quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Um show de tecnologia no salão

Ao longo dos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias tem sido um dos grandes diferenciais da Fiat Automóveis.

- Publicidade -

Foi ela, por exemplo, que lançou o primeiro carro a álcool no Brasil e introduziu em seus modelos uma série de equipamentos inéditos no país – como o My Car Fiat, oito air bags, viva-voz com Bluetooth® e o teto solar Sky Window, entre tantos outros.

Essas novas tecnologias normalmente são criadas para preservar o meio ambiente – utlizando combustíveis mais “limpos” –, racionalizar o uso do combustível, incrementar o nível de segurança ou aumentar o conforto a bordo do automóvel.

No 24° Salão Internacional do Automóvel, três modelos da Fiat exemplificam essas aplicações.

Fiat Siena Tetrafuel: flexibilidade ao rodar – A Fiat Automóveis foi a primeira montadora no mundo a lançar um automóvel que pode rodar com quatro combustíveis, o Fiat Siena 1.4 Tetrafuel.

- Publicidade -

Ele pode rodar com álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool) ou uma mistura de qualquer proporção entre álcool e gasolina; gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.

Além de utilizar estes diferentes combustíveis, a maior inovação tecnológica do modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem que o motorista precise controlar o processo. Quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina.

O sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona o melhor combustível para cada condição.

Privilegiando a economia, a primeira opção é o GNV.

Caso o sistema detecte a necessidade de utilizar outro combustível – por exemplo, em uma ultrapassagem mais rápida –, a central faz a mudança entre combustíveis automaticamente e de forma suave, sem trancos ou perda de potência.

- Publicidade -

Assim, o carro tem um desempenho constante em qualquer condição de rodagem.

Fiat Palio Elétrico: mobilidade ecologicamente correta – O desenvolvimento constante de alternativas energéticas viáveis e ecologicamente corretas é uma das prioridades dos Centros de Pesquisas da Fiat.

O Palio Elétrico será o alvo de estudos para o desenvolvimento de um carro absolutamente ecológico, com emissão zero de poluentes e praticamente sem ruídos.

O Palio Elétrico nasceu de uma parceria firmada entre a Fiat Automóveis, a Itaipu Hidrelétrica, a empresa suíça KWO e outros parceiros, como empresas de tecnologia e instituições de pesquisa.

A decisão de fazê-lo rodar unicamente com eletricidade é reflexo da indústria energética do Brasil: grande parte da eletricidade gerada no país provém de hidrelétricas – uma energia limpa e de baixo custo.

O protótipo, apresentado ao grande público no Salão Internacional do Automóvel, é totalmente elétrico – diferentemente de modelos híbridos que podem rodar com eletricidade ou combustível líquido.

O motor do Fiat Palio Elétrico gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgm).

Ele é alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, que garante uma autonomia de 120 km.

Não se percebem diferenças externas entre o Fiat Palio Elétrico e as versões movidas a combustível líquido.

É no interior que as novidades aparecem: em vez da convencional alavanca de câmbio, há uma do tipo “joystick” com três posições – Drive, Neutro e Ré –; e console central com um display para monitoramento da bateria, fornecendo informações sobre carga, tensão, temperatura e corrente. E, no lugar do bocal do tanque de gasolina está a tomada para recarga da bateria.

Fiat Stilo: um carro verdadeiramente high-tech – O hatchback da Fiat revolucionou o mercado brasileiro ao introduzir uma série de equipamentos que nunca haviam sido vistos em automóveis nacionais.

Quando foi lançado, em 2002, trouxe para o consumidor brasileiro novos itens como o teto solar elétrico Sky Window com cinco lâminas de vidro; ar-condicionado Dual Temp, com regulagens distintas para os lados esquerdo e direito do carro; sistema de direção elétrica Dual Drive, que reduz em 50% o esforço em manobras; e sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento.

De lá para cá, o Fiat Stilo continuou se afimando como um modelo ultramoderno: uma referência – em termos de tecnologia a serviço do conforto e da segurança – não apenas em seu segmento mas em todo o mercado nacional.

Em 2004 foi o primeiro carro brasileiro a sair de fábrica com um sistema viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth®.

No ano passado, recebeu motor 1.8 Flex, acrescentando à sua vasta lista de atributos também a conveniência de poder rodar com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois combustíveis.

As séries especiais do Fiat Stilo também têm somado mais valor, exclusividade e tecnologia ao modelo. No 24° Salão Internacional do Automóvel, o público pode ver a série especial SP de perto.

Trata-se de um Fiat Stilo 1.8 Flex com acabamento diferenciado e uma gama de equipamentos que o tornam ainda mais confortável e atraente – e tudo por um preço muito competitivo.

O kit SP inclui rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus 215/50 R17, bancos revestidos em couro, sistema de viva-voz para com tecnologia Bluetoooth®, CD player com MP3, piloto automático e uma variedade de itens exclusivos de acabamento.

Vale lembrar que o Fiat Stilo 1.8 Flex já sai de fábrica com uma grande variedade de equipamentos.

Itens como direção Dual Drive, ar-condicionado, vidros dianteiros, espelhos retrovisores e travas elétricas nas portas, computador de bordo, My Car Fiat e volante com regulagem de altura e profundidade são apenas alguns dos equipamentos que a versão traz de série. Com o kit SP, ela fica ainda mais confortável e high-tech.

Há também a série especial Schumacher, um sucesso de vendas que já chegou à terceira edição.

Na Season 2006, a série está disponível em duas novas cores e inclui diversos acessórios exclusivos – exemplos das rodas de liga-leve aro 17, do aerofólio traseiro, dos protetores de soleira feitos de alumínio escovado, dos adesivos externos e do interior todo esportivo.

A versão traz de série itens como Sky Window, CD player com MP3, sistema de viva-voz com Bluetooth®, piloto automático, My Car Fiat, computador de bordo e ar-condicionado Dual Temp. Seu motor é o 1.8 16V, a gasolina.

O Fiat Stilo é oferecido em três versões de linha: 1.8 Flex, 1.8 16V e a top, Abarth, com motor 2.4 de cinco cilindros e 20 válvulas que gera 167 cavalos de potência.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança