segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

BMW traz freio ABS ‘inteligente’

Quem é apaixonado por máquinas de duas rodas e tem US$ 27.490 (R$ 64,6 mil) para investir em um lançamento tem uma boa oportunidade. A BMW lançou a R 1150 RT, modelo do segmento de turismo.

Entre as inovações da motocicleta, estão os freios ABS integrais – um sistema inteligente controla a distribuição da força da frenagem sobre as duas rodas, independentemente da pressão exercida pelo piloto, no pé ou na mão. Sistema similar equipa a CBR 1100 da Honda.

Embora o motor boxer da R 1150 RT seja o mesmo dos modelos R 1150 GS e R 1150 R, o desempenho foi melhorado.

A potência chega a 95 cv a 7.250 rpm (o modelo anterior desenvolvia 90 cv). O torque, por sua vez, passou de 9 kgfm para 10 kgfm a 5,5 mil rpm, enquanto a cilindrada subiu de 1.085 cc para 1.130 cc.

A R 1150 RT é equipada com câmbio de seis marchas, sendo que a sexta é mais longa para reduzir a rotação do motor em viagens e, conseqüentemente, diminuir ruídos, vibrações e consumo de combustível.

A nova motocicleta traz rodas de alumínio mais leves do que sua antecessora. Essa redução no peso aumenta a estabilidade e beneficia o conforto.

O design também mudou. Embora seja um modelo de turismo, a R 1150 RT ganhou apelo esportivo, pelo fato de contar com faróis duplos, luzes de neblina, novos pára-lama dianteiro e carenagem.

O modelo oferece de série bolsas laterais com capacidade para transportar até 30 litros cada, sistema de som e manopla aquecida.

O assento tem ajuste para até três posições. Além disso, a altura do pára-brisa pode ser ajustada eletricamente por meio de um comando no painel. O tanque de combustível tem capacidade para 25,2 litros.

Quando está apenas com cerca de quatro litros, um indicador emite um sinal luminoso para alertar o piloto. Além disso, o bocal do tanque é equipado com uma válvula de retenção, que evita o derramamento de combustível. A BMW R 1150 é sem dúvida um sonho de consumo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn