quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Pneu misto chega ao mercado: válido para utilitário esportivo, picape e automóvel com estilo off-road

O mais novo pneu da linha SCORPION alia conforto, versatilidade e visual agressivo

A Pirelli apresenta o SCORPION ATR, a mais nova geração de pneu de uso misto com alta resistência para equipar utilitários esportivos (Sport Utility Vehicle – SUV), picapes e automóveis com estilo off-road.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O novo produto consolida a evolução dos modelos que compõem a linha SCORPION, criada no final dos anos 80, como a primeira especialmente desenvolvida para este segmento de veículos.

O portfólio atual reúne pneus que são referência de equipamento original e de reposição como Zero, STR, S/T e Mud.

O novo pneu da Pirelli chega em um momento de expansão do mercado, alimentado por inúmeros lançamentos das montadoras.

- Publicidade -

Segundo o instituto de pesquisas ADK Automotive, entre 2003 e 2005, as vendas de utilitários esportivos e picapes no Brasil apresentaram um crescimento de 51%.

A mesma pesquisa aponta o grande salto nas vendas de veículos com estilo off-road, que no mesmo período tiveram um aumento de 150%.

Desenvolvido para emprego on e off-road, o SCORPION ATR atende a um público que busca soluções diferenciadas e valoriza atributos de performance e estilo, aliados a conforto excepcional e visual agressivo que conferem ao pneu versatilidade para enfrentar qualquer tipo de terreno, seja asfalto, terra batida, rocha, areia ou lama.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Tecnologia – O desenvolvimento do SCORPION ATR exigiu cerca de dois anos de estudos das áreas de engenharia da Pirelli, incluindo pesquisas indoor e outdoor em várias partes do mundo.

Além de simulações de comportamento em sistemas de alta tecnologia, o SCORPION ATR foi submetido aos mais exigentes testes em todo tipo de piso, acumulando 5 milhões de quilômetros rodados em diferentes terrenos, de estradas cobertas de neve na Nova Zelândia a rodovias e trilhas nos Estados Unidos e Europa, passando pelo Campo de Provas de Pirelli, em Sumaré, São Paulo.

Fabricado nas unidades fabris da Pirelli no Brasil (Feira de Santana e Campinas), na Argentina (Merlo) e na Venezuela (Guacara), o SCORPION ATR é enviado para Estados Unidos e Canadá, além de outros países da Europa, América Latina e demais continentes.

Um rigoroso processo de pesquisas e desenvolvimento aliado à alta tecnologia aplicada à capacidade produtiva resulta no produto que reúne características diferenciadas da concorrência e oferece mais benefícios aos consumidores do mundo inteiro.

Durabilidade – A banda de rodagem combina design e mix de compostos para oferecer maior durabilidade.

Seu desenho inovador permite maior contato do pneu com o solo, otimizando a distribuição da pressão.

Esta condição possibilita desgaste mais uniforme do pneu e aumenta o rendimento quilométrico em 25%. Já o composto de borracha com sílica evita a propagação de cortes e trincas aumentando a resistência à abrasão e à laceração do pneu.

Conforto – Seja para rodar em vias pavimentadas ou pistas irregulares, o SCORPION ATR prioriza o conforto de motoristas e de passageiros com alto índice de amortecimento.

Outro aspecto diferenciado para um modelo desta categoria é o baixo nível de ruído proporcionado por novo formato dos blocos intermediários e dos ombros do pneu. Rigorosas avaliações técnicas indicaram a redução de ruído em 12%.

Segurança – O SCORPION ATR equilibra características para trafegar em qualquer terreno com excelente dirigibilidade.

Estabilidade e precisão na direção são otimizadas com uma faixa central contínua na banda de rodagem que confere rapidez de resposta em manobras e mudanças de faixa.

A capacidade de frenagem foi ampliada para oferecer ainda mais segurança em situações críticas, em pistas pavimentadas ou de terra.

No asfalto seco, por exemplo, a velocidade de 80 km/h o SCORPION ATR reduz o espaço de frenagem do veículo em até 1 metro.

A performance no molhado é outro dos trunfos do novo modelo. Disposição, formato e profundidade dos sulcos na banda de rodagem foram combinados para oferecer autolimpeza e colaborar para redução da aquaplanagem.

O SCORPION ATR “corta” a água, apóia-se bem em curvas, permite troca de faixas com precisão e oferece tração com ganho de velocidade.

A frenagem no molhado é precisa; em veículo a 80 km/h, por exemplo, o SCORPION ATR reduz o espaço de frenagem em até 4,5 metros.

Para preservar as rodas contra impactos laterais e penetração de detritos, o SCORPION ATR, nas medidas para picapes e utilitários esportivos, conta com uma barreira de proteção em seu flanco.

Esportividade Off road – Para atender às exigências da utilização off-road, inclusive em atividades esportivas, o SCORPION ATR apresenta estrutura construtiva reforçada.

A maior parte das medidas disponíveis, especialmente aquelas para uso esportivo em terrenos acidentados, possuem carcaça com duas lonas reforçadas para oferecer mais resistência.

A tração em terrenos inconsistentes é garantida com uma banda de rodagem composta de blocos com nova distribuição na zona intermediária e nas laterais.

Para o usuário, que além do desempenho, está atento ao visual, o SCORPION ATR agrada com desenho agressivo e opção em letras brancas, que em conjunto colaboram para criar ou reforçar a aparência esportiva do veículo.

Equipamento Original – Como prova de sua capacidade técnica para atender o mercado, o SCORPION ATR já é a escolha das principais montadoras mundiais como equipamento original de veículos do segmento.

Nos Estados Unidos, o SCORPION ATR aro 20” é o equipamento original da picape Ford F-150.

No Brasil, os modelos Mitsubishi Pajero TR4 e L200 Sport já saem “calçados” da fábrica com o novo pneu.

MAIS PERSONALIDADE E DESEMPENHO AO ESTILO OFF-ROAD – A Pirelli é a primeira empresa a desenvolver uma linha de pneus de uso misto especificamente para automóveis com estilo off-road, aqueles com aparência – e alguma vocação – fora-de-estrada e que normalmente saem de fábrica com pneus para uso urbano.

Além de oferecer o SCORPION ATR nas medidas compatíveis para estes tipos de automóveis, a empresa é fornecedora deste modelo como equipamento original de alguns dos principais lançamentos das montadoras neste segmento previstos para este ano.

Para usuários deste tipo de veículos, o SCORPION ATR vai além da aparência agressiva. Com alto rendimento quilométrico e resistência o novo modelo oferece liberdade de escolha da aplicação por reunir capacidades multiuso na cidade e no campo.

Linha SCORPION – Referência de inovação há 20 anos, a linha SCORPION é a primeira especializada no segmento de picapes e utilitários esportivos.

É reconhecida pela oferta da gama mais completa de produtos para o mercado de equipamento original e reposição, nas categorias High Performance, On e Off-Road. Além do modelo ATR, a linha SCORPION é composta dos modelos:

Scorpion Zero: Desenvolvido para oferecer alta performance em percursos on-road, agrega um visual mais agressivo e moderno ao veículo em função da mudança do aro original para um aro maior (até 30”, como a versão apresentada no New York International Auto Show, nos Estados Unidos).

Indicado para o público que busca diferenciação do veículo com a troca do conjunto roda/pneu original de fábrica.

Scorpion STR: é o pneu recomendado para equipar veículos utilizados em asfalto. Proporciona máximo conforto, baixo nível de ruído e excelente rendimento quilométrico.

Scorpion S/T: é indicado para veículo que trafega predominantemente no asfalto. Proporciona excelente dirigibilidade em pisos secos, molhados e em estradas de terra.

Scorpion MUD: é ideal para veículo utilizado em esporte off-road porque proporciona excelente tração e controle nos terrenos mais difíceis, além de ótima resistência a impactos.

GAMA DE MEDIDAS SCORPION ATR – Utilitários Esportivos, Picapes e Automóveis estilo off-road

O portfólio do SCORPION ATR é composto por uma grande variedade de medidas para atender diversos perfis de pilotagem e aplicação. Os modelos terão lançamento gradual no mercado.

No total, a linha SCORPION ATR reúne 38 itens para as categorias SUV, picape e passeio, com medidas para aros 14” a 24”; códigos de velocidade R (170 km/h), S (180 km/h), T (190 km/h) e H (210 km/h) e opções de perfis mais altos a rebaixados (séries 85 até 45).

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil