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Honda Civic Híbrido nos EUA

Usando um motor elétrico e outro a gasolina, modelo roda 21 quilômetros comum litro de combustível, o que o torna o sedã mais econômico do mundo

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A Honda apresentou recentemente nos EUA o Honda Civic Híbrido 2003, a mais nova versão do modelo líder de vendas em seu segmento naquele país.

O veículo movido a gasolina e a eletricidade está à venda no mercado norte-americano desde abril deste ano e foi projetado com a tecnologia do futuro, que proporciona excelente performance em termos de consumo e baixa emissão de poluentes.

A expectativa de vendas da Honda para o primeiro ano é de 20 mil unidades.

O Honda Civic Híbrido usa um pequeno motor a gasolina acoplado a outro a eletricidade para proporcionar o máximo em economia e desempenho.

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O consumo urbano da versão com câmbio manual é da ordem de 20 km/l, enquanto na estrada é de 21,7 km/l, significando uma melhoria de 30% em comparação com as demais versões do Civic, tornando-o, assim, o sedã para cinco passageiros mais econômico do mundo.

Segundo modelo híbrido fabricado pela Honda, o Civic Híbrido segue a concepção do hatchback Insight, o veículo mais econômico dos EUA, em que as baterias se recarregam automaticamente, sem a necessidade de uma fonte de energia elétrica externa.

O Honda Civic Híbrido conta com a nova e ainda mais avançada versão do sistema Integrated Motor Assist (IMA), ou motor de assistência integrada, com 93 cv (cavalos) de potência e um torque máximo de 16 kgfm.

O motor a gasolina de 1,3 litro de quatro cilindros e oito válvulas conta com a tecnologia i-DSI, com duas velas de ignição por cilindro, o que permite uma combustão mais eficiente e economia de combustível com baixo nível de emissão de gases poluentes.

Além disso, utiliza a tecnologia VTEC, exclusiva da Honda, que nesta versão desliga três dos quatro cilindros do motor quando há desaceleração, reduzindo o freio do motor em 50%, aumentando a quantidade de energia disponível a ser recuperada e armazenada nas baterias.

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O sistema IMA é combinado com a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission) ou com a manual de cinco velocidades.

A exemplo do Insight, o Civic Híbrido dispõe de um sistema que desliga o motor a gasolina quando o veículo está parado em um semáforo, por exemplo, ligando-o automaticamente se o condutor libera o pedal do freio ou volta a engatar a marcha, no caso da versão com câmbio manual.

Este sistema contribui para a redução do consumo de combustível e emissões de gases poluentes.

Um outro avanço significativo é a combinação da Unidade de Controle de Potência (Power Control Unit), o “cérebro” do sistema, e o conjunto de baterias em um sistema central chamado Intelligent Power Unit (IPU).

O acoplamento reduziu o tamanho do equipamento em 50% e proporcionou um formato estratégico, que permitiu sua instalação atrás do assento traseiro, com comprometimento mínimo da capacidade de carga do porta-malas e sem impacto no espaço interno.

O Honda Civic Híbrido possui freios com sistema ABS-EBD, que evita o travamento das rodas, airbags laterais e frontais, rodas de liga leve, CD player, rádio AM/FM, ar-condicionado automático, indicador de acionamento e de desempenho do IMA, acionamento elétrico dos vidros, controle de velocidade de cruzeiro, além dos demais equipamentos de série que fazem do modelo um dos mais completos do mercado norte-americano em sua categoria.

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