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A história e evolução do amortecedor

Final do século XIX. Quando os primeiros automóveis começaram a ser vendidos para a população, um item imprescindível para garantir a segurança e a estabilidade dos veículos, além do conforto de seus ocupantes, não equipava as suspensões: o amortecedor.

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Pioneira no mercado, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, lançou o primeiro equipamento do mundo há quase 80 anos e revolucionou os conceitos de segurança e conforto a bordo dos veículos.

A falta dos amortecedores trazia inúmeros transtornos. As irregularidades do solo deixavam o carro bastante instável e o motorista perdia facilmente o controle nas curvas, pois a inclinação do veículo não era compensada.

A ausência do equipamento provocava um excesso de vibração que passava das rodas para a carroceria do automóvel e os pneus furavam constantemente, devido ao extremo impacto que sofriam.

Em vista deste cenário, a Monroe criou o eliminador de vibrações. Lançado em 1926, o equipamento era hidráulico e possuía um pistão vertical interno.

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Já na década de 30, a Monroe desenvolveu uma nova tecnologia: o amortecedor de dupla ação.

A peça era composta por duas câmaras, uma de compressão e outra de tração, divididas pelo pistão e por válvulas calibradas.

O pistão era ligado a uma haste altamente resistente, o que tornava o amortecedor capaz de suportar grandes impactos.

No final dos anos 30, a Monroe inovou mais uma vez ao lançar o amortecedor telescópico de dupla ação.

O produto recebeu este nome porque sua estrutura se assemelha a de um telescópio, com o pistão e a haste deslizando dentro do tubo de pressão. Depois disso, a empresa manteve um ritmo acelerado de crescimento.

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Na década de 60, lançou o Monroe-Matic, que se tornou peça original de fábrica de quase todos os veículos produzidos nos Estados Unidos.

Atualmente, a Monroe está presente em diversos países com uma ampla linha de amortecedores.

Em busca de inovações, a empresa investe constantemente em seus centros tecnológicos para desenvolver produtos que revolucionem o mercado dos amortecedores no futuro.

Tipos de amortecedor – Há dois tipos de amortecedor, o hidráulico (convencional) e o pressurizado, que com tecnologia diferenciada e a aplicação de uma carga de gás evita a formação de bolhas de ar no óleo do amortecedor, garantindo seu funcionamento em situações de uso intenso e propiciando mais estabilidade ao veículo.

Na linha de hidráulicos, os destaques da empresa são o Monroe-Matic e o Max-Air. O primeiro tem tecnologia que proporciona uma rodagem confortável.

Já o segundo diferencia-se do Monroe-Matic por possuir uma câmara externa de ar que funciona como um nivelador de suspensão, mantendo o veículo sempre em equilíbrio em diversas situações de uso.

Dentre os amortecedores pressurizados oferecidos pela Monroe, destacam-se o Gás Premium Gold, o Reflex e o GNV. O Gás Premium Gold possui tecnologia avançada que aumenta a estabilidade e evita a aeração.

No Reflex o consumidor encontra outra inovação da Monroe, com a tecnologia exclusiva “Impact Sensor”.

Graças a um sensor de impacto que funciona como um interruptor entre a compressão dura e a macia, os amortecedores desse modelo se adaptam a qualquer tipo de solo.

Especialmente projetados para os carros movidos a Gás Natural Veicular, os amortecedores GNV são mais resistentes para suportar a carga do veículo, que sofre um acréscimo de aproximadamente 80 quilos por causa do cilindro colocado no porta-malas para armazenar o combustível.

No segmento off-road, a última tecnologia da Monroe está presente no amortecedor Rancho. O modelo é hidráulico e conta com o conceito inovador “Célula de Gás”.

Uma bolsa de ar comprimido no amortecedor não permite que seu óleo se misture com o ar.

Este componente evita a aeração do óleo e, assim, aumenta a eficiência do produto. Além disso, o amortecedor Rancho tem tecnologia de Controle de Força Variável, que resulta em uma perfeita combinação entre performance, durabilidade e ajuste variável.

A Monroe oferece ainda dois modelos de amortecedor para a linha pesada. O Super 500 é reforçado e possui um maior volume de fluido hidráulico, que garante maior absorção de impacto.

O modelo Radial Magnum é robusto e possui haste e tubos de diâmetros maiores para suportar as exigências dos caminhões e ônibus que circulam pelo mundo.

Desta forma, o equipamento propicia performance mais consistente, aliada ao conforto e maior absorção de impacto.

Veja animação com o funcionamento do amortecedor:
Material do Centro de Treinamento Mecânica Online

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