sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

ABNT denuncia “pirataria” de normas técnicas

A transparência com que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas vem conduzindo suas atividades revelou à sociedade nos primeiros meses deste ano uma situação de crise, que provocou, inclusive, seu afastamento temporário da ISO (International Organization for Standardization).

Esta situação certamente não teria ocorrido, se a principal fonte de recursos da ABNT, que é a venda de normas, não sofresse de modo brutal com a “pirataria”. A falta de ética que leva à “pirataria” de produtos, serviços e idéias tem sido denunciada pela mídia, mas isso não é suficiente. É preciso que os empresários tenham consciência de que a ABNT tem papel fundamental para a economia do País e para os seus (deles) próprios negócios, colaborando no sentido de coibir tais abusos.

A ABNT alerta para o fato de os empresários estarem sendo vítimas da “pirataria” em suas empresas, sem saber. Usar xerox, vender, comprar normas, sem ser diretamente da ABNT, é crime. Sem contar o risco de alguém estar adquirindo, fora da ABNT, cópias de normas que já se tornaram obsoletas, incorrendo em projetos mal feitos. Somente na ABNT é possível adquirir normas técnicas atualizadas e ter conhecimento de todos os avanços tecnológicos de cada área.

Aos observadores menos atentos é preciso lembrar que a ABNT é a maior rede de conhecimento do Cone Sul, com mais de 1100 Comissões de Estudos. São 12 mil técnicos, das mais variadas especialidades, trabalhando diariamente nos 53 Comitês Brasileiros de Normalização, por todo o Brasil.

Com uma tradição de 62 anos como único fórum de normalização do País e perto de 11 mil normas editadas, a ABNT representa do estrato da sociedade. É neste contexto que convocamos a sociedade brasileira e principalmente os empresários de todos os segmentos da atividade econômica a dizer “Não!” à pirataria que assola o País.

A ABNT vai continuar denunciando a falta de ética na venda de normas pirateadas, certa de que a sociedade a apóia nesta iniciativa, que tem como único objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento da normalização no Brasil!

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn