sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mini-Scooter elétricos trazem mobilidade com diversão e economia

Uma original e inteligente alternativa para a locomoção individual em centros urbanos, condomínios residenciais, clubes e parques públicos está chegando ao País.

- Publicidade -

Os criativos mini-scooters (motonetas) ZAG são movidos por um econômico e silencioso motor elétrico de 200 watts de potência, que permite a segura velocidade máxima de 20 km/h.

As baterias (24 volts) podem ser recarregadas em qualquer tomada residencial de 110 ou 220 V entre quatro e oito horas – dependendo do nível remanescente de carga – e garantem autonomia de até 25 km por recarga.

Com preço final ao consumidor variando de R$ 1.000 a R$ 1.200, o ZAG é uma ótima alternativa de presente de Natal para jovens com idade acima de 16 anos ou adultos.

Ele é bastante adequado para pequenos e rápidos deslocamentos como ir comprar jornal, ir à padaria ou simplesmente passear.

- Publicidade -

Nos condomínios fechados com velocidade controlada, permite um transitar seguro e dispensa totalmente as saídas para abastecimento em postos externos.

Além disso é ecológico, pois sua motorização elétrica é isenta das emissões nocivas de gases ao meio ambiente, causadas pelos propulsores a combustão interna (gasolina, diesel etc.). Esses gases provocam danos à camada de ozônio da Terra e causam o contínuo aquecimento global.

Por essa razão a motorização elétrica é a última tendência nos países mais avançados, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e outros, cujas autoridades têm incentivado ativamente sua adoção pelas indústrias automobilística e motociclística.

Condução fácil e descontraída

O mini-scooter completo pesa apenas 24 kg em ordem de marcha e vem equipado com sistema elétrico de 24 volts que inclui farol dianteiro halógeno, pisca-piscas direcionais luminosos e sonoros, luz traseira de freio e buzina.

- Publicidade -

Como não possui câmbio, assegura condução extremamente fácil e descontraída.

A tração à roda posterior é realizada por corrente. Suas compactas dimensões (102 cm de comprimento, 46 cm de largura e 101 cm de altura) e fácil semi-desmontagem permitem até que ele seja levado no porta-malas do automóvel, como estratégica alternativa de locomoção em casos de congestionamentos extremos.

O ZAG tem freios dianteiro e traseiro funcionando de forma solidária. Quando o freio é acionado por manete no guidão, um controlador central corta a alimentação elétrica do motor, que se imobiliza aos poucos e atua como freio traseiro complementar.

Os pneus são de borracha com pressão interna de ar, garantindo conforto de marcha e o transporte de condutor de até 90 kg de peso.

O painel é metálico, há indicador de carga, chave de ignição e tampa das baterias também com chave. O acabamento dos tubos do guidão e do selim é cromado, enquanto a bela carenagem tem elegante pintura metalizada.

No Brasil esses mini-scooters são comercializados pela EVBR – Veículos Elétricos do Brasil Ltda. (telefones: 11 3872-5625 e 11 9814 6852, e-mail evbr@terra.com.br), que está selecionando revendedores em todo o País.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança