade em poucos anos para o transporte em áreas fechadas como minas e terminais.

Para a Scania, o avanço tem sido rápido no desenvolvimento de veículos autônomos, sendo bem possível que a tecnologia já possa estar pronta para ser introduzida no mercado nos próximos cinco anos para esse tipo de transporte. No entanto, levará mais tempo para que os veículos autônomos para condução em estradas com tráfego de mão dupla e em ambientes urbanos se tornem uma realidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança