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Nova pesquisa quer revolucionar motores a diesel

Os engenheiros são unânimes em afirmar: se há um motor a combustão que possa ser “afinado” para ser mais econômico e poluir menos, esse motor será alimentado por óleo diesel.

Embora os carros do futuro possam vir a ser movidos por células a combustível, parece que fabricantes e consumidores estão mais preocupados com um futuro não tão distante.

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É claro que essa afirmação pode parecer estranha para quem está acostumado a ver caminhões desregulados soltando jatos de fumaça preta pelas nossas cidades.

Mas estamos tratando dos motores a diesel de última geração, eletrônicos, e não dos seus parentes com sua “falta de tecnologia” de 30 anos atrás, mas que ainda equipam a maioria dos nossos caminhões.

Mas a fabricante Ford acredita que os motores eletrônicos são apenas o começo e acaba de fazer uma parceira com a Universidade de Bath, Inglaterra, com o intuito de incorporar melhorias tecnológicas que dêem aos motores diesel uma sobrevida, até que as células a combustível, ou outra tecnologia promissora, possa tornar-se uma realidade economicamente viável.

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Estas melhorias incluem tornar mais eficientes o controle de temperatura e os mecanismos de refrigeração dos motores a diesel, além de aumentar o número de componentes do motor que são acionados eletricamente.

Quanto menor energia mecânica o motor gastar para mover seus próprios componentes internos, mais energia estará disponível para mover o veículo, significando um motor mais eficiente, com menor consumo de combustível e menos emissão de poluentes.

A meta da pesquisa é de reduzir a emissão de poluentes pela metade nos próximos sete anos, mantendo uma tendência que já se verifica nos anos recentes, resultado de um esforço tecnológico feito pela maioria dos grandes fabricantes.

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Até agora as pesquisas têm-se pago rapidamente: estima-se que em 2.008, metade de todos os carros vendidos na Europa sejam movidos a diesel.

“Pesquisas nas últimas décadas reduziram a emissão de poluentes nos motores a diesel de tal forma que hoje eles se comparam aos motores a gasolina. E como os veículos a diesel têm um menor consumo de combustível, eles são hoje menos poluentes do que os motores a gasolina. A última geração de veículos a diesel é de ultra baixa poluição comparados com aqueles de dez anos atrás”, explica o professor Gary Hawley, que irá coordenar a pesquisa.

Inovação Tecnológica

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