sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Efeitos dramáticos de uma colisão

O usuário de veículo deve ter sempre em mente o ditado que diz que é muito melhor perder um minuto na vida do que perder a vida em um minuto.

- Publicidade -

Este argumento tem sido a mensagem principal da engenharia automotiva para conscientizar o motorista brasileiro sobre a necessidade e as vantagens garantidas pelos equipamentos de segurança veicular, como o cinto de segurança.

No Brasil, em 1987 (quando o uso do cinto não era obrigatório), mais de 50 mil pessoas morreram em acidentes e aproximadamente 357 mil ficaram feridas.

O índice de uso do cinto era de cerca de 5%. No mesmo período, na Alemanha, 53% dos ocupantes de veículos utilizavam o cinto mesmo antes da sua obrigatoriedade, e cerca de 95% depois.

Essa mudança de conscientização dos alemães ocasionou, em acidentes registrados no perímetro urbano, 40% menos mortes, 31% menos feridos graves e 12% menos feridos leves.

- Publicidade -

A engenharia automotiva normalmente utiliza a “lei das equivalências de impactos” para exemplificar as diferentes condições em que as colisões podem ocorrer e suas conseqüências.

Em um impacto, o ocupante do veículo é apenas um objeto desamparado das forças que atuam sobre ele. O pensamento de que o motorista ou passageiro possam se segurar em caso de colisão é um equívoco fatal.

Resultados de testes de impactos desenvolvidos pelas montadoras brasileiras apontam para situações jamais imaginadas pelo usuário.

Apoiar-se no volante, por exemplo, surte algum efeito positivo somente até a velocidade de 10 km/h. Mesmo assim é preciso que a pessoa esteja preparada para o impacto.

Um outro exemplo de equivalência que impressiona indica que uma colisão a 50 km/h corresponde a um impacto em queda livre de 10 metros de altura – ou do 4º andar de um prédio.

- Publicidade -

Outros fatos obtidos por meio dos resultados de testes de impacto comprovam a importância do cinto de segurança. Em cinco diferentes situações de acidentes, as conseqüências podem ser as mesmas.

O que importa não é necessariamente a velocidade, mas como ocorre a colisão. Por isso, o cinto é tão ou mais importante de ser usado na cidade do que na estrada, já que mortes acontecem mesmo à velocidade de apenas 30 km/h.

Os testes de equivalência de choques revelam que as conseqüências são as mesmas nas seguintes situações:

Um veículo colidir com uma barreira indeformável (muro rígido) a 50 km/hora;

Um veículo a 160 km/h colidir com a traseira de outro que esteja a 60 km/h;

Um veículo a uma velocidade de 100 km/h colidir com um outro parado;

Um veículo a 50 km/hora colidir com um outro veículo que também esteja trafegando a 50 km/h;

Um veículo a 60 km/h colidir com a traseira de um ônibus que esteja parado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança