sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

Talhas que não agride a natureza e nem o homem

Trata-se da linha de talhas LLA Atlas Copco Tools, única com pastilhas de freio sem amianto, substância que induz a vários efeitos nocivos ao corpo humano quando inalada por longos períodos

A Atlas Copco Tools, empresa líder no segmento de ferramentas industriais, atenta à saúde e segurança de quem manuseia seus produtos, desenvolveu a linha de talhas pneumática LLA sem amianto.

A empresa investe cerca de 5% de seus lucros em pesquisa e desenvolvimento, visando fabricar produtos mais avançados e seguros.

As talhas pneumáticas LLA Atlas Copco Tools já encontram-se disponíveis no mercado. São as mais confiáveis porque, modernas e compactas, apresentam excelente desempenho em locais confinados ou de difícil acesso, principalmente em ambientes rudes, poluentes e agressivos como indústrias de fundição, químicas, petroquímicas, inflamáveis, etc.

Diferente das talhas elétricas, as talhas pneumáticas possuem pressão interna maior que a externa, ou seja, pó, sujeira ou resíduos não entram no equipamento.

Um novo dispositivo de partida, o CMV – Carretel Modulador de Velocidade, foi incorporado às talhas LLA, e permite um controle integral do início do levantamento da carga, com segurança e sem solavancos nem perda de velocidade.

Este sistema diferencial foi desenvolvido e patenteado pela Atlas Copco.

O mais interessante porém, é que as pastilhas do freio a disco são isentas de amianto, o que significa uma evolução tecnológica e ecologicamente correta. O manuseio do amianto pode causar problemas pulmonares e cancerígenos.

A poeira induz a vários efeitos nocivos no corpo humano, tanto pela inalação como pela ingestão.

O aparelho respiratório é o mais afetado, resultando em asmas, bronquites, limitações respiratórias crônicas, etc. Além disso, tem grande capacidade de poluir o meio ambiente.

Tendo consciência dos males que eles podem causar, a Atlas Copco preocupou-se em desenvolver esta solução inovadora.

Além disso, as pastilhas são facilmente substituídas sem necessidade de mão de obra especializada e sem necessidade de desmontagem de todo o equipamento; a troca leva em torno de 15 minutos. Daí sua importância no projeto para a garantia de um ambiente limpo e saudável para os operadores.

Em caso de falhas no sistema de ar comprimido, o freio é acionado automaticamente, mantendo a carga parada.

Se o suprimento de ar for interrompido o freio permite, ainda assim, que a carga seja recolocada no solo com toda segurança. Os freios foram projetados para serviço rápido e fácil. Não há paradas longas e os ajustes podem ser feitos facilmente, através de um parafuso externo, em poucos minutos.

Também como segurança adicional, as talhas da Atlas Copco acima de 1000 Kg já vêm equipadas com um dispositivo “protetor de sobrecarga”.

Caso haja tentativa de erguer uma carga maior que a capacidade nominal, o equipamento não é acionado.

Com esta nova linha, a Atlas Copco antecipa-se às tendências do mercado mundial, oferecendo um produto que não agride a natureza. Os equipamentos atendem a todas as exigências da CE (Comunidade Européia) e são certificados com ISSO 9002.

As talhas possuem capacidade de 250 Kg até 5000 Kg, disponíveis em cinco modelos e uma linha completa de acessórios para cada tipo de operação. Podem ser operadas em alturas que podem variar de 3 a 30 metros. Além disso, ganchos e correntes também são certificados.

Através de um sofware específico, que pode ser baixado pelo site da Atlas Copco, www.atlascopco.com.br, é possível dimensionar as Talhas, Trolleys e seus acessórios.

A empresa está situada na Av. Santa Catarina, 1.352 – São Paulo /SP, o telefone para contato comercial é (11) 5564-9144.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn