sábado, 24 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Stellantis presta homenagem ao engenheiro Claudio Demaria

Claudio Demaria chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria automobilística, como os Fiat Punto, Panda, Novo Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros modelos consagrados como Fiat Argo, Cronos e Toro. Ele dirigiu a Engenharia da América Latina até 2018, quando retornou à Itália para coordenar a Engenharia na Europa

A partir de agora, uma das principais instalações destinadas ao projeto e desenvolvimento de veículos no Polo Automotivo de Betim passa a denominar-se DEVELOPMENT CENTER CLAUDIO DEMARIA.

Esta é uma homenagem que a Stellantis presta ao engenheiro italiano que, em duas oportunidades, entre 2005 e 2008 e de 2011 a 2018, dirigiu a área de Engenharia em Betim. Ele faleceu na Itália, no dia 22 de outubro passado, aos 68 anos.

Durante sua carreira inspiradora na Itália e no Brasil, Claudio Demaria chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria automobilística, como os Fiat Punto, Panda, Novo Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros modelos consagrados como Fiat Argo, Cronos e Toro. Ele dirigiu a Engenharia da América Latina até 2018, quando retornou à Itália para coordenar a Engenharia na Europa. Ali se aposentou.

O Development Center que recebe seu nome é uma área estratégica para o projeto e desenvolvimento de novos modelos na América Latina. Trata-se de um amplo espaço integrado, com mais de 500 postos de trabalho e completa infraestrutura tecnológica.

Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos de novos veículos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura.

É um espaço interativo e multifuncional no qual trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Design, Projeto, Engenharia, Compras, Manufatura, Finanças, entre outras, para o desenvolvimento do projeto desde o momento zero até sua entrada em produção.

“Esta é uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria. Ele trouxe para o Brasil a capacidade de projetar e desenvolver veículos e, sobretudo, criou as equipes e competências necessárias para vencer este desafio. E fez isto da melhor maneira possível, criando entre nós uma verdadeira cultura de engenharia automotiva”, destacou o presidente da Stellantis para a América do sul, Antonio Filosa, durante a cerimônia de homenagem realizada hoje no Polo Automotivo Stellantis de Betim.

Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, conviveu com Claudio Demaria por 25 anos, desde que trabalharam juntos em 1996 no desenvolvimento da primeira picape Fiat Strada.

“Com Demaria aprendemos a materializar ideias a partir do zero e transformá-las em modelos de sucesso. Seu maior legado, porém, foi preparar e capacitar toda uma geração de técnicos e engenheiros brasileiros, dotando-os de competências que antes só encontrávamos nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão”, destacou Tonani.

Na cerimônia de homenagem foi inaugurada uma placa com seu retrato estilizado em aço e o seguinte memorial, gravado em português e italiano:

“Aqui no DEVELOPMENT CENTER CLAUDIO DEMARIA não criamos apenas soluções de mobilidade. Desenvolvemos conexões e visões inovadoras. Trazemos o futuro para o presente, antecipamos tecnologias para a sociedade, melhoramos a vida das pessoas. Somos inspirados por nosso professor e amigo Claudio Demaria, que nos deixou como legado a alta qualificação dos profissionais brasileiros e a plena capacidade de projetar, desenvolver e produzir automóveis que se destacam na história da indústria automobilística mundial. Nosso muito obrigado ao italiano mais brasileiro e ao brasileiro mais italiano, Claudio Demaria (*24/07/1954 — + 22/10/2022)”

“Claudio Demaria demonstrava todo conhecimento técnico e tinha uma linguagem de fácil entendimento. Em várias oportunidades estive com ele e foram momentos de muito aprendizado. Foi quando conhecemos uma Fiat de inovação, evolução, mantendo a confiabilidade e busca da eficiência energética. Como pessoa sempre foi muito simpático e atencioso com a imprensa especializada. Só temos a agradecer ao engenheiro, colega de profissão, que tão bem desempenhou seu papel como profissional e pessoa. Que esteja em paz”, destaca Tarcisio Dias, gerente de conteúdo Mecânica Online®.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn