sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Ferramentas e criatividade ajudam

Ao conhecer tecnicamente melhor o automóvel, o motorista consegue sair-se bem de muitas emergências.

- Publicidade -

Precisa, entretanto, usar da sua criatividade e ter em mãos uma boa caixa de ferramentas, na qual não deve faltar, além de chave de fenda, alicate e chaves de boca, uma boa tesoura, canivete, rolo de arame fino, abraçadeiras de plástico e de metal, fita adesiva plástica larga e resistente, um pedaço de mangueira, alguns parafusos e porcas de diferentes medidas e, por que não, um tubo de cola instantânea.

Às vezes ocorrem verdadeiros milagres quando o carro tem uma pane longe da oficina.

Com o pedaço de mangueira, por exemplo, pode-se substituir uma que se rompeu por estar ressecada.

Mas, dependendo da maneira que ela se rompeu, também pode ser que o quebra-galho seja feito com a ajuda da fita plástica larga e resistente.

- Publicidade -

Se o problema ocorrer no sistema de dutos do combustível, pode estar nas abraçadeiras de metal a tentativa para não ficar na estrada à espera da boa vontade de outro motorista que irá prestar socorro.

Os parafusos com porcas de diferentes medidas ou a abraçadeira de plástico, numa emergência, conseguem fixar por algum tempo um agregado qualquer do motor, tipo filtro de ar ou alternador.

A cola, por sua vez, servirá para vedar um pequeno furo no radiador ou prender uma peça pequena que se soltou, como a palheta do limpador de pára-brisa ou um dos sensores do gerenciamento eletrônico do motor.

Ao recorrer à criatividade, o motorista pode até resolver o caso de um pneu furado mesmo sem ter disponível o estepe.

Se o carro é pequeno fica ainda mais fácil: procure às margens da estrada um capim grosso e resistente e, enrolando-o o mais apertado e na maior quantidade possível, coloque-o no lugar da câmara de ar.

- Publicidade -

Com certeza o rodar do automóvel ficará comprometido, mas será possível chegar à borracharia mais próxima.

Percy Faro – Diário Online

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança