segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

GMB apresenta mais um carro conceito: o Chevrolet Journey

Um ensaio sobre como será um utilitário esportivo no futuro próximo: esse é o Chevrolet Journey, um carro conceito desenvolvido pelo Design da General Motors do Brasil para o Salão Internacional do Automóvel 2002.

Um veículo arrojado que desafia as atuais classificações, oferecendo um interior versátil e com muito espaço, mesmo tendo dimensões exteriores compactas.

Com o desafio de desenhar um veículo combinando harmonicamente utilidade e flexibilidade, a GM do Brasil trabalhou com linhas que definem um perfil fortemente gestual, oferecendo, ao mesmo tempo, características de uma “sport wagon” e de um utilitário esportivo.

O estudo de design brasileiro, iniciado em janeiro deste ano, traz conceitos únicos em uma nova linguagem de design, representada em um protótipo de fibra de vidro na cor cinza perolizada, que adquire nuanças esverdeadas, de acordo com a iluminação.

O Chevrolet Journey surpreende pelo seu design moderno, arrojado e funcional, esculpido de forma harmoniosa e agressiva.

“Este veículo foi concebido para superar o tradicional desenho de duas caixas dos utilitários esportivos atuais com uma proposta mais dinâmica, proporcionando o máximo de versatilidade. Trabalhamos de forma ousada com linhas agressivas que transmitem força e esportividade”, destaca David Rand, diretor de Design da GMB.

O Chevrolet Journey foi desenvolvido sob critérios que podem torná-lo tecnicamente viável de ser construído, visando novas tecnologias e conceitos de iluminação (faróis e lanternas) e de arquitetura, mas sua produção não está, por enquanto, nos planos da montadora.

Projeto viável

Com 4.380 milímetros de comprimento, uma longa distância entre-eixos (2.703 milímetros), altura e largura de 1.606 e 1.778 milímetros, respectivamente, o Chevrolet Journey é um veículo realmente único.

Seu design singular é ressaltado pelo diâmetro das rodas, de 18 polegadas, e pneus na medida 235/50 R18.

Equipe brasileira de design – A equipe de Design da GMB é formada por 70 funcionários entre os quais 25% são designers formados nas universidades brasileiras e alguns treinados nas operações da GM nos Estados Unidos e Europa, que trabalham de maneira integrada.

Os profissionais do departamento de Design da GMB operam com total autonomia e liberdade na criação de projetos, subordinada apenas ao presidente da companhia.

Os designers contam com equipamentos de design automotivo de última geração – softwares onde são criadas as superfícies para desenvolvimento do futuro modelo e que interpretam essas informações com precisão absoluta em superfícies perfeitas que praticamente eliminam a ocorrência de eventuais problemas de manufatura, por meio de um trabalho de engenharia simultânea.

A equipe que trabalhou no Chevrolet Journey foi orientada por Nelson Barros, gerente de Design da GMB, sob a direção de David Rand.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn