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Fiat Automóveis comemora 30 anos de operações no Brasil

A Fiat Automóveis completou, 30 anos de Brasil. Desde então, a Fiat já produziu no Brasil nada menos do que 9 milhões de automóveis.

A inauguração da fábrica de Betim (MG), na manhã de 9 de julho de 1976, foi um marco que modificou definitivamente a história da indústria automotiva brasileira e que transformou a economia de Minas, com a consolidação de um dos principais parques industriais do País.

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“Temos uma grande história para contar e um futuro pela frente para construir”, afirmou o presidente da Fiat no Brasil, C. Belini.

“Ao chegar aos 30 anos, a Fiat reforça a sua disposição de construir um futuro melhor, para o seu negócio e para a sociedade, a partir da confiança dos seus parceiros – clientes, concessionários, equipes, acionistas e a sociedade”, completou.

Desde o início de suas operações no Brasil, e até abril de 2006, 9 milhões de veículos já foram produzidos na fábrica de Betim, dos quais 30% destinados à exportação, fazendo da Fiat uma das maiores exportadoras do País.

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O Brasil é o mais importante mercado da montadora, depois da Itália, e respondeu em 2005 por 29% da operação mundial da marca.

São cerca de 500 mil veículos produzidos por ano – dois carros por minuto – e mais de 16 mil pessoas trabalhando diariamente dentro do complexo sendo, aproximadamente, 9,0 mil empregados diretos, com uma produção de cerca de 2.200 automóveis por dia.

Investimentos e “tetrafuel” – Com toda a juventude e maturidade que caracterizam os 30 anos, a Fiat também confirma a solidez de seu negócio e a confiança no futuro ao projetar um plano de investimentos que soma R$ 2,5 bilhões para os próximos três anos, para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos.

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Já em 2006, serão R$ 900 milhões aplicados. Os recursos garantirão maior competitividade em produtos inovadores, “que os consumidores prefiram comprar e tenham orgulho de possuir”, segundo C. Belini.

Com o olhar no futuro, a Fiat também amplia as pesquisas voltadas para carros com maior desempenho e economia e com menores índices de emissão atmosférica.

A busca de fontes alternativas de energia para o automóvel compõe o escopo das pesquisas. E, mais uma vez, a Fiat inova, ao projetar o primeiro carro tetrafuel do mercado brasileiro.

O Siena 1.4 Tetrafuel, que acaba de ser lançado no mercado, pode funcionar com álcool, gasolina com álcool (vendida no Brasil), gás natural veicular (GNV) ou gasolina sem álcool, não disponível no Brasil.

Essa versatilidade permitirá que o modelo da Fiat possa ser utilizado em qualquer mercado do mundo.

Outra inovação da montadora é o Palio Elétrico, um carro movido 100% a eletricidade que já tem um protótipo em testes para o desenvolvimento de um modelo com maior autonomia e melhor desempenho.

Meio ambiente – Ao pensar no meio ambiente que queremos no futuro, a Fiat investe no presente: sua fábrica foi a primeira montadora de automóveis do Brasil a receber a certificação pela ISO 14001, e obtém índices cada vez mais favoráveis ao eco-sistema.

Desde a implantação do seu Sistema de Gestão Ambiental, em 1990, a geração de resíduos por veículo produzido caiu de 400 kg para 210 kg, enquanto a reciclagem desses resíduos subiu de 70% para 93%.

Implantada em 1998, a “Ilha Ecológica” concentra as atividades de reciclagem da Fiat, dentro da fábrica.

Já possibilitou a reciclagem de mais de 20 mil toneladas de papel e papelão (uma floresta com mais de 400 mil árvores) e de 10 mil toneladas de plásticos e isopor (equivalentes à utilização de 71 toneladas de petróleo como matéria-prima).

Já as estações de tratamento de efluentes instaladas na fábrica permitem a recirculação de 92% da água utilizada, o que já representou uma economia de 7,5 bilhões de litros de água, suficientes para abastecer uma cidade com 100 mil habitantes por um ano.

Arte e cultura – Uma empresa que acredita no futuro investe na produção cultural e artística como elementos de sustentação da nossa civilização e desenvolve projetos que promovam o desenvolvimento humano, social e econômico das comunidades onde está presente, afirma Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa.

A Fiat também contribui com a sociedade na promoção da cidadania, por meio de uma série de programas estruturados de responsabilidade social, com apoio nas áreas de esporte, educação e alimentação e em projetos de geração de renda.

Dentro das comemorações dos 30 anos da Fiat no Brasil, a montadora inaugurou, em fevereiro, a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, onde foi montada a exposição “Arte Italiana do MASP”.

É um espaço cultural construído com a mais moderna tecnologia, comparável aos melhores museus do mundo.

A Fiat acredita que, ao preservar e difundir a arte e a cultura, está renovando a sua aposta no futuro, afirma Marco Lage.

Em 2006, a Casa Fiat de Cultura terá grande interação com a produção artística decorrente da “Fiat Mostra Brasil”, projeto cultural que resultará, ainda este ano, em uma grande mostra de artes visuais, a partir da seleção de 30 artistas plásticos brasileiros, por uma equipe de cinco curadores de arte.

Entre as iniciativas de promoção da cidadania e da inclusão social, a Fiat desenvolve, em Betim, o Projeto Árvore da Vida, um amplo conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento humano, social e econômico da comunidade do Jardim Terezópolis.

Em 2006, terá investimentos de R$ 1,3 milhão, por meio da Rede Fiat de Cidadania (Fiat, ONG Associação dos Voluntários do Serviço Internacional – AVSI, e fornecedores).

O “Árvore da Vida” tem gerado resultados concretos, como a elevação para 96% de permanência nas escolas e 55% de melhoria do desempenho escolar; a criação de três unidades produtivas para geração de renda; 6.000 jovens e adultos em cursos de alfabetização.

Já o projeto Recofiat é uma escola profissional de eletromecânica destinada à formação e qualificação de jovens, em iniciativa da Fiat e de sua rede de concessionários no Rio de Janeiro, que já formou cerca de 700 profissionais, em parceria com o Senai. Este ano, será estendida a outras capitais do País.

Esportista Cidadão: Programa educativo destinado a 700 crianças e adolescentes de Belo Horizonte, em parceria com a Prefeitura de BH, as ONGs Rede Cidadã e Fundo Cristão para Crianças.

Além de atividades esportivas diárias, com orientação técnica do Minas Tênis Clube, o Esportista Cidadão oferece complementação educacional e alimentar, além de assistência à saúde e à família.

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