sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

PST Eletrônica produz o 100.000º painel para a DaimlerChrysler do Brasil

A PST Eletrônica, empresa de Campinas conhecida no país por meio da marca Positron, líder em alarmes, está mostrando ao mercado todo seu potencial de tecnologia e segue em pleno crescimento também na área de fornecimento de produtos para montadoras.

- Publicidade -

Um grande exemplo é a parceria entre a DaimlerChrysler do Brasil e o Grupo Stoneridge, do qual a PST faz parte, que comemorou em 2002 a fabricação do 100.000º painel de instrumentos para ônibus e caminhões da montadora no Brasil.

A PST lidera esse projeto desde 2000, sendo responsável pelo sucesso da total transferência da produção dos EUA, da Pollak TED, também do Grupo, para o Brasil, inaugurando a nova linha de produção dos painéis na fábrica da PST em Campinas.

Das 100 mil unidades fabricadas, a PST foi responsável por 55 mil peças. A produção mensal chega a 3 mil unidades, que são entregues pelo sistema “just in time” duas vezes ao dia, diretamente na linha de montagem da DaimlerChrysler, em São Bernardo do Campo.

“Atualmente, cerca de 90% dos caminhões da DaimlerChryler são equipados com os nossos painéis. As peças entram diretamente na linha de produção e isto demonstra a confiança depositada pela montadora em nosso trabalho e na nossa qualidade”, diz Angelo Indelicato Filho, gerente de OEM (área de fornecimento direto de produtos para montadoras) da PST.

- Publicidade -

Outro fato importante são as exportações crescentes para o Mercosul e México, equipando veículos da DaimlerChrysler.

Na Argentina, 100% dos ônibus montados têm painéis da empresa. Para o mercado mexicano, fornece painéis para a maioria dos chassis de ônibus, que após a montagem são vendidos também para os Estados Unidos. Do total, cerca de 20% dos painéis produzidos pela PST são destinados a esses países.

A qualidade da PST foi reconhecida pela DaimlerChryler no prêmio InterAção 2001 como a melhor fornecedora de produtos eletroeletrônicos.

A inspeção de qualidade dos painéis eletrônicos da PST Eletrônica para a DaimlerChryler reúne modernidade, rapidez e eficiência. Na linha de montagem da unidade Campinas, um equipamento que dispõe de um sistema de visão artificial verifica eletronicamente 100% dos painéis, em poucos segundos.

São inspecionados todos os componentes como velocímetro, odômetro, conta-giros, indicador de pressão do ar e indicador de seta e faróis, fazendo a leitura do painel e testando a calibragem de cada dispositivo.

- Publicidade -

Grande parte do sucesso, além da tecnologia, é o fato de a PST ter plena capacidade de produção e total interação entre as diferentes áreas do processo.

O compromisso com a qualidade também está nas certificações conquistadas, como a QS 9000, um dos mais importantes padrões de qualidade exigido pelas indústrias automotivas no mundo, e a adequação à versão 2000 da norma ISO 9001.

“Os laços entre a DaimlerChryler e a PST estão cada vez mais sólidos. Temos muitos projetos juntos em andamento, para serem lançados no mercado brasileiro no início de 2003, prometendo apresentar grandes inovações. É um orgulho para nós essa parceria”, completa Angelo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança