sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Transmissão CVT é destaque em simpósio

A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) com aplicação ampliada em automóveis de várias marcas, nos últimos anos, foi apresentada pela ZF do Brasil no “II Simpósio Internacional da VDI sobre Tecnologia de Automotivos”.

- Publicidade -

O diretor técnico da empresa, Marco Aurélio Salvany, mostrou projeto de desenvolvimento da ZF CFT 23, para veículos de tração dianteira com motor de até 230 Nm de torque.

Considerada a transmissão do futuro, a CVT é um modelo de câmbio de variação contínua, com funcionamento de acordo com o regime de rotação do motor.

- Publicidade -

Constituída por duas polias (uma, acoplada ao motor, e outra, unida ao diferencial do veículo) no lugar das tradicionais engrenagens, elimina as mudanças de marchas e proporciona funcionamento suave e silencioso, sem os “trancos” das transmissões convencionais, além de contribuir para o menor consumo de combustível e a preservação do meio ambiente.

“As dimensões compactas, que permitem melhor aproveitamento do espaço existente no cofre do motor, e a correia metálica, livre de rupturas e com grande durabilidade, ampliarão ainda mais a utilização da CVT, como já tem ocorrido nos últimos anos”, explica Salvany.

Economia de combustível de até 14%

- Publicidade -

A nova transmissão CVT da ZF permite economia de combustível de até 14%, em relação às transmissões automática e mecânica convencionais, em uso misto (transito urbano e rodoviário).

Em desempenho a CVT mostrou-se cerca de 10% melhor, em aceleração e retomadas de velocidade.

Segundo o executivo da ZF, o projeto aponta os próximos desafios: melhorar a eficiência mecânica, especialmente da bomba e da correia, para permitir a sua utilização em veículos com motores de maiores torque e potência, e calibração orientada por NVH (Noise, Vibration and Harshness – ruído, vibração e aspereza).

Com esse objetivo, a divisão de Transmissões da ZF desenvolveu um novo sistema “Mechatronic”, com componentes eletrohidráulicos.

O sistema eleva os níveis de qualidade e confiabilidade, com a redução das tolerâncias elétricas e nível de operação de montagem.

Uma nova bomba de êmbolo, com instalação em linha atrás do conversor de torque, apresenta reduz o consumo de energia e contribui para a eficiência global do veículo.

Realizado pela VDI – Associação Técnica Brasil Alemanha – o evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, no Instituto de Engenharia, na cidade de São Paulo (SP).

Além da ZF, também participaram empresas como Volkswagen, BMW, Daimler-Chrysler e Bosch, entre outras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança