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Pneu misto chega ao mercado: válido para utilitário esportivo, picape e automóvel com estilo off-road

O mais novo pneu da linha SCORPION alia conforto, versatilidade e visual agressivo

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A Pirelli apresenta o SCORPION ATR, a mais nova geração de pneu de uso misto com alta resistência para equipar utilitários esportivos (Sport Utility Vehicle – SUV), picapes e automóveis com estilo off-road.

O novo produto consolida a evolução dos modelos que compõem a linha SCORPION, criada no final dos anos 80, como a primeira especialmente desenvolvida para este segmento de veículos.

O portfólio atual reúne pneus que são referência de equipamento original e de reposição como Zero, STR, S/T e Mud.

O novo pneu da Pirelli chega em um momento de expansão do mercado, alimentado por inúmeros lançamentos das montadoras.

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Segundo o instituto de pesquisas ADK Automotive, entre 2003 e 2005, as vendas de utilitários esportivos e picapes no Brasil apresentaram um crescimento de 51%.

A mesma pesquisa aponta o grande salto nas vendas de veículos com estilo off-road, que no mesmo período tiveram um aumento de 150%.

Desenvolvido para emprego on e off-road, o SCORPION ATR atende a um público que busca soluções diferenciadas e valoriza atributos de performance e estilo, aliados a conforto excepcional e visual agressivo que conferem ao pneu versatilidade para enfrentar qualquer tipo de terreno, seja asfalto, terra batida, rocha, areia ou lama.

Tecnologia – O desenvolvimento do SCORPION ATR exigiu cerca de dois anos de estudos das áreas de engenharia da Pirelli, incluindo pesquisas indoor e outdoor em várias partes do mundo.

Além de simulações de comportamento em sistemas de alta tecnologia, o SCORPION ATR foi submetido aos mais exigentes testes em todo tipo de piso, acumulando 5 milhões de quilômetros rodados em diferentes terrenos, de estradas cobertas de neve na Nova Zelândia a rodovias e trilhas nos Estados Unidos e Europa, passando pelo Campo de Provas de Pirelli, em Sumaré, São Paulo.

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Fabricado nas unidades fabris da Pirelli no Brasil (Feira de Santana e Campinas), na Argentina (Merlo) e na Venezuela (Guacara), o SCORPION ATR é enviado para Estados Unidos e Canadá, além de outros países da Europa, América Latina e demais continentes.

Um rigoroso processo de pesquisas e desenvolvimento aliado à alta tecnologia aplicada à capacidade produtiva resulta no produto que reúne características diferenciadas da concorrência e oferece mais benefícios aos consumidores do mundo inteiro.

Durabilidade – A banda de rodagem combina design e mix de compostos para oferecer maior durabilidade.

Seu desenho inovador permite maior contato do pneu com o solo, otimizando a distribuição da pressão.

Esta condição possibilita desgaste mais uniforme do pneu e aumenta o rendimento quilométrico em 25%. Já o composto de borracha com sílica evita a propagação de cortes e trincas aumentando a resistência à abrasão e à laceração do pneu.

Conforto – Seja para rodar em vias pavimentadas ou pistas irregulares, o SCORPION ATR prioriza o conforto de motoristas e de passageiros com alto índice de amortecimento.

Outro aspecto diferenciado para um modelo desta categoria é o baixo nível de ruído proporcionado por novo formato dos blocos intermediários e dos ombros do pneu. Rigorosas avaliações técnicas indicaram a redução de ruído em 12%.

Segurança – O SCORPION ATR equilibra características para trafegar em qualquer terreno com excelente dirigibilidade.

Estabilidade e precisão na direção são otimizadas com uma faixa central contínua na banda de rodagem que confere rapidez de resposta em manobras e mudanças de faixa.

A capacidade de frenagem foi ampliada para oferecer ainda mais segurança em situações críticas, em pistas pavimentadas ou de terra.

No asfalto seco, por exemplo, a velocidade de 80 km/h o SCORPION ATR reduz o espaço de frenagem do veículo em até 1 metro.

A performance no molhado é outro dos trunfos do novo modelo. Disposição, formato e profundidade dos sulcos na banda de rodagem foram combinados para oferecer autolimpeza e colaborar para redução da aquaplanagem.

O SCORPION ATR “corta” a água, apóia-se bem em curvas, permite troca de faixas com precisão e oferece tração com ganho de velocidade.

A frenagem no molhado é precisa; em veículo a 80 km/h, por exemplo, o SCORPION ATR reduz o espaço de frenagem em até 4,5 metros.

Para preservar as rodas contra impactos laterais e penetração de detritos, o SCORPION ATR, nas medidas para picapes e utilitários esportivos, conta com uma barreira de proteção em seu flanco.

Esportividade Off road – Para atender às exigências da utilização off-road, inclusive em atividades esportivas, o SCORPION ATR apresenta estrutura construtiva reforçada.

A maior parte das medidas disponíveis, especialmente aquelas para uso esportivo em terrenos acidentados, possuem carcaça com duas lonas reforçadas para oferecer mais resistência.

A tração em terrenos inconsistentes é garantida com uma banda de rodagem composta de blocos com nova distribuição na zona intermediária e nas laterais.

Para o usuário, que além do desempenho, está atento ao visual, o SCORPION ATR agrada com desenho agressivo e opção em letras brancas, que em conjunto colaboram para criar ou reforçar a aparência esportiva do veículo.

Equipamento Original – Como prova de sua capacidade técnica para atender o mercado, o SCORPION ATR já é a escolha das principais montadoras mundiais como equipamento original de veículos do segmento.

Nos Estados Unidos, o SCORPION ATR aro 20” é o equipamento original da picape Ford F-150.

No Brasil, os modelos Mitsubishi Pajero TR4 e L200 Sport já saem “calçados” da fábrica com o novo pneu.

MAIS PERSONALIDADE E DESEMPENHO AO ESTILO OFF-ROAD – A Pirelli é a primeira empresa a desenvolver uma linha de pneus de uso misto especificamente para automóveis com estilo off-road, aqueles com aparência – e alguma vocação – fora-de-estrada e que normalmente saem de fábrica com pneus para uso urbano.

Além de oferecer o SCORPION ATR nas medidas compatíveis para estes tipos de automóveis, a empresa é fornecedora deste modelo como equipamento original de alguns dos principais lançamentos das montadoras neste segmento previstos para este ano.

Para usuários deste tipo de veículos, o SCORPION ATR vai além da aparência agressiva. Com alto rendimento quilométrico e resistência o novo modelo oferece liberdade de escolha da aplicação por reunir capacidades multiuso na cidade e no campo.

Linha SCORPION – Referência de inovação há 20 anos, a linha SCORPION é a primeira especializada no segmento de picapes e utilitários esportivos.

É reconhecida pela oferta da gama mais completa de produtos para o mercado de equipamento original e reposição, nas categorias High Performance, On e Off-Road. Além do modelo ATR, a linha SCORPION é composta dos modelos:

Scorpion Zero: Desenvolvido para oferecer alta performance em percursos on-road, agrega um visual mais agressivo e moderno ao veículo em função da mudança do aro original para um aro maior (até 30”, como a versão apresentada no New York International Auto Show, nos Estados Unidos).

Indicado para o público que busca diferenciação do veículo com a troca do conjunto roda/pneu original de fábrica.

Scorpion STR: é o pneu recomendado para equipar veículos utilizados em asfalto. Proporciona máximo conforto, baixo nível de ruído e excelente rendimento quilométrico.

Scorpion S/T: é indicado para veículo que trafega predominantemente no asfalto. Proporciona excelente dirigibilidade em pisos secos, molhados e em estradas de terra.

Scorpion MUD: é ideal para veículo utilizado em esporte off-road porque proporciona excelente tração e controle nos terrenos mais difíceis, além de ótima resistência a impactos.

GAMA DE MEDIDAS SCORPION ATR – Utilitários Esportivos, Picapes e Automóveis estilo off-road

O portfólio do SCORPION ATR é composto por uma grande variedade de medidas para atender diversos perfis de pilotagem e aplicação. Os modelos terão lançamento gradual no mercado.

No total, a linha SCORPION ATR reúne 38 itens para as categorias SUV, picape e passeio, com medidas para aros 14” a 24”; códigos de velocidade R (170 km/h), S (180 km/h), T (190 km/h) e H (210 km/h) e opções de perfis mais altos a rebaixados (séries 85 até 45).

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