terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Carros refrigerados naturalmente revolucionam os mercados europeus

Os órgãos reguladores e a indústria realizaram uma consulta com pessoas interessadas em âmbito mundial sobre os sistemas de acondicionamento de ar de veículos em Saalfelden, Áustria.

- Publicidade -

Durante a conferência os fabricantes de veículos europeus e os fornecedores de sistemas de ar condicionado de veículos demonstraram que os carros refrigerados naturalmente estão prontos para ingressarem nos mercados automobilísticos europeus.

As companhias de engenharia e fornecedoras mais avançadas, tais como: Behr, Obrist, Valeo e Visteon apresentaram veículos que tinham um refrigerante natural, CO2, em seus sistemas de ar condicionado.

Atualmente, o refrigerante que está sendo utilizado é um gás fluorado com efeito estufa, HFC-134a. O CO2 é um refrigerante natural que está revolucionando o resfriamento de veículos na União Européia e pode ser utilizado ao invés do HFC-134a.

O Parlamento Europeu e os Estados Membros da União Européia acabam de banir o uso de HFC-134a pois o mesmo é mil vezes pior para o meio ambiente do que o CO2.

- Publicidade -

A proibição entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2011 para todos os modelos de carros e é uma importante contribuição na redução de gases com efeito estufa da União Européia.

Em 2006, diversas companhias européias estão realizando testes de frota com carros refrigerados naturalmente.

Os peritos da indústria estimaram, durante uma conferência em 17 de fevereiro de 2006 com pessoas interessadas, “Mobile Air Conditioner Summit”, que cerca de 100.000 carros refrigerados naturalmente seriam vendidos na União Européia até 2008 e que os volumes iriam atingir cerca de 2 milhões até 2011. Porém, os fabricantes de veículos consideraram o cronograma um desafio.

Durante a conferência tornou-se evidente que nenhum fabricante de veículo está procurando pelo HFC-152a ou outro refrigerante inflamável como alternativa.

Portanto, a principal opção considerada foi de utilizar um refrigerante natural — CO2 — como a alternativa.

- Publicidade -

Porém, duas importantes companhias de produtos químicos tinham anunciado um pouco antes da conferência que haviam desenvolvido refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global que também poderiam ser utilizados pois suas propriedades técnicas possivelmente estariam próximas as do HFC-134a.

Estes refrigerantes completamente novos ainda estão em fase de testes. Os órgãos reguladores e a indústria acataram bem estes comunicados pois isto aumenta a competitividade e conseqüente pressão decrescente nos custos de alternativas.

A conferência foi organizada em Saalfelden, Áustria pela Comissão Européia com o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (California Air Resources Board) que também está preparando planos concretos para reduzir as emissões de gás com efeito estufa de carros e considera que a eliminação gradual do HFC-134a seja uma opção viável. Para informações adicionais, consulte http://www.mac-summit.com.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança