sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Honda é reconhecida pelo trabalho de pesquisa para segurança do trânsito

Lançamento de airbag para motocicletas e pesquisa de redução de danos a pedestres rendem homenagem à marca em evento sobre segurança nos veículos

O desenvolvimento do sistema airbag para motocicletas e a redução nos danos a pedestres após colisão com veículos renderam homenagens à Honda.

- Publicidade -

Dois engenheiros da marca, o japonês Satoshi Iijima e o norte-americano Douglas Longhitano, foram recentemente lembrados por suas contribuições em pesquisas sobre segurança no trânsito durante a 20ª edição da Conferência Internacional sobre Segurança nos Veículos, realizada em Lyon (FRA).

No caso do engenheiro Satoshi Iijima, o símbolo dessas mais de três décadas dedicadas ao estudo sobre o tema foi a apresentação do inédito sistema de airbag desenvolvido exclusivamente para motocicletas.

As pesquisas da equipe liderada pelo profissional japonês tiveram início em 1990. Naquela época, o foco central consistia em encontrar tamanho e método apropriados, e meios para fixá-lo na moto.

- Publicidade -

Pesquisas em inúmeras versões de motocicletas, como um scooter de grande cilindrada, e a participação em eventos internacionais sobre segurança em veículos foram alguns dos desafios da Honda nesse período de desenvolvimento.

O modelo escolhido foi a Honda GL 1800 Gold Wing. Apresentado mundialmente no ano passado, passou a ser importado para o mercado brasileiro no primeiro semestre de 2007.

Já o engenheiro norte-americano Douglas Longhitano, do departamento de engenharia sênior da Honda R&D (Research and Development), foi reconhecido pela sua contribuição à segurança do automóvel.

- Publicidade -

Por mais de uma década, ele liderou pesquisas na área que estuda acidentes envolvendo pedestres e automóveis, como SUV’s (Sport Utility Vehicle) e caminhonetes. Seu objetivo foi desenvolver proteções mais eficazes para evitar lesões nas pessoas, contribuindo para a segurança no trânsito.

Honda anuncia fábrica de automóveis na Argentina – A fim de atender a demanda de um mercado em franca expansão, a presença da marca é fortalecida na América do Sul

A Honda South America anuncia a construção de uma fábrica de automóveis na cidade de Campana, província de Buenos Aires.

A Unidade terá capacidade produtiva de 30 mil veículos por ano e consumirá investimentos da ordem de US$ 100 milhões. As obras serão iniciadas ainda neste ano e devem ser concluídas até o segundo semestre de 2009.

A nova fábrica de automóveis Honda terá os processos de estamparia, soldagem, pintura, montagem de chassi e motor.

Está prevista a contratação de aproximadamente 800 colaboradores para a primeira fase de implantação, e já foram iniciados estudos no sentido de definir o modelo a ser produzido.

A estabilização econômica na Argentina favoreceu o crescimento do mercado automotivo nos últimos anos. Em 2002, por exemplo, foram comercializados 98 mil veículos, número que saltou para 450 mil no ano passado.

As vendas da Honda no país também alcançaram bons resultados, fechando 2006 com 7.300 unidades, o que correspondeu a um crescimento de 50% em relação ao ano anterior.

A expectativa é que a nova fábrica na Argentina atenda não só a demanda deste mercado em expansão, mas também outros países da América do Sul e Central, juntamente com a Honda Automóveis do Brasil.

New Civic e Honda CR-V conquistam primeiro lugar em pesquisa de qualidade – Modelos são apontados como os melhores em suas categorias pela consultoria J.D.Power; Honda é a marca líder

Dois automóveis Honda foram eleitos como os veículos com o maior índice de aprovação de seus proprietários em uma consulta da J.D.Power and Associates, empresa especializada em levantamentos sobre a indústria automobilística.

O New Civic e o Honda CR-V alcançaram os primeiros lugares nos rankings de “Carros Compactos” e “SUVs (Sport-Utility Vehicles) Compactos”, respectivamente.

Baseada na opinião de proprietários de automóveis com apenas 90 dias de uso, a IQS (Inicial Quality Study) pergunta aos motoristas qual é o nível de satisfação deles com seus modelos em dois quesitos: “Qualidade de Design”, que identifica a facilidade de operação dos recursos do veículo, e “Qualidade Mecânica”, item medidor do nível de problemas apresentados em amostras de cem carros.

Marca líder – A pesquisa ainda apontou a Honda como a montadora de maior qualidade entre as que não pertencem à categoria Premium, responsável pela fabricação de veículos de alto luxo.

“Ficamos orgulhosos por nossos automóveis econômicos e confortáveis, mas a qualidade deles sempre foi nossa maior prioridade”, disse Dick Colliver, vice-presidente executivo da American Honda. “Esse resultado é gratificante porque ajuda a validar nosso empenho em busca da perfeição.”

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão