sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Espelhe-se e supere a crise

*Carlos Louzada – A crise chegou. E agora, como sobreviver? A indústria automobilística brasileira passa pela sua pior fase.

- Publicidade -

Quando nos deparamos com um cenário conturbado como o da Volkswagen, empresa que esteve à frente do mercado por 40 anos, nos questionamos sobre seus processos e suas preocupações com custos internos.

Para suplantar o mau momento, a montadora terá de deixar de lado suas raízes estatais e criar uma nova cultura interna, para que a tomada de decisões seja mais rápida e menos burocrática e, assim, conseguir atender mais rapidamente aos anseios do consumidor e às novas tendências do mercado. Ou seja, espelhar-se e superar a crise.

Da mesma forma, a GM briga para impedir uma concordata, a Ford faz seu segundo grande plano de reestruturação e são poucas as companhias que conseguem diferenciar-se neste mercado turbulento. Uma delas é a Toyota que, em pouco tempo, se tornará uma das líderes de mercado.

O sucesso da montadora está relacionado à adoção do modelo de negócios conhecido como Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System), que busca eliminar desperdícios, melhorar a qualidade e diminuir os custos, por meio de uma análise minuciosa de todos os seus processos.

- Publicidade -

A metodologia foi expandida para permitir sua aplicação em todos os tipos de indústrias e culturas e é conhecido como Sistema de Produção Enxuta ou Lean Production System.

Este sistema, concentra-se na criação física de um sistema de manufatura e reabastecimento em fluxo, sincronizado à demanda do mercado.

O planejamento é feito para identificar os problemas de confiabilidade e qualidade que impedem o fluxo.

Essas questões são rigorosamente identificadas e resolvidas, tendo como princípio manter a produção sob demanda.

A aplicação prática e o treinamento conceitual nas companhias, são feitos por meio de projetos com duração de uma semana.

- Publicidade -

Equipes multifuncionais, sob a condução e a orientação de um consultor, desenvolvem trabalhos em uma área pré-selecionada com o objetivo de estabelecer estes fluxos, enquanto obtem resultados alinhados ao Planejamento Estratégico da empresa.

A abordagem LeanSigma integra os princípios da manufatura enxuta ao disciplinado foco do Six Sigma sobre a qualidade e aplica-se a toda a cadeia de valor do empreendimento para produzir uma melhoria extraordinária, capaz de ampliar a utilização de todos os recursos do cliente.

O segredo do sucesso da Toyota reflete-se em suas últimas projeções de lucro e de produção de carros.

Acredito que ninguém tem dúvidas que a montadora assumirá o posto número um do mercado de veículos mundial, posição que foi ocupada pela GM nos últimos 75 anos.

Em seus planos, a Toyota promete desenvolver um veículo mais barato para conquistar o consumidor de mercados emergentes.

O que tudo indica, o carro considerado popular em países como o Brasil, terá uma qualidade parecida com a de modelos luxuosos que, segundo a montadora japonesa, já serão bicombustíveis. Isto que é ser eficiente!

*Carlos Louzada é diretor superintendente da TBM Consulting para América Latina, uma das mais importantes consultorias de gestão de processo do mundo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança