A TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) e a Questto Design receberam em novembro o VI Prêmio Excelência em Composites/Plástico Reforçado, na categoria Melhor Desenvolvimento Tecnológico, com o jipe Stark.
O reconhecimento foi dado por um comitê técnico formado por especialistas em composites, que destacaram o Stark 4WD Flex como um produto dotado de novas matérias-primas, inovador em processos e com grande destaque em performance.
A entrega do troféu aconteceu durante a Feiplar Composites & Feipur 2006 – Feira e Congresso Internacionais de Plástico Reforçado/Composites e Poliuretano, em São Paulo.
O Stark 4WD Flex contou com mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento.
A Questto Design, que disponibilizou 14 dos 20 profissionais envolvidos no projeto, foi responsável pelo estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços.
A empresa também utilizou avançados softwares 3D e aliou o conhecimento adquirido (ao longo de anos de trabalho junto ao mercado automobilístico) para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia acessível apenas às grandes indústrias do setor.
Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras.
Na parte de engenharia de sistemas mecânicos – power train (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design.
Na primeira fase de desenvolvimento atuaram os seguintes parceiros: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular).
O Stark 4WD Flex, produzido em Joinville, Santa Catarina, e apresentado ao mercado durante o Salão do Automóvel, em outubro, será lançado comercialmente no segundo semestre de 2007.
STARK 4WD FLEX – A TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense S.A. apresenta o Stark 4WD Flex, o mais novo veículo 4×4 com reduzida, construído em material composto e estrutura tubular. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance.
Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atende tanto os praticantes de off-road quanto aqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano. Este é o primeiro fora-de-estrada a utilizar motorização bicombustível.
Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, tração e suspensão independente nas 4 rodas, com caixa de transferência de duas velocidades, freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais, com painéis de material composto e plásticos de engenharia, capota rígida, distância de 2.540 mm de entre-eixos, velocidade máxima de 159 km/h (93 km/h em reduzida), capacidade de rampa máxima de 69% (148% em reduzida – valor teórico).
Equipado com motor Volkswagen, o veículo permite aliar a força de um fora-de-estrada à potência que se espera de um veículo urbano.
A TAC – A célula de produção – onde serão fabricados os 12 veículos do lote-piloto – já está em pleno funcionamento. O Stark vai ser lançado no segundo semestre de 2007, e a TAC planeja produzir 100 carros/mês no terceiro ano de funcionamento.
Criada em 2004, a TAC é uma sociedade anônima de capital fechado que baseia sua administração em ferramentas de gestão como a Governança Corporativa e o Balanced Score Card.
A empresa foi concebida sobre três importantes diferenciais competitivos, inovadores no segmento automotivo de nicho de mercado: rigoroso planejamento do negócio; formação de parcerias com renomados fabricantes; utilização das mais modernas tecnologias para o desenvolvimento do carro, como modelos matemáticos, análise virtual de protótipos e elementos finitos para o dimensionamento dos componentes com responsabilidade estrutural.
A TAC está instalada em Joinville/SC, no Perini Business Park, o maior condomínio empresarial multissetorial do Brasil, que congrega as facilidades de uma rede comum de serviços e infra-estrutura.
O projeto – Foram investidas mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento do produto, envolvendo aproximadamente 20 profissionais capacitados.
Quatorze deles são da Questto Design, responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos, e gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho.
A empresa utilizou avançados softwares 3D e aliou seu conhecimento adquirido ao longo dos anos para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas.
Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras.
Na parte de engenharia de sistemas mecânicos – (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design.
Na primeira fase de desenvolvimento atuaram os seguintes parceiros: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular).
Diferenciais
• A perfeita distribuição de peso entre os eixos garante tração até em situações adversas. A segurança do veículo em trilhas é potencializada pela estrutura tubular reforçada, de elevada resistência mecânica, que minimiza riscos ao condutor e passageiros.
• Tem componentes básicos e principais peças de manutenção fáceis de encontrar no mercado de reposição, pois utiliza a quase totalidade de componentes mecânicos nacionais.
• Em termos de peso total, é o mais leve da categoria, tendo uma boa relação peso/potência. Todos os componentes de transmissão são superdimensionados.
• Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos.
• Alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria, com utilização de painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro).
• Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques.
• Suspensão independente nas quatro rodas, de desenho próprio, utilizando modernos conceitos de geometria e construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. Permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa.
• Projetado com emprego das melhores práticas do setor automotivo, tais como:
› Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente, resultando em melhor integração homem/máquina e menor risco de obsolescência.
› Utilização de modelos matemáticos para projeto da estrutura e dos principais elementos mecânicos.
› Utilização de softwares específicos para desenho e desenvolvimento de superfícies, tanto nos elementos externos da carroceria, como no interior do veículo.
› Realização de testes virtuais de elastocinemática de suspensão e direção.
› Sistema de iluminação atualizado pelas normas Contran.
› Pára-brisa laminado.
› Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.
› Faróis com lente de policarbonato.
› Coluna de direção retrátil.
› Tanque de combustível totalmente protegido pela estrutura principal.
› Painel de instrumentos em material flexível.
› Ergonomia.