domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Esportivo pode ser supereconômico? Claro que sim.

Conheça o carro-conceito Volkswagen EcoRacer

- Publicidade -

Criatividade, emoção, economia e performance: esses são os ingredientes básicos do EcoRacer, novo carro-conceito apresentado pela Volkswagen durante o Salão internacional de Tóquio, no Japão, entre os dias 22 de outubro e 6 de novembro.

Seguindo a idéia do Concept C, que se transformava de cupê para cabriolet em questão de segundos, este novo protótipo vai além e pode se configurar em três estilos distintos: cupê, roadster e speedster.

Outra grande virtude desse modelo está em seu motor 1.5 TDI. Ele permite ao veículo alcançar 230 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

A despeito do desempenho digno de um superesportivo, o EcoRacer não se sai mal na economia de combustível.

- Publicidade -

Pelo contrário: o consumo médio do carro-conceito é de 3,4 l/100 km – nada menos do que 29,5 km/l.

Para obter razões tão positivas de desempenho e consumo, a Engenharia da Volkswagen trabalhou fortemente na estrutura do EcoRacer.

Feita em fibra de carbono, material leve e resistente, a carroceria alivia bastante o peso (massa) total do veículo: apenas 850 kg.

A preocupação em adotar materiais nobres em sua construção aparece de “pára-choque a pára-choque”. Os próprios, inclusive, são feitos de alumínio.

O veículo tem capacidade para duas pessoas. Embora ofereça dimensões compactas – ele mede 3,77 metros, com 1,74 metro de largura e 1,21 metro de altura -, o EcoRacer garante grande comodidade a motorista e passageiro.

- Publicidade -

Devido à carroceria muito baixa, o acesso ao interior do veículo na forma “cupê”, ou seja, com o teto, poderia ser prejudicado, não? Pois, ao abrir a porta, parte do teto bascula-se para o alto, criando um autêntico sistema “asa-de-gaivota”.

As três caras do EcoRacer – O maior charme desse protótipo é corroborado pela funcionalidade de suas “transformações”.

De cupê, ele rapidamente se torna um roadster para, finalmente, virar um speedster. Na sua forma cupê, o EcoRacer possui um teto removível que parte do pára-brisa, recobre o santantônio e se estende até a traseira do veículo, criando um aspecto arrojado.

Na primeira transformação, esse teto é removido. Sem ele, o EcoRacer renasce como um roadster.

Para elevar ainda mais o prazer ao dirigir, a “mutação” para speedster é igualmente simples.

O pára-brisa é completamente retirado e, em seu lugar, o proprietário instala facilmente um minúsculo pára-brisa. Para quem gosta de vento no rosto.

Design futurista – O desenho do EcoRacer tem traços arredondados, remetendo a uma sensação futurista.

O estilo da parte dianteira é logo definido pela grade do radiador, que forma uma “boca aberta” e denota sua proposta agressiva.

Já o grupo óptico é constituído por duplos faróis distintos e adotam a tecnologia LED. Esse recurso é repetido nas lanternas traseiras, onde o carro-conceito também recebe um vistoso e eficiente aerofólio.

Já as rodas de liga-leve têm 17 polegadas de diâmetro – pneus 175/55 na frente e 225/45 atrás.

Dirigibilidade – Dinâmico e inovador são os conceitos que caracterizam a dirigibilidade do protótipo.

Os duplos braços sobrepostos (feitos em alumínio) de cada lado da suspensão dianteira permitem um excepcional controle direcional em altas velocidades.

Já no conjunto traseiro, o EcoRacer tem o four-control-shaft (derivado do four-link), que otimiza o contato dos pneus com o solo, mesmo em circunstâncias adversas, como curvas fechadas contornadas em alta velocidade.

Para aperfeiçoar o handling (dirigibilidade) do modelo, sem contar as suspensões, a Volkswagen adotou o posicionamento central entre os eixos do motor do EcoRacer. Isto é: a distribuição de peso ficou bem equilibrada, com 40% na frente e 60% atrás.

Nova geração de motor – O motor 1.5 TDI do EcoRacer faz parte da nova geração de motores a diesel desenvolvida pela Volkswagen.

Com 4 cilindros, 16 válvulas e 1.484 cm3 de capacidade cúbica, ele desenvolve 136 cv a 4.000 rpm, o que garante a potência específica de 91,64 cv/litro, incomum, inclusive, para motores a gasolina.

Outra marca espantosa aparece no torque máximo: entre 1.900 rpm e 3.750 rpm, o motor rende 250 Nm (25,51 kgfm).

Com tamanha força, aliada a uma carroceria leve e aerodinâmica, não é difícil calcular como o EcoRacer é capaz de percorrer quase 30 km com um litro de combustível.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança