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Diagnostique você mesmo problemas no sistema de freios

O sistema de freios é um dos itens mais importantes do veículo. Saber diagnosticar os problemas e fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança.

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Para ajudar a identificar o momento certo de fazer a reparação do veículo, a Bosch preparou um guia básico com os principais “sintomas” que os freios podem apresentar e o que se deve fazer em cada situação.

Veículo demora a parar – As possíveis causas são: lonas ou pastilhas inadequadas, graxa nas lonas e pastilhas, vazamento interno ou externo do fluído de freio e folga excessiva da lona.

Nestes casos, a Bosch recomenda fazer a substituição das pastilhas e/ou das lonas do freio, e realizar a manutenção do conjunto hidráulico.

Pedal duro – Geralmente isso é ocasionado por vazamento no servo-freio, lonas e pastilhas de baixa qualidade ou até mesmo pelo cilindro-mestre ou cilindro de roda e/ou freio a disco emperrados. Para corrigir esse problema é necessário substituir as peças com defeito.

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Curso de pedal longo – Ao pisar no freio, o condutor sente que o curso do pedal está longo – o carro demora a frear – isso pode significar um vazamento do fluído de freio.

Outros fatores como ar no circuito hidráulico, folga excessiva entre o pedal e a haste, e lonas desreguladas podem causar esse problema.

Substituir as peças com defeito do sistema hidráulico, regular as lonas conforme indicado pelo fabricante do veículo, corrigir as folgas e fazer a “sangria” do sistema de freio são algumas ações que podem corrigir este defeito.

Ruídos – Ruídos ao frear, na maioria das vezes, significam que as lonas e/ou pastilhas estão desgastadas.

O filtro do servo-freio danificado e pastilhas ou lonas de má qualidade também podem ser responsáveis pelo ruído quando o freio é acionado. Nestes casos, a Bosch recomenda efetuar troca do filtro e/ou das lonas e pastilhas.

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Freadas bruscas – Freio sensível a qualquer pressão do condutor sob o pedal pode significar problemas no servo-freio, assim como lonas não assentadas adequadamente ou lonas e pastilhas de má qualidade.

Substituir o servo-freio, trocar as lonas e pastilhas e regular corretamente as lonas no tambor são algumas sugestões para resolver o problema.

Para garantir a boa performance dos freios, tanto nas situações corriqueiras, quanto em casos de emergência, a Bosch recomenda que a revisão do sistema seja realizada a cada 5 mil quilômetros por profissionais qualificados e por equipamentos de teste e diagnose apropriados.

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