sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Em julho tem encontro dos estudantes de metalurgia e materiais

Futuros profissionais da área metalúrgica, cerca de 400 estudantes de engenharia estarão reunidos no 2º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia que será realizado, em julho, simultaneamente ao 57º Congresso Anual da ABM.

- Publicidade -

O encontro tem por objetivo preparar os universitários para o mercado de trabalho e, durante os quatro dias, eles terão a rara oportunidade de conviver com profissionais da indústria e especialistas do meio acadêmico; de debater temas que contribuirão para aumentar suas chances de empregabilidade ou orientar vocações empreendedoras; e, ainda, de iniciar sua rede de relacionamentos.

Tudo isso sem qualquer dispêndio, já que a vinda dos alunos e o próprio Encontro estão sendo patrocinados pelas empresas que apóiam o Congresso da ABM, entre elas Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, Companhia Brasileria de Metalurgia e Mineração – CBMM, Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, Gerdau, Samarco Mineração, Sobremetal e Villares.

- Publicidade -

Os universitários que participarão do 2º Enemet virão de 23 faculdades, do norte ao sul do País, o que por si só já prometeria um rico mosaico de experiências.

Entretanto, como os participantes são ultimoanistas de engenharia, a comissão organizadora do evento – formada por alunos, professores, representantes das áreas de Recursos Humanos das siderúrgicas e de eventos da ABM – está definindo uma programação com foco no mercado de trabalho.

Através de painéis, com especialistas convidados, debaterão durante um dia temas como visão empresarial da formação de engenheiro, admissão de engenheiros, qualidade de vida, empreendedorismo e educação continuada.

- Publicidade -

Outro dia será reservado a visitas técnicas a empresas do setor e, nos demais, estarão livres para participar das sessões técnicas e reuniões abertas do 57º Congresso da ABM.

O apoio das empresas patrocinadoras foi decisivo para contornar o problema econômico-financeiro dos alunos e que se constituiu em um dos fatores inibidores de uma participação maior no ano passado.

O 1º Enemet contou com cerca de 80 participantes, basicamente estudantes da UFMG e UFOP – que tiveram a iniciativa de realizar o evento e solicitaram ajuda da ABM – e de alunos das faculdades do Rio Grande do Sul, que foram patrocinados pela Gerdau.

Este ano, devido à parceria entre a ABM e as empresas, os estudantes terão gratuitamente transporte, hospedagem, alimentação, além do encontro propriamente dito e a participação no Congresso.

Cada escola define os critérios e seleção dos estudantes que participarão do 2º Enemet. Em algumas, isso está sendo feito pelos próprios estudantes, através dos diretórios acadêmicos, e, em outras, pelos professores. Por parte da ABM, a única condição é de que o aluno seja associado.

Na opinião de Fabiano Cristeli de Andrade, aluno da UFMG e que integrou a comissão organizadora dos dois encontros, o evento é muito importante para a formação profissional dos estudantes.

“É a oportunidade de entrar em contato com alguns temas que fogem do nosso ambiente acadêmico, de trocar conhecimentos com colegas de outras escolas do Brasil e de conhecer pessoas que já estão na área há muito tempo, além de poder participar do maior fórum de metalurgia e materiais da América Latina, que é o Congresso internacional da ABM”, disse Fabiano, ressaltando o quanto foi decisivo o subsídio aos estudantes.

“Sem o patrocínio, nós não conseguiríamos participar do evento, especialmente por ser em outro estado. O esforço da ABM para conseguir estes benefícios é muito válido”.

A mesma opinião é compartilhada por Tiago Falco, da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto: “o patrocínio propiciará uma maior participação dos estudantes porque muitos são interessados mas não teriam condições de tirar dinheiro do próprio bolso para bancar uma viagem dessas”.

Falco considera o encontro importante por propiciar aos estudantes conhecer o funcionamento das empresas.

Além dos dois estudantes, também Artur Santoro Júnior, da Escola Politécnica da USP e Egídio Moisés de Azevedo Chaves, da UFOP, integram a Comissão Organizadora, que é formada ainda por José Augusto dos Santos Servino, da área de recursos humanos da CST; Magno Levi A. Mendes, da Vesuvius; os professores Paulo Santos Assis (UFOP),Carlos Alberto S. Oliveira (UFSC), Jefferson Caponero (EPUSP), Marcelo Breda Mourão (EPUSP), Marcino Dias de Oliveira Júnior (UFRN), Antônio Cezar F. Vilela (UFRGS), José Carlos D´Abreu (PUC-Rio) , Sérgio Sodré da Silva (UFF), e a equipe da ABM.

O 2º Enemet, bem como o 57º Congresso Anual da ABM e a Metal Negócios – Feira de Fornecedores para a Siderurgia e Empresas Metalúrgicas, será realizado, de 22 a 25 de julho, no Convention Center do Frei Caneca Shopping, em São Paulo.

Associação Brasileira de Metalurgia

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança