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Toyota Hilux SR 3.0 4×4 – Pulando a cerca

O novo pick-up Toyota teve a frente redesenhada para o modelo ficar menos sizudo.

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As rodas estão mais largas. O motor é o 3.0 diesel aspirado de 90 cv. Embora o modelo transmita idéia de robustez, o desempenho deixar a desejar na versão 4×4 cabina dupla

A versão SR é a mais equipada e traz grades, espelhos e maçanetas cromadas que a diferenciam das mais despojadas. A Hilux é produzida desde 1967.

O modismo dos pick-ups ainda está a toda e a maioria das vendas costuma ser para usuários urbanos.

Este Toyota 4×4 tem interior mais parecido com o de um automóvel. A direção é assistida (hidráulica) com boa calibragem e ótimo diâmetro de giro. Isso significa mais facilidade em manobras. O volante tem boa pega e possui regulagem em altura.

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Espelhos, vidros e travas de portas têm regulagens elétricas. O acabamento da cabina é de boa qualidade. Tudo simples e muito bem feito, não há rebarbas de plástico.

Falta alça na coluna para facilitar entrada e saída de motorista e passageiro porque o veículo é alto. Vale ressaltar que as portas fecham com incrível facilidade, melhor do que a maioria dos automóveis.

Dirigi-la é fácil. Os engates do câmbio são precisos. Porém, o sistema de engate da tração nas quatro rodas ainda exige que o acoplamento das rodas à transmissão seja feita manualmente nas rodas dianteiras.

O motorista tem que descer e passar da posição free (livre) para lock. Já o acoplamento da transmissão é feita por meio de alavanca e uma luz indicadora se acende no painel. Há opção também de reduzida para terrenos lamaçentos ou muito íngremes, que exigem mais força do motor.

Mesmo utilizando-se apenas a tração traseira, o desempenho deixa a desejar. O Hilux é lento em retomadas e acelerações. O conforto é limitado no banco traseiro. A suspensão transfere para dentro do carro as imperfeições do piso e a turma de trás sofre mais. Mas quando se coloca carga, o conforto é outro.

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Afinal, esse tipo de veículo foi feito para rodar com peso. Na caçamba há ganchos para amarrar a carga, mas falta protetor de piso e laterais. Não há também protetor para cabina, que é fundamental para cargas altas.

O consumo de combustível é baixo, como na maioria dos motores a diesel. A boa altura do solo e os bons ângulos de ataque e saída fazem do Hilux um ótimo veículo no fora-de-estrada. Este Toyota encara sem cerimônia as trilhas. Mas o estepe colocado sob a caçamba dificulta um pouco a troca do pneu.

Quanto custa?

Os preços do pick-up Toyota Hilux vão de R$ 35.963, da versão DX 2.7 a gasolina cabina simples, até R$ 57.400 da versão SR 3.0 diesel cabina dupla

De olho nas trilhas-O Toyota Hilux é feito sob medida para os que apreciam o fora-de-estrada.

A boa altura do solo e os bons ângulos de ataque e saída permitem ao veículo vencer todos os obstáculos com desenvoltura. Os freios apresentaram superaquecimento em descida de serra com carga máxima.

O que tira um pouco o brilho é a falta de força do motor,que é aspirado justamente para o preço ser menor.

A versão turbodiesel deste modelo ainda não foi lançada. Engatar a reduzida é fundamental. Confira como o pick-up argentino se saiu em nosso teste.

Ficha técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha,2.986 cm3 de cilindrada, 90 cv a 3.800 rpm e torque de 19.6 mkgf a 2.400 rpm
Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio manual de cinco velocidades
Direção – Hidráulica de esferas circulantes
Suspensão – Dianteira, independente, braços duplos triangulares, barra de torção e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio. Rodas de aço (7×15) e pneus 235/75 R15
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Capacidades – Tanque, 65 litros; Peso, 1.740 kg
Desempenho/consumo – Não fornecido
Dimensões (CxLxAxEE) * – 4,89 m x 1,69 m x 1,76 m x 2,86 m
* C = comprimento; L = largura; A = altura;
EE = Distância entre-eixos
Fora-de-estrada – Altura – 21, 5 cm; ângulo de ataque – 38°; ângulo de saída – 20°

Equipamentos

Série – Estribos, gancho dianteiro, vidros climatizados, vidros, retrovisores e travas com acionamento elétrico, pára-brisa degradê, ar-condicionado, console entre bancos, limpador do pára-brisa com temporizador de velocidade variável, porta copos no painel, rádio CD player, regulagem do volante.
Opcional – não há

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