sexta-feira, 17 maio , 2024
28 C
Recife

Honda desenvolvendo a tecnologia da agilidade

O sistema AWD da Honda, chamado de Super Handling (mais ou menos super ágil), apresentado como conceito em novembro de 2004, em produção desde 2005 no Legend e que ganhou o Prêmio de Tecnologia do Ano na Conferência dos Pesquisadores e dos Jornalistas do Japão em 2005, continua em desenvolvimento.

- Publicidade -

O sistema mistura um controle de distribuição dianteira-traseira de torque com uma distribuição independente permanentemente variável às rodas traseiras, direita e esquerda, de maneira a distribuí-lo otimizadamente às quatro rodas e lidar com as mais variáveis condições de uso do carro.

Basicamente, a distribuição do torque varia de 30:70 a 70:30 frente/traseira, e de 100:0 a 0:100 entre as rodas traseiras direita/esquerda.

O torque é utilizado então não apenas para propulsão, mas para curvas, resultando no que a Honda chama de manobrabilidade veicular significativamente ampliada.

A lógica mais recente de controle de torque do sistema opera primariamente através de um controle ativo de alimentação para a frente, baseado no que o sistema ‘sente’ como comando do motorista.

- Publicidade -

Esta lógica é combinada com um sistema de retroalimentação que ‘sente’ todo o comportamento do veículo. O resultado é um controle preciso de acordo com as intenções do motorista.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais