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Manter os amortecedores em dia é questão de segurança

TARCISIO DIAS

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Desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão, automóvel com mais de 50 mil quilômetros e maior distância para frenagem são sinais de que a vida útil do amortecedor está comprometida.

A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, recomenda aos proprietários de veículos realizarem uma revisão freqüente do equipamento para evitar desconfortos tanto na cidade como nas estradas, principalmente no mês de julho, período em que muitas famílias fazem viagem de férias.

A boa condição dos amortecedores é fundamental para garantir a segurança de quem está a bordo do automóvel.

O equipamento é responsável por manter o contato permanente entre o pneu e o solo.

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“Se a peça apresentar qualquer anormalidade não vai desempenhar a sua função corretamente e, consequentemente, colocará o veículo e seus ocupantes em risco. Por este motivo, a Monroe recomenda que a primeira revisão dos amortecedores aconteça após 40 mil quilômetros e a troca preventiva ocorra depois dos 50 mil quilômetros”, explica Ivo Izidoro da Silva, gerente de Treinamento e Eventos da Monroe.

Em uma estrada, os amortecedores se comprimem, em média, 2.625 vezes a cada quilômetro percorrido, o que corresponde a 105 milhões de ações estabilizadoras a cada 40 mil quilômetros.

“O tipo de piso e as condições de uso do amortecedor influenciam no estado de conservação do equipamento. Se o veículo for muito utilizado em estradas de terra, por exemplo, sua vida útil será reduzida em aproximadamente 15%”, finaliza Silva.

Segurança

Estudos da Polícia Rodoviária Federal apontam que dos 106.399 ocorridos em 2002, 3.821 foram por problemas mecânicos no veículo.

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Para que o motorista não passe por nenhuma situação de risco nas estradas, a Monroe realiza constantemente diversos pit stops, que mostram as condições dos quatros amortecedores do carro.

O consumidor também pode fazer essa checagem, gratuitamente, em qualquer revendedor Monroe Club.

Para mais informações sobre a localização das lojas e locais de pit stop, é só ligar no telefone 0800-166004 (ligação gratuita).

Audi produz 100.000 A6 na China – A Audi acaba de atingir outro marco histórico na China: a produção do Audi A6 de número 100.000 na planta de Changchun. O veículo foi o primeiro sedan de luxo a ser produzido no país, desde setembro de 1999.

O sucesso do Audi A6, comprovado pela contínua demanda anual, é uma contribuição essencial para a posição de liderança da Audi no mercado chinês de automóveis premium.

Em maio, a Audi atingiu um recorde e entregou 6.000 unidades. Até esta data, a Audi já comercializou 23.500 carros na China, um crescimento de 92% em relação ao ano interior.

Audi cria site para compra de usado – Pensando em facilitar ainda mais a vida de seus clientes, a Audi acaba de criar um site exclusivo para atender os compradores de modelos usados com a garantia Qualified.

Como se sabe, todo modelo colocado à venda com essa chancela tem as mesmas vantagens de um zero-quilômetro, asseguradas por escrito.

O site tem indicações detalhadas sobre o carro, como placa, quilometragem, preço de venda, nome, endereço e telefone do concessionário.

“Tudo às claras, bem transparente, como manda a cultura Audi”, diz o gerente de seminovos da Audi, Marco Borrs, acrescentando que, se o cliente estiver interessado em determinado modelo, pode marcar hora para conhecê-lo na concessionária ou pedir que o levem até ele.

Ao acessar  www.audi.com.br, clique em Seminovos, depois em Qualified. Informe-se sobre o Programa Qualified e, então, clique em Estoque.

Nessa página, a tela permite escolher marca, modelo, cor, mecânica, número de portas, ano/modelo.

A página seguinte relaciona os carros em estoque. Clicando em um deles, surge a tela com preço, quilometragem, placa, dados do concessionário. Havendo interesse, é só ligar e marcar hora para conhecê-lo.

Unidade Bosch São Paulo conquista certificação IS0 14.001

A Unidade fabril da Robert Bosch em São Paulo é uma das mais novas fábricas com a certificação ISO 14.001.

Localizada no bairro de Santo Amaro, a planta já possuía processos internos de gestão ambiental, fundamentados no Sistema de Ecogestão e Auditoria SEGA, desenvolvido mundialmente pela empresa, e que garantiram a base necessária para a conquista da certificação da ISO 14.001.

A Unidade São Paulo abriga a produção de motores elétricos para acionamento de vidro limpador de pára-brisa, motor de arrefecimento, máquinas de embalagem e remanufatura de alternadores.

Integrada à comunidade local, esta planta promoveu ao longo dos anos mudanças em suas instalações e em seus processos fabris com o objetivo de não provocar impactos de ruído, vibração ou emissões no ambiente.

Citroën apresenta bons resultados no primeiro semestre de 2003

Registrando um novo recorde de vendas pelo sexto ano consecutivo em 2002, com 1.312.000 unidades comercializadas mundialmente, a Citroën continua fortalecendo sua posição nos principais mercados nos primeiros seis meses de 2003.

A marca vendeu 726.000 veículos de janeiro a junho deste ano, com um crescimento de 10,7% sobre o mesmo período do ano passado.

Na Europa Ocidental, a Citroën aumentou sua participação nos emplacamentos de carros de passeio e veículos comerciais leves em 7,4% num mercado que registrou queda de 2,8%.

Nos demais mercados internacionais, apesar de contingências econômicas que foram freqüentemente desfavoráveis para o setor automotivo, a Citroën demonstrou sua força com vendas em crescimento de 29,2%.

No Brasil, a marca comercializou 1.805 unidades em junho, conquistando uma participação de 13,54% no segmento VP-B (veículos de passeio menos populares).

No acumulado do ano, a Citroën já registrou 9.843 unidades, com 9,54% de participação no segmento VP-B.

O monovolume Xsara Picasso é líder de vendas em seu segmento, com 6.457 unidades comercializadas e 40,33% de participação. O top C5 também mantém a liderança em seu segmento: 446 unidades registradas e 16,51% de participação.

Em pouco mais de dois meses de comercialização, o compacto C3 já apresentou vendas superiores a 1.500 unidades. Resultados que confirmam a força da marca também no mercado brasileiro.

Esso quer garantia na qualidade do combustível – Os crescentes índices de adulteração de combustíveis denunciados pela Imprensa e registrados pela Agência Nacional de Petróleo em todo o país, levaram a Esso a intensificar e ampliar as ações destinadas a garantir junto aos consumidores a qualidade dos seus produtos.

A coleta de amostras de gasolina nos postos, para posterior exame nos laboratórios da companhia, antes limitada a 1.000 operações mensais, mais do que triplicará passando para 3.600 por mês.

Rally dos Sertões – Doblò Adventure

Nas trilhas do sucesso dos modelos Palio Adventure e Strada Adventure e se preparando para a entrada do mais novo membro desta família, o Doblò Adventure, que será lançado neste segundo semestre, a Fiat Automóveis sai em busca de uma nova aventura participando do 11º Rally Internacional dos Sertões no período de 23 de julho a 2 de agosto com a Equipe Fiat Adventure.

100.000 Unidades do Novo Fiesta – A Ford comemorou a produção de 100.000 unidades do Novo Fiesta no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia.

Esse volume, atingido um ano após o lançamento público, feito em junho de 2002, é mais um marco na trajetória de sucesso do veículo, que lidera o segmento de compactos Premium e ocupa a posição de sexto modelo mais vendido no mercado brasileiro.

Do total produzido, 66.500 unidades foram vendidas no mercado interno e 33.500 destinadas à exportação, para o México, Chile e Argentina.

Crescimento – A Ford somou no primeiro semestre de 2003 a venda de acumulada de 71.758 veículos e apresentou um crescimento de 22% sobre igual período do ano passado.

Em junho, também foi a marca que obteve o melhor desempenho entre as líderes do mercado automobilístico, com 12.214 unidades emplacadas, um crescimento de 2,6% em relação a maio.

Esse resultado elevou a sua participação para 12,2%, que equivale a um aumento de 1,1 ponto percentual sobre o mês anterior e de 3,2 pontos percentuais em relação a junho de 2002.

O grande destaque da Ford em junho foi o segmento de comerciais leves, no qual somou 3.961 unidades emplacadas, um aumento de 19,2% sobre o mês anterior, enquanto as vendas totais do segmento recuaram 4,4%.

Esse avanço garantiu à marca a participação recorde de 29,6% na categoria, 5,9 pontos percentuais acima da registrada em maio, e teve como principal responsável o EcoSport.

O novo utilitário esportivo foi o veículo que mais cresceu entre os líderes de vendas do mercado. Registrou 2.865 emplacamentos em junho – um aumento de 28,6% –, que o colocam na liderança do segmento, com 1.269 unidades à frente do segundo colocado, e na posição de oitavo carro mais vendido do mercado brasileiro.

A pick-up Ranger também teve uma contribuição importante para esse resultado, com uma evolução de 23,3%.

Chevrolet S10

A Chevrolet manteve a liderança absoluta no segmento de picapes médias no primeiro semestre do ano. Foram emplacadas 6.645 unidades da picape S10, com 35,2% de participação, contra 4.233 unidades do segundo colocado, que ficou com 22,4% de participação.

A S10, líder de vendas desde o seu lançamento, em 1995, registrou no mês de junho 1.110 unidades emplacadas, o que representa 34,5% de participação no segmento, contra 728 unidades da segunda colocada, que fechou com 22,6% de participação.

Segue o ranking das picapes médias mais emplacadas no primeiro semestre:

1º) Chevrolet S10 — 6.645 unidades, com 35,2% de participação
2º) Mitsubishi L200 — 4.233 unidades, com 22,4% de participação
3º) Nissan Frontier — 3.292 unidades, com 17,4% de participação
4º) Ford Ranger — 2.559 unidades, com 13,6% de participação
5º) Toyota Hilux — 2.143 unidades, com 11,4% de participação

Tarcisio Dias é gerente de conteúdo da Mecânica Online

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