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Lobini é testado no túnel de vento

Com capacidade de realizar os principais testes e ensaios aerodinâmicos em peças e protótipos de aeronaves, veículos automotores e anfíbios, com possibilidade de obter resultados idênticos aos das grandes montadoras mundiais, o túnel de vento da Universidade de São Carlos (SP) completou em setembro um ano de atividade, promovendo testes com o protótipo do Lobini, conversível esportivo nacional de alto desempenho que começa a ser produzido em série em 2004.

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Lobini

No túnel, primeiro do país especializado no segmento automotivo, podem ser avaliados protótipos de veículos em escala de até 1:2, ou seja, 50% de seu tamanho original.

O projeto foi idealizado pelo professor doutor Fernando Martini Catalano, especialista em aerodinâmica da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP), e teve início em 1998.

“Nosso principal objetivo é alavancar o desenvolvimento de projetos de veículos automotores nacionais, já que a falta de equipamento de ponta no país, especialmente preparado para o segmento, inviabilizava até o ano passado estudos aprofundados que pudessem alicerçar realizações das montadoras instaladas em território brasileiro”, explica o professor.

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Além do Lobini, primeiro carro testado no túnel de vento de São Carlos, Catalano cita outros testes realizados com sucesso pela equipe nesse primeiro ano de funcionamento do centro de pesquisas de aerodinâmica: “Asa aeroelástica” (primeiro teste realizado no Brasil); “Ensaio dinâmico de aeronave com estabilidade controlada”; “Ensaio de meio modelo de aeronave bimotor”, “Ensaios de aeronave anfíbia”; e “Ensaio de aerofólio para veículo de competição”.

O túnel de vento custou aproximadamente R$ 100 mil e foi viabilizado graças ao suporte técnico e financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp); Embraer de São José dos Campos (SP) e CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento).

Medição em 500 pontos da superfície

O túnel é aplicado no desenvolvimento de pesquisas e ensaios gerais em aerodinâmica experimental.

Seu projeto moderno, do tipo “circuito fechado”, atende todos os requisitos de uniformidade de escoamento e nível de turbulência para uma grande variedade de testes aerodinâmicos de modelos de aeronaves, veículos comerciais, de competição e aerodinâmica industrial.

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Possui infra-estrutura adequada, com câmara de ensaio, um circuito principal e um ventilador de baixo ruído, e conta com recursos avançados no laboratório de testes, com anemometria a fio quente, balança aerodinâmica, visualização com jato de fumaça (o que permite acompanhar a trajetória do ar sobre a carroceria) e equipamento para medição da distribuição de pressão em 500 pontos da superfície dos modelos.

“Hoje temos condições de avaliar a aerodinâmica de qualquer automóvel”, resume o professor Catalano, um dos quatro PhDs em Aerodinâmica que compõem o staff que atua no projeto.

Lobini supera expectativa

O teste com o protótipo do Lobini superou as expectativas. “Fizemos mais de 100 ensaios de distribuição de pressão e balança aerodinâmica para diversas configurações do Lobini: com capota, sem capota, com os vidros levantados e com os vidros abaixados. Foram também realizados testes de visualização com fumaça, traçadores e tufts.

Os resultados foram excelentes, pois mostraram repetibilidade e acuracidade. Com base nos dados obtidos, algumas sugestões foram apresentadas ao fabricante, e os valores também servirão para o desenvolvimento de futuras versões do Lobini, que poderá ter novidades como aerofólios e spoilers”, avalia Catalano.

Mercado recebe em 2004

O Lobini foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2002, está em fase de testes e começa a ser entregue simultaneamente no Brasil e Inglaterra, no primeiro semestre de 2004, com produção limitada no primeiro ano a 35 unidades.

O projeto do veículo conta com uma equipe multidisciplinar, parceiros renomados – como a Volkswagen, que equipará o carro com o motor VW Audi 1.8 turbo – e uma fábrica com grande experiência no ramo, a Chamonix, que produz réplicas de carros dos anos 50 e está há 17 anos no mercado.

O Lobini é uma realização do advogado José Orlando de Arrochela Lobo e do engenheiro Fábio Birolini, e o nome é um acrônimo dos sobrenomes dos idealizadores.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TÚNEL DE VENTO
Área de Ensaios: 2m2 (1,70m x 1,20m)
Velocidade máxima: 50m/s (180km/h)
Turbulência: 0,26%

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