sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Chip faz carro da GM obedecer a comando de voz

Parceria entre PI Componentes, FEI e Instituto Genius viabiliza sistema de comando de voz em um Vectra

- Publicidade -

Você já se imaginou frente a frente com um carro, onde ao invés de utilizar as chaves ou comandos wireless, simplesmente solicita que a porta seja aberta? Ou ainda que abra os vidros? Acenda os faróis? Tudo isso apenas “falando”, sem necessidade de apertar qualquer botão ou trava? Há cerca de 10 anos, isso poderia ser a descrição de uma cena de ficção. Entretanto, há alguns meses, isso é realidade e… no Brasil.

Tudo começou no primeiro semestre deste ano a partir da iniciativa de um grupo de alunos e professores da Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, que se uniu ao Instituto Tecnológico Genius, da Gradiente, com a proposta de desenvolver uma aplicação para a tecnologia de comandos de voz em português desenvolvida e disponibilizada pelo instituto.

- Publicidade -

“No mundo já existia essa solução, porém, em outros idiomas. Considerando-se o avanço nas pesquisas brasileiras e o nosso nível de conhecimento industrial, chegamos a conclusão de que deveríamos desenvolver uma aplicação. E que a utilização em um carro seria a mais adequada”, explica Renato Giacomini professor da FEI e mentor do projeto.

Com o apoio da GM, que cedeu um Vectra top de linha, foi possível viabilizar a experiência. Todo o desenvolvimento do projeto foi suportado pela tecnologia FLEX, um componente de lógica programável da ALTERA, que disponibilizou recursos de um programa de qualificação profissional por meio do “PUPI – Programa Universitário da PI Componentes “, mantido na FEI em parceria com a PI, distribuidora exclusiva da fabricante no Brasil.

Com a utilização da tecnologia ALTERA, a aplicação foi finalizada em apenas quatro meses, cerca de 50% a menos de tempo do que projetos baseados em outras plataformas.

- Publicidade -

O carro foi modelado pelo grupo da FEI usando máquinas de estado, que foram traduzidas para VHDL (Very High Speed IC Hardware Description Language) e implementadas num componente FLEX 10K20, que controla um conjunto de circuitos de acionamento que interferem diretamente nos motores, lâmpadas e relés do circuito elétrico do veículo.

Assim, os comandos podem ser transmitidos diretamente por qualquer pessoa, o que elimina a necessidade de “treinamento prévio” do equipamento, como ocorre com sistemas mais antigos de reconhecimento da fala.

Uma frase curta, com um verbo e um predicado pré-estabelecidos, faz funcionar as travas das portas, o pisca alerta, as setas de direção, os vidros, a luz interna, as lanternas, faróis (altos e baixos), ou sistema de ventilação, entre outros.

Na análise do professor, o sucesso do projeto, cuja qualidade atende a padrões internacionais, é apenas uma amostra da capacidade técnica que o País ainda tem a explorar no segmento de microeletrônica.

“Parcerias como as estabelecidas entre as GM, FEI e Genius, aliadas a programas de qualificação profissional como os da ALTERA-PI Componentes, são exemplos a serem seguidos pela iniciativa privada para o pleno desenvolvimento de todo potencial brasileiro”, conclui.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança