quarta-feira, 8 maio , 2024
28 C
Recife

Fique atento ao escolher os bancos de couro para seu Carro

Equipar o carro novo é atitude das mais empolgantes. Nada como instalar os melhores acessórios, o som desejado, as rodas e pneus que deixarão seu carro com aquela aparência esportiva, aquele jeitão agressivo que todos gostam.

- Publicidade -

Para os mais clássicos, rodas e som menos radicais. Mas em um detalhe, todos são unânimes: bancos revestidos em couro são importantes, quase imprescindíveis para que o automóvel seja considerado equipado. Se não tiver, não está dentro do desejado.

Soma-se à beleza estética que os bancos revestidos em couro conferem ao veículo suas qualidades, como elemento orgânico e apropriado para este uso.

Mais confortável que seus similares de tecido sintético, os bancos em couro legítimo proporcionam conforto, respiração, absorção da transpiração e durabilidade como nenhum outro, além da aparência muito mais bonita.

O problema está na escolha.

- Publicidade -

Atualmente muitas empresas sem qualificação técnica oferecem ao público a instalação de revestimentos de couro para bancos automotivos de origem e qualidade duvidosa, utilizando material inadeqüado para revestir bancos de automóveis, além de confeccioná-los de maneira totalmente errada.

A mais tradicional delas, a Bantec Recaro, empresa líder no segmento de revestimento em couro para bancos, painéis de portas e acessórios automotivos e único distribuidor e representante oficial dos consagrados bancos alemães Recaro no Brasil, dá dicas para que o consumidor escolha corretamente os revestimentos de couro para equipar seu carro.

Couro adeqüado – O primeiro e mais importante item a ser observado é se o couro utilizado na confecção dos revestimentos para bancos e painéis de portas é próprio para uso automotivo.

“Muitas empresas utilizam couro para estofamento de mobiliário, aquele utilizado em sofás e poltronas, por ter custo muito mais baixo” comenta Christina Zanetti, diretora de produção da Bantec Recaro.

A principal diferença entre os dois tipos de couros são os produtos químicos com os quais o material é tratado.

- Publicidade -

É um fator determinante na qualidade e durabilidade, pois as especificações para couro automotivo são muito mais rígidas.

O processo de fabricação dos revestimentos adeqüado é fator decisivo para que o consumidor não tenha surpresas ao optar por este tipo de acessório.

Portanto cheque, verifique se o couro é realmente automotivo através da Garantia do Revestimento.

Tapeçaria – Um detalhe importante é saber como o revestimento é tapeçado ao banco. Na Bantec, todo o processo de colocação do couro é artesanal.

O tecido original do banco é retirado e o revestimento em couro é tapeçado e preso com fios de seda resinada à estrutura dos bancos.

“Cola é produto proibido, sendo utilizada apenas na fixação do couro nos painéis das portas. Infelizmente ainda encontramos revestimentos de bancos que foram fixados com cola, sendo este procedimento utilizado por empresas que visam apenas redução nos seus custos de mão-de-obra, no caso”, comenta a diretora da produção da Bantec.

Testes – Dada a dificuldade de identificação visual do couro adeqüado ao revestimento automobilístico daquele que não é, os testes devem ser garantidos pelo fornecedor dos revestimentos.

100% Couro e Uso misto – Existem revestimentos totalmente em couro (100% couro) e revestimentos em couro e vinil (uso misto).

O que o consumidor precisa saber, no caso do uso misto, é se o plástico ou vinil aplicado tem especificação para uso automotivo. Se não tiver, isso pode significar problemas futuros de durabilidade.

Informe-se com clientes – Lembre-se que o banco de couro não é um acessório que se pode instalar e retirar com facilidade, como som e rodas.

A decisão é definitiva e a troca só poderá ser feita por nova instalação. Esqueça a volta aos bancos originais. Assim, veja se consegue contato com clientes da empresa para checar recomendações e informar-se melhor.

Confecção e acabamento – Por tratar-se de produto nobre e de alto custo, o couro deve ser costurado com máquinas, processos adeqüados e por profissionais especializados.

Caso contrário poderá apresentar falhas de modelagem e costura, que não poderão ser reparadas.

A Bantec garante os seus revestimentos através da utilização de mão-de-obra treinada em sua própria fábrica e utilizando maquinário importado de última geração (costura) com motores eletronicamente monitorados, que permitem uma confecção artesanalmente precisa, para atender as exigências do mais exigente consumidor.

Garantia – Exija por escrito e bastante explicada. O Certificado de Garantia Bantec é válido para dois anos da instalação dos revestimentos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais