sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Nova versão do robô Honda Asimo é capaz de interagir com pessoas

Tecnologia empregada permite interpretar posturas e gestos, identificar pessoas e nomes, movimentar-se na direção indicada e fornecer informações

- Publicidade -

A Honda apresentou recentemente no Japão uma nova versão do robô humanóide Asimo, cuja “inteligência” permite interpretar gestos e movimentos humanos.

A habilidade de interagir é o principal destaque. Ele pode cumprimentar pessoas, acompanhá-las, mover-se na direção que elas indicam e ainda reconhecer seus rostos e localizá-las pelo nome.

- Publicidade -

Além disso, utilizando ferramentas como a Internet, o Asimo pode fornecer informações enquanto executa diferentes tarefas. É o primeiro robô do mundo a possuir capacidades tão amplas.

Usando uma micro-câmera em sua cabeça, o Asimo pode detectar os movimentos de objetos, calcular distância e direção. Ele também pode seguir movimentos de pessoas com a câmera, acompanhá-las e cumprimentá-las quando se aproximarem.

Baseado nesses dados, o robô pode interpretar o posicionamento e o movimento de uma mão, reconhecendo posturas e gestos. Assim, ele reage não só a comandos de voz, mas também a movimentos naturais dos seres humanos. Ele também retribui apertos de mão e responde a acenos.

- Publicidade -

O Asimo identifica a posição de obstáculos e pessoas e evita colisões quando algo aparece subitamente em sua frente, além de reconhecer objetos imóveis pelo caminho e mover-se ao redor deles.

O robô também é capaz de identificar a origem dos sons, distinguindo-os de vozes, reconhecer quando seu nome é chamado, dirigir-se à pessoa que o chamou e gravar os rostos de dez pessoas diferentes, mesmo quando estiverem em movimento.

Em virtude de sua capacidade, o Asimo é encarregado de receber os visitantes na matriz da Honda no Japão. Ele cumprimenta, fornece informações institucionais, transmite mensagens e fotos, além de guiar as pessoas pelo local.

Acessando informações pela Internet, o Asimo pode ainda tornar-se provedor de notícias e de boletins meteorológicos ou responder a outras questões. A partir de janeiro de 2003, a Honda planeja alugar a nova versão do Asimo para órgãos públicos e empresas privadas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança