quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

EXPO 2005 estará apresentando sistemas futurísticos de trânsito

A Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2005 (The Japan Association for the 2005 World Exposition) e a Toyota Motor Corporation (TMC) anunciaram ter ingressado num projeto conjunto para oferecer transporte no local para a Exposição Mundial de 2005 (2005 World Exposition) em Aichi no Japão, utilizando avançadas tecnologias de transporte.

- Publicidade -

A movimentação dos visitantes dentro da área de Nagakute da EXPO 2005 será facilitada pelo Sistema Inteligente de Trânsito Diversificado (Intelligent Multimode Transit System – IMTS) da TMC, que apresenta veículos não acoplados mecanicamente movimentando-se em grupos.

Enquanto isso, os ônibus híbridos de célula de combustível acionada por hidrogênio, desenvolvidos pela TMC auxiliarão na movimentação entre as áreas de Nagakute e Seto.

- Publicidade -

Através do acordo, a TMC desenvolverá e fornecerá os veículos, enquanto que a Associação desenvolverá a infra-estrutura relacionada, operando e administrando o sistema.

Devido o projeto envolver a primeira operação em escala total do IMTS sem trilhos, mas semelhante ao trem, a Associação obteve permissão do governo japonês para operação de veículo em estrada de ferro.

Como o objetivo da EXPO 2005, a ser realizada de 25 de março a 25 de setembro de 2005, é de propor um novo modelo social global para o século vinte e um, a Associação tem estudado sistemas futurísticos de trânsito, em concordância com a ecologia, que fossem seguros, confortáveis e agradáveis para viajar.

- Publicidade -

Enquanto isso, a TMC foi perspicaz em oferecer as pessoas uma experiência em primeira mão do IMTS como um sistema de trânsito urbano da próxima geração e da eficiência e potencial de veículos com célula de combustível.

Com o trabalho em andamento através da companhia Aichi Rapid Transit Co., Ltd. para iniciar o primeiro serviço linear de carro a motor em levitação magnética do Japão (Transporte de Superfície em Alta Velocidade) (High Speed Surface Transport, ou “Linimo”) como um meio de acesso à área de Nagakute, a utilização do IMTS e dos ônibus híbridos de célula de combustível possibilitarão que os visitantes da EXPO 2005 experimentem sistemas futurísticos de trânsito em massa viajando para, entre, e dentro das áreas de exposição do evento.

O IMTS está baseado na mais avançada tecnologia de Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems) e permite uma operação automática, não tripulada, e operação em grupos (diversas unidades movimentando-se em formação de fila em velocidades unificadas) de ônibus em estradas dedicadas, ou então uma operação manual em estradas comuns.

O sistema agrupa a pontualidade, velocidade e capacidade de trens com a eficiência econômica e a flexibilidade do ônibus. O ônibus híbrido de célula de combustível opera em motores acionados por células de combustível supridas por hidrogênio em alta pressão e uma bateria híbrida secundária de níquel-metal.

Diferente dos veículos abastecidos com gasolina e diesel, este sistema não emite dióxido de carbono ou outras substancias tóxicas, possuindo uma elevada eficiência em energia, e é super quieto.

FONTE: Japan Association for the 2005 World Exposition

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança