sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Conversões de carros para gás natural ficam acima da meta

O número de conversões de veículos para gás natural em 2004 ficou acima da meta prevista inicialmente de 815 mil veículos, atingindo 827,958 mil unidades, informou o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

- Publicidade -

O volume se deve principalmente ao total de conversões em dezembro, que bateu o recorde histórico, com 22.094 conversões no País.

O total do último mês do ano é o maior já registrado pelo IBP, desde 1996, quando o uso do gás começou a ser estimulado e superior até mesmo ao melhor resultado, de março de 2003, quando foram realizadas pouco mais de 21 mil conversões.

Em 2004, o melhor mês havia sido o de novembro com 18,943 mil conversões, o que representou um aumento de 17% em relação ao mês anterior. O crescimento da frota nacional em relação ao ano passado foi de 25%.

O Rio de Janeiro manteve a liderança, fechando o mês de dezembro com 10.951, resultado também histórico.

- Publicidade -

São Paulo vem em seguida com 3.994 conversões e Santa Catarina com 1.578. As maiores frotas são a do Rio, com 323.388 veículos, São Paulo com 213.353 e Minas Gerais, com 56.056.

O GNV responde atualmente por 3,5% do consumo de combustíveis no País. A rede de distribuição alcança 15 Estados, que reúnem um total de 919 postos de combustíveis, dos quais, 313 estão no Rio de Janeiro.

As vendas do combustível vêm crescendo, em média, 35% ao ano. A média de venda por posto é de 153,4 mil metros cúbicos por mês.

GOVERNO BANCARÁ A CONVERSÃO DE CARROS USADOS POR TAXISTAS – O Estado vai financiar a conversão de 700 táxis para o gás natural, por meio da Agencia de Fomento do Estado de Mato Grosso S.A (MT Fomento), anunciou ontem o presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MTGás), José Carlos Pagot.

De acordo com ele, os taxistas terão prazo de 24 meses para efetuar o pagamento, sendo três meses de carência.

- Publicidade -

Através da parceria governo do Estado, MTGás e MT Fomento, a agência de fomento terá como disponibilizar R$ 196 mil ao Protaxi (programa de conversão de táxi).

“Vamos atender essa demanda dentro da definição da Protaxi em conjunto com a MTGás e o governo, viabilizando a operacionalização desses créditos. Estamos estruturando as operações obedecendo a capacidade de pagamentos dos taxistas”, afirmou o diretor-presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias.

O Sindicato dos Taxistas será o responsável em fazer o cadastramento dos interessados em contrair o financiamento.

Economia – Segundo Pagot, o gás poderá trazer uma economia de até 60% ao consumidor. E ainda não é poluente.

“Um carro econômico consegue fazer 10 quilômetro com um litro de gasolina. O mesmo conseguirá fazer 15 km com um metro cúbico de gás. Além de ser mais barato que a gasolina, faz mais quilômetros”, salientou o presidente da MT Gás.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais