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Curta as férias com as dicas de manutenção e segurança da Renault

O frio aconchegante do inverno e a alegria das férias escolares, dois ingredientes que, misturados, são um incentivo para colocar o “pé na estrada” na busca de um momento de descontração.

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A Renault do Brasil dá algumas orientações para aproveitar as férias de julho com todo o conforto, comodidade e segurança.

Antes de sair em viagem, o motorista deve verificar as condições e o nível de desgaste dos principais equipamentos mecânicos e elétricos do veículo.

O primeiro item a ser examinado é o estado dos pneus. O desgaste dos sulcos não deve ser inferior a 1,5 mm e a pressão correta dos pneus deve ser verificada semanalmente, de preferência na parte da manhã, pois, com o passar do dia, a temperatura ambiente sobe, provocando alterações.

Para o transporte de cargas pesadas, recomenda-se calibrar os pneus com a pressão máxima estabelecida pelo manual do proprietário.

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O estepe também merece cuidado especial.

“Além de estar em perfeitas condições de conservação, o mesmo dever estar calibrado com algumas libras a mais de pressão”, explica Marcelo Pereira, gerente de Qualidade da Rede da Renault do Brasil.

O motorista deve ficar atento quanto a trepidações no volante, “cantadas” de pneus nas curvas e se o veículo está “puxando” para um dos lados.

Esses sinais significam que o conjunto roda/suspensão pode estar desalinhado ou desbalanceado.

As palhetas dos limpadores de pára-brisa devem ser verificadas e substituídas no caso de apresentarem ruídos ou perderem eficiência quanto a limpeza do vidro. Este cuidado evita avarias no pára-brisa e, ao mesmo tempo, garante a visibilidade sob chuva.

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As suspensões dianteira e traseira são responsáveis por garantir a dirigibilidade e o conforto dos ocupantes do carro, absorvendo as irregularidades do terreno e contribuindo para a estabilidade.

Ruídos, instabilidade do carro e perda de aderência são sinais de que os amortecedores (componentes que sofrem o maior desgaste), molas, braços oscilantes ou algum outro componente devem ser substituídos.

“Se a suspensão não estiver ajustada, um movimento rápido do volante pode resultar em perda da direção”, alerta Marcelo Pereira.

Outro item essencial é a checagem do sistema de freios. As pastilhas e discos devem estar funcionando perfeitamente. O nível e o prazo de validade do fluido de freio também merecem uma atenção especial.

Os carros que carregam muito peso ou que são conduzidos mais esportivamente sofrem maior desgaste.

“O fluido de freio empurra o sistema que faz o veículo frear. Caso a quantidade do fluido não seja suficiente, a água presente na tubulação evapora, formando bolhas que diminuem a eficiência do freio”, informa Pereira. A troca do fluido é recomendada a cada 80 mil km ou dois anos.

Os níveis de óleo do motor, do líquido do radiador e do reservatório de água para limpeza do pára-brisa também devem ser verificados. Ao viajar para regiões mais frias, o cuidado deve ser redobrado com o líquido do radiador.

“É indispensável que o motorista utilize um aditivo adicionado à água do radiador. Este produto evita o superaquecimento do carro, impede o congelamento da água do sistema de arrefecimento em baixas temperaturas, além de reduzir a oxidação dos componentes do sistema, entre os quais tubos e dutos internos do bloco do motor”, esclarece Marcelo Pereira.

Ele alerta, ainda, para a necessidade de levar o veículo a uma concessionária se forem encontradas manchas ou líquido no piso da garagem, pois este pode ser um indício de vazamento.

Outro ponto que exige atenção redobrada é o sistema elétrico. Verifique o nível de carga da bateria, além do funcionamento do desembaçador traseiro e dos faróis.

“Caso as luzes e lanternas estejam desreguladas ou queimadas, o veículo não estará devidamente iluminado e sinalizado, o que pode ser perigoso, principalmente sob chuva ou neblina, situação mais freqüente no inverno”, explica Pereira.

Com todos os componentes mecânicos e elétricos verificados, não se esqueça de checar o estado dos equipamentos obrigatórios, entre os quais: validade e carga do extintor de incêndio, triângulo, chave de roda, chave de fenda, macaco, cintos de segurança dianteiros e traseiros, etc., além da documentação do veículo (licenciamento), do seguro (se possuir) e do motorista (carteira de habilitação).

Agora que você já fez a revisão básica do seu veículo e dispõe de todos os documentos e equipamentos obrigatórios, a Renault do Brasil preparou algumas dicas de condução e de segurança no trânsito, visando aumentar o conforto e evitar fadiga e aborrecimentos durante sua viagem.

Fique atento aos mostradores luminosos do painel de instrumentos. Essas luzes indicam ao motorista que há algum problema no sistema elétrico, lubrificação, freios ou no funcionamento do motor.

Por isso, ao notar uma dessas luzes acessas, leve imediatamente o seu veículo a uma concessionária para a verificação do problema e a realização dos reparos necessários.

Preste atenção em como você está dirigindo. O tipo de condução influencia no consumo de combustível e no desgaste das peças do veículo.

Dirigir de forma moderada, sem freadas e acelerações bruscas é o ideal.

Mantenha-se também a uma distância segura do veículo à sua frente, principalmente quando estiver chovendo ou em um trecho com cascalhos (isso evita danos na pintura ou a quebra do pára-brisas).

O que você veste para dirigir, seja no verão ou no inverno, é mais importante do que parece.

Além do bem-estar, o vestuário correto e confortável garante a agilidade dos reflexos em situações de emergência, como desvios de direção.

Não ultrapasse os limites de velocidade. Além do quesito segurança, vale lembrar que há mais de um ano o sistema de cobranças de multas está integrado nacionalmente.

Ao cruzar fronteiras com outros países, não deixe de consultar a legislação local, o que pode para evitar constrangimentos.

Alguns equipamentos não exigidos no Brasil são obrigatórios nos países vizinhos. No Chile, por exemplo, a legislação exige que o carro possua dois triângulos.

Já na Argentina, a lei pede, além dos dois triângulos, o porte de um ‘cambão’, espécie de barra de ferro para o reboque de veículo avariados.

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