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Novo Jaguar S-Type chega comrequinte aprimorado e fôlego apimentado

Nova edição do sedã da marca inglesa exibe tecnologia de ponta e ganha versão V8

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O novo Jaguar S-Type chega ao Brasil trazendo na bagagem uma série de inovações que realçam ainda mais a sofisticação que sempre acompanha os modelos da marca.

Agora, além da versão V6 3.0 litros, o modelo ganha uma versão V8 4.2 litros.

Por fora, em uma análise rápida, a impressão é de que pouca coisa mudou na nova família S-Type.

E realmente, o visual externo, sofreu apenas alguns retoques que deixaram o carro ainda mais charmoso.

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Os principais atributos do novo sedã, porém, estão mesmo sob a carroceria. Entre as muitas novidades estão o interior redesenhado, suspensão com nova geometria e recursos de última geração como o câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico e airbags laterais do tipo cortina.

O modelo é produzido na fábrica de Castle Bromwich, na cidade de Birmingham, Inglaterra, e conta com mais de 135 mil unidades vendidas em todo o mundo.

Requinte aprimorado – O interior do S-Type foi totalmente redesenhado. Atendendo a antigos pedidos de clientes, a Jaguar adotou um novo console central, entre os bancos dianteiros, de apelo mais clássico e inspirado no console da clássica linha XJ8.

Os bancos também exibem novo visual, com uma estrutura mais leve e resistente, feita em liga de magnésio.

O mesmo tipo de material foi adotado no painel, que traz agora instrumentos com novo grafismo e iluminação verde “Jaguar”.

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No novo S-Type, os pedais ganharam regulagem elétrica de profundidade, que junto com os comandos, também elétricos, da coluna de direção e do banco facilitam ainda mais a tarefa de encontrar a posição ideal para dirigir.

Esse Jaguar ainda oferece a possibilidade de se guardar em um mesma memória os ajustes pré-selecionados dos bancos, coluna de direção, retrovisores externos e pedais.

A versão V8 4.2 litros possui os retrovisores externos equipados com sistema eletrocrômico, que já equipava o retrovisor interno.

Esse novo equipamento privilegiou o conforto e a segurança nas viagens noturnas, já que os espelhos escurecem, automaticamente, sempre que são atingidos por farol alto, o que impede o ofuscamento provocado por outros veículos.

Essa versão V8 ainda vem equipada com uma persiana no vidro traseiro com acionamento elétrico.

Além dos novos recursos, o Jaguar S-Type manteve o requintado pacote de itens de conforto e praticidade que caracterizam os automóveis da marca Inglesa.

O interior é um capítulo à parte: é todo forrado em couro, proveniente de fornecedor exclusivo da marca.

O gado é cuidadosamente criado em planícies para não desenvolver musculatura e sem árvores ou cercas de arame farpado para evitar marcas no couro, que aliado ao esmero na manufatura da matéria prima garante a aparência, aroma e agradabilidade ao toque do couro Jaguar.

O painel possui acabamento em madeira, que combina com a moldura das portas e volante, garantindo ao S-Type uma identidade única, haja vista que os veios da madeira, assim com as digitais humanas, são individuais.

O volante traz os comandos do piloto automático e do sistema de som, que aumenta o volume automaticamente de acordo com a velocidade do veículo e é composto por CD Player no painel e CD Player Autochanger com capacidade para seis discos no porta-malas.

O ar condicionado eletrônico automático oferece seleção de temperatura interna distinta para motorista e passageiro e saídas de ar inclusive para o banco traseiro. Para quem prefere um maior contato com a natureza, o S-Type dispõe de teto solar elétrico.

Outra comodidade é o sensor de chuva, que aciona os limpadores de pára-brisa sempre que necessário e adequa o seu funcionamento à velocidade do carro e à intensidade da chuva; bem como os faróis automáticos que ascendem quando a luminosidade é baixa.

O motorista também conta com o auxílio do controle eletrônico de estacionamento, que, ao engatar a marcha a ré emite um aviso sonoro para alertar sobre a proximidade de algum obstáculo.

Arrojo lapidado – Externamente, as mudanças visuais não foram tão contundentes quanto às empregadas no interior, mas foram importantes para ressaltar o estilo retrô-futurista do S-Type.

As principais alterações em relação ao modelo anterior são a grade dianteira que passou a incorporar o tradicional emblema da marca, a face do gato, que antes ficava no capô.

Os espelhos retrovisores e as rodas de liga-leve também ganharam novo desenho, ainda mais arrojado. O carro ganhou também novas cores, ainda mais elegantes.

Segurança prioritária – O novo S-Type chega ainda mais seguro, começando pelo fato de ter uma estrutura 10% mais rígida que seu antecessor.

Os airbags frontais e laterais ganham o reforço do airbag do tipo cortina, que cobre toda a lateral do carro e protege tanto os ocupantes da dianteira quanto do banco traseiro.

Além disso, os airbags frontais passam a ser de duas fases e os cintos de segurança traseiros de três pontos agora têm pré-tensionadores.

Além de um número maior de bolsa infláveis, o novo Jaguar foi equipado com o A.R.T.S. (Adaptive Restraint Technology System).

Esse sistema possui um sensor de ultrasom que coleta informações como a posição do motorista em relação ao volante, o peso do passageiro do banco dianteiro, se ambos estão usando cinto de segurança e a severidade do impacto durante um acidente.

Com base nestes dados, o A.R.T.S. dimensiona a velocidade de explosão do airbag de acordo com cada situação específica.

Tudo para diminuir os riscos de lesões, em caso de acidente de trânsito, provocadas pelo próprio acionamento das bolsas infláveis.

Nos casos de choque frontal, os ocupantes da dianteira do novo S-Type ainda contam com o sistema ativo de absorção de impacto dos bancos.

O correto posicionamento dos apoios de cabeça e o desenho dos encostos reduzem os riscos de lesões no pescoço e coluna, ao absorver parte do impacto de retorno do corpo ao banco, após a batida.

Nas situações de colisão na traseira do Jaguar, dependendo da severidade do impacto, do peso do ocupante e sua posição naquele momento, o encosto dos bancos dianteiros também inclina um pouco para trás, diminuindo o movimento brusco que geralmente atinge a cabeça e as costas, neste tipo de choque.

No campo da segurança ativa, um dos destaques do novo S-Type são os freios ABS com Panic Brake Assist (PBA).

Esse sistema entra em ação em situações de frenagem emergencial, em que o motorista entra em pânico e muitas vezes não freia na medida necessária para o carro parar com segurança.

A partir da velocidade com que o motorista pisa no pedal de freio, o PBA identifica a necessidade de aumentar ou não, automaticamente, a ação dos freios.

Outros dos muitos sensores que o S-Type carrega são os do controle eletrônico de estabilidade DSC (Dynamic Stability Control), que evita derrapagens, seja naquelas em que o veículo sai de frente ou de traseira.

Informações sobre posição do volante, velocidade das rodas, aceleração lateral, quantidade de torque despejado para as rodas são enviadas para o DSC, que monitora, constantemente, se o carro está tomando uma trajetória diferente da pretendida pelo motorista.

Se necessário, o controle de tração atua em conjunto com o ABS para que o carro mantenha a trajetória correta e o motorista tenha o comando total do veículo com segurança.

Alma felina – O novo S-Type chega ao Brasil com duas opções de motorização: uma V6 e outra V8.

Ambas têm bloco e cabeçote em alumínio e contam com recursos de última geração, como comando de válvulas variável e coletor de admissão de geometria variável, que otimiza o torque em um regime maior de giros.

Além disso, essas características também contribuem para a redução de emissão de poluentes e do consumo de combustível.

O propulsor de seis cilindros tem 2.967 cm³ com 240 cv de potência e torque de 30,6 kgf.m, suficientes para levar o sedã aos 233 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 s.

Já o motor V8 têm 4.196 cm³, de alimentação aspirada, gera 300 cv e torque de 42,8 kgf.m, que garantem ao S-Type uma máxima de 250 km/h, limitados eletronicamente, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 s.

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