Seguindo a filosofia de oferecer ao mercado o que de melhor pode ser feito em cada segmento, o Polo Sedan passa a ser a referência mundial entre os sedans de sua categoria.
Com design irretocável, acabamento aprimorado, bem estar e conforto a bordo não encontrados em veículos dessa categoria, e ainda segurança e desempenho, o Polo Sedan é um dos grandes destaques do Salão Internacional do Automóvel 2002.
Esse é o lançamento mundial do modelo que será produzido exclusivamente na fábrica Nova Anchieta e exportado para diversos países, inclusive Europa.
Isso mostra que o novo Polo Sedan é um carro de padrão mundial e nasceu como um modelo diferenciado e não apenas transformado de hatch em sedan, como é comum.
Desde o início de seu projeto ele foi concebido para ser um sedan de categoria superior, incorporando todos os aspectos positivos, tecnológicos e de satisfação que o primeiro carro da família Polo trouxe.
Da coluna B até o pára-choques traseiro tudo é absolutamente novo e sem adaptações. Muito pelo contrário, ele traz inovações. Externamente o Polo Sedan é 28,2 cm maior que a versão hatch.
As linhas externas do novo Polo Sedan são marcantes e o definem como um Volkswagen da mais pura linhagem. A curva em arco do teto, as linhas limpas do capô, a inclinação do pára-brisa e o conjunto de faróis redondos com refletores de parábola complexa conferem um visual encorpado, forte e robusto ao modelo.
Somados ainda a linha de cintura alta e o porta-malas elevado, evidenciando o terceiro volume do carro, tornam o Polo Sedan o veículo com estilo mais moderno de sua categoria e comparado até mesmo a modelos superiores.
Visto de traseira é possível perceber a personalidade própria do Polo Sedan. A suave inclinação da tampa do porta-malas, lanternas horizontais com cantos arredondados que invadem o pára-lamas e pára-choques largo mostram suas tendências inovadoras.
“O Polo Sedan foi sempre aprovado com a nota máxima em todas as clínicas a que foi submetido”, explica Luiz Alberto Veiga, gerente da área de Design & Package da Volkswagen do Brasil, comprovando a maturidade alcançada pelo departamento de Estilo.
A precisão de encaixes dos diversos componentes da carroceria, como portas, capô e porta-malas, a ausência de frisos no teto e o assentamento perfeito dos vidros foram obtidos pela nova concepção da fábrica Anchieta, que é totalmente informatizada e com aperfeiçoamentos tecnológicos poucas vezes empregados em uma fábrica de automóveis.
Lá, 400 robôs fazem o trabalho de montagem, solda e checagem de ajustes por sistema laser.
Em relação aos concorrentes diretos, o Polo Sedan é em média 36 mm mais comprido, 15,5 mm mais largo e 55 mm mais alto.
Ou seja, além de ser o veículo de maior tamanho em sua categoria, tem porte equivalente a concorrentes de categoria superior.
Mesmo em sua versão de entrada, o novo Polo Sedan traz de série direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, regulagens da coluna de direção e do banco do motorista, vidros verdes e pára-brisa degradê, rodas de 14″ com pneus 185/60 e brake-light.