sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Conectividade, o futuro dos aparelhos de áudio automotivos

Hoje em dia a palavra conectividade esta em alta. “Esse termo entrou na moda com a chegada dos computadores.

- Publicidade -

Normalmente define-se conectividade como a capacidade de comunicação dos dispositivos de hardware ou software com outros hardwares ou softwares”, afirma o supervisor de vendas da Clarion, Eduardo Hirai.

O termo já era muito conhecido nos setores de tecnologias pesadas como aviação e navegação. Este setor tem uma demanda por tecnologias top de linha e geralmente servem de protótipo para o aperfeiçoamento e usabilidade de tais elementos.

Com o desenvolvimento de tecnologia e barateamento dos custos finais a conectividade atingiu o seguimento automotivo.

Primeiramente no mercado dos carros de luxo de países de primeiro mundo onde podemos observar o funcionamento e a integração entre aparelhos gerenciados pelo aparelho de som, que não se limita mais a apenas receber ondas de rádio, ou reproduzir alguma mídia.

- Publicidade -

Até seu nome tem recebido variações, na Europa e nos EUA os “Cds – Players” ganharam o nome de estação multimídia, devido ao acúmulo de funções e realizações desses aparelhos.

As estações multimídias têm sido cada vez mais comuns e através delas é possível comandar sistemas de navegação, ouvir e assistir clipes de música que estão armazenados em iPods e celulares dotados de tecnologia Bluetooth.

E não para por ai, com este recurso é possível transformar o aparelho de som em viva-voz, transportando informações da agenda do telefone, fazendo e recebendo ligações.

“A conectividade através do áudio se espalhou mais facilmente, pois a taxa de dados transferidos é menor do que quando se tenta transferir imagens ou vídeo”, explica Hirai.

Nos últimos anos, o mercado de aparelhos de som no Brasil, tem se adaptado às novas exigências mundiais e a conectividade dos modelos é um dos principais pontos procurados pelos consumidores.

- Publicidade -

“As pessoas buscam meios para unir em um único produto diversas funções necessárias para seu conforto e sua agilidade no dia-a-dia” afirma o técnico.

Graças a esta exigência, a conectividade deixou de ser exclusividade de carros de luxo e atualmente existem no mercado aparelhos que podem ser instalados em qualquer carro e que além de possuírem estes recursos, podem agregar muitos outros.

Estes aparelhos possuem além da tecnologia Bluetooth, leitores de mídias eletrônicas, como, pendrives, SD cards e muitas vezes tornam obsoleto o mecanismo de leitura de CD, isso mesmo que você leu !! Com a conectividade os mecanismos de leitura de cds se tornam inúteis já que a transmissão da música ou da voz é feita através da transferência de dados.

A substituição dos sistemas atuais por mais avançados tornou-se uma exigência de mercado.

“Os equipamentos de áudio influenciam na decisão do consumidor na hora da escolha do automóvel e isso exige especialização e investimento em novas tecnologias para atender adequadamente as montadoras”, alerta Eduardo Hirai.

Uma nova geração de aparelhos está para tomar o mercado, e, somado a este fato surge também a necessidade de especialização de mão de obra e adaptação às novas tecnologias.

O mercado brasileiro está entre os mais disputados pelas empresas de car áudio devido a basicamente dois fatores: Primeiro pelo seu tamanho, a frota brasileira atingiu 25,6 milhões de carros no ano de 2006 segundo dados do Sindipeças.

O segundo motivo é a paixão dos brasileiros por automóvel, que pode soar piegas, mas os investidores apostam na paixão como moeda de valor no Brasil.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança