domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen recebe prêmio por manual do proprietário que “conversa” com o motorista

A Volkswagen recebeu um prêmio por sua capacidade de inovação na Feira Automecânica 2004, que aconteceu em setembro, em Frankfurt (Alemanha).

- Publicidade -

A Companhia foi premiada na categoria “Acessórios & Tuning” pelo protótipo do manual do proprietário do veículo que pode ser consultado por comando de voz de dentro do próprio carro.

O anúncio do prêmio foi feito pelo júri de especialistas já na abertura da feira.

O “Prêmio Inovação” é apresentado nas categorias: “Partes & Componentes”, “Sistemas & Módulos”, “Acessórios & Tuning” e “Conserto & Serviços Automotivos”.

O manual do proprietário “Controlado pela Voz” da Volkswagen permite ao motorista simplesmente fazer suas consultas de dentro do veículo, em voz alta e clara, e receber lá mesmo as informações solicitadas por meio de sons e imagens, sem a necessidade de folhear ou pesquisar o manual impresso.

- Publicidade -

Isto é possível graças ao uso combinado de sistemas de reconhecimento de voz, telecomunicações e internet.

Usando um programa de reconhecimento de voz, as instruções do motorista são analisadas e enviadas por telefone celular para uma central de computador onde a literatura completa do veículo está disponível.

A informação solicitada é filtrada, enviada ao veículo e apresentada por meio dos alto-falantes do carro. Figuras explanatórias também podem ser exibidas. A transferência de dados leva somente alguns segundos.

Em adição ao sistema de voz, tudo que o proprietário do veículo precisa para usar o mecanismo é um MDA (Assistente Móvel Digital) com telefone integrado ou um pequeno fone compatível para exibição de informações gráficas.

A partir do número do chassi, o sistema identificará o veículo e saberá quais equipamentos ele recebeu. O sistema é atualizado sempre que a configuração do veículo muda.

- Publicidade -

O sistema é um desenvolvimento mais avançado do manual interativo do proprietário oferecido pela Volkswagen desde 1997, que provê demonstrações dos veículos da marca por meio de um computador doméstico usando ferramentas de multimídia.

O manual interativo em CD-ROM já ganhou numerosos prêmios (2004: “Grand Award”, no Festival Mundial de Mídia, e dois “Intermedia-globe Award Golds”, para os CDs do Touareg e do Golf; 2003: “Siberner OttoCar”, no festival de filmes AutoVision).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança